TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTROLADORIA DESTACA-SE EM QUAL IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Com o tema contabilidade aplicada vamos abordar algumas das áreas em que a contabilidade pode ser aplicada onde com através deste tema podemos observar que a contabilidade. E também abordaremos a controladoria destaca-se em qual importante ação em um planejamento tributário como a contabilidade obterá que função, como adotar um balanço consolidado após o processo de incorporação. Neste mundo atual globalizado, o mercado esta muito competitivo entre o mercado das empresas, e sabemos que o maior instrumento utilizado nos últimos tempos e o planejamento tributário.

2 -DESENVOLVIMENTO

O que entendemos por controladoria?

Dentre outras funções e de mensurar a analisar o impacto dos tributos no resultado econômico da empresa procurando identificar alternativas que minimizem de forma legal, os custos tributários, o que é realizado através do planejamento tributário.

A)A CONTROLADORIA DESTACA-SE EM QUAL IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?

A controladoria é apresentada sobre dois pontos de vista distintos, um como órgão administrativo e o outro como área de conhecimento humano. O órgão administrativo tem a missão, funções e princípios norteadores definidos no modelo de gestão do sistema da empresa. Como a área de conhecimento humano com fundamentos, conceitos e princípios e métodos vindos de outras ciências.

Para CATELLI, a controladoria é por excelência uma área coordenadora das informações sobre gestão econômico, no entanto ela não substitui a responsabilidade dos gestores por seus resultados obtidos mas busca induzi-los a otimização do resultado econômico. As funções da controladoria é planejamento, controle, contabilidade e informação essas ferramentas são usadas pela contabilidade com auxilio no planejamento tributário.

B)A CONTROLARIA, BUSCANDO MINIMIZAR O CUSTO DE UMA EMPRESA, PODERÁ REALIZAR AQUISIÇÕES DE NOVAS EMPRESAS E NOVOS INVESTIMENTOS.

Não há nada que possa impedir isso. Mas só verão esse impacto nas demonstrações consolidadas, para que isso ocorra será necessário que o controlador analisa bem esse impacto. A controladoria através de suas ferramentas poderá mensurar tais probabilidades auxiliando os gestores a tomarem ma decisão certa.

C) A CONTROLADORIA EM UMA CISAO OBTERA QUAL FUNÇAO?

Cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas de seu patrimônio para uma ou mais sociedades constituídas para esse fim ou já existentes. A missão da controladoria é zelar pela continuidade da empresa assegurando a otimização do resultado global. O controlador é o chefe da contabilidade, aquele que supervisiona e mantém os arquivos financeiros formais da empresa, embora suas funções tenham que se restringirem apenas as funções contábeis, ele aumenta sua atuação e utiliza da contabilidade em aplicações gerencias. A função da controladoria em uma cisão é a de levantar as informações e demonstrações necessárias.

O PROCEDIMENTO ADOTADO PARA ELABORAÇÃO DO BALANÇO CONSOLIDADO APÓS O PROCESSO DE INCORPORAÇÃO É UMA PRATICA DE ELISÃO OU EVASÃO FISCAL? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA

Há duas espécies de elisão fiscal:

• A decorrente da própria lei.

• E a que resulta de lacunas e brechas existentes na própria lei.

A elisão fiscal é muito utilizado por empresas quando das transferências internacionais de recursos, na busca de conceitos tributários diferentes em países diferentes de forma a direcionamento o trafego dos valores, assim pode-se reduzir a carga tributaria e fazer chegaras matrizes as maiores quantidades possíveis de recursos vindas das filiais. O procedimento adotado na elaboração do balanço consolidado é uma pratica de evasão fiscal.

ELABORAR UM PARECER DO AUDITOR EXPRESSANDO SUA OPINIÃO SOBRE A DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL (BALANÇO PATRIMONIAL).

Administradores e acionistas das empresas Alfa S/A e Beta S/A

• Examinamos os balanços patrimoniais da empresa Alfa S/A e Beta S/A e o balanço levantado após a incorporação, elaborados sob a responsabilidade de sua administração. Então nossa obrigação é a de expressar uma opinião sobre essa demonstração fiscal.

OBJETIVO DA AVALIAÇAO

• A avaliação do patrimônio liquido contábil desta empresa Alfa S/A tem a obrigação de verificar se o procedimento adotado no processo de incorporação foi feito corretamente e se a demonstração contábil apresentada foi realizada também de maneira correta.

• Os exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam, entre outros procedimentos: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevância dos saldos, o volume de transações e os sistemas contábeis e de controles internos da entidade; (b) a constatação, com base em testes, das evidências e dos registros que suportam os valores e as informações contábeis divulgados; e (c) a avaliação das práticas contábeis e estimativas mais representativas adotadas pela administração da sociedade, bem como da apresentação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto.

• Com base nas demonstrações apresentadas foi notado que o saldo do patrimônio líquido, não corresponde ao real, após a incorporação, exceto quanto aos saldos dos passivos fiscais e do patrimônio liquido.

ELABORAR NOVO BALANÇO PATRIMONIAL APÓS INCORPORAÇÃO, AJUSTANDO O QUE JULGAR NECESSÁRIO.

INCORPORADORA – Empresa Alfa S/A

BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO R$ EM MIL PASSIVO R$ EM MIL

CIRCULANTE CIRCULANTE

DISPONIBILIDADES 20.000,00 FORNECEDORES 25.000,00

CREDITOS E VALORES 55.000,00 OBRIGAÇOES SOCIAIS 10.000,00

DUPLICATAS A RECEBER 35.000,00 OBRIGAÇOES FISCAIS 9.000,00

ESTOQUES NÃO CIRCULANTES

MERCADORIAS P/REVEN 15.000,00 PASSIVOS FISCAIS 5.000,00

NÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com