TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ação e Interação dos Estados

Por:   •  22/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

AÇÃO E INTERAÇÃO DOS ESTADOS

Aluno: Márcio Henrique Simões de Souza

Curso: Administração

3º semestre

Brasília/DF

2020

Tópico - Ação e Interação dos Estados – páginas 29 à 42 da unidade 1

1) Explique a afirmação:

Um Estado necessita que a maioria de seu povo reconheça a legitimidade de seu governo.

Para se evitar qualquer tipo de conflito territorial ou desentendimento em relação até onde vai o poder de suas autoridades é necessário que o povo reconheça a legitimidade do seu governo tendo em vista que todo Estado possui bases territoriais e estrutura institucional de governança.

 2) Quais as condições que um Estado deve cumprir para ser reconhecido? Justificar.

Para que o estado seja reconhecido são necessárias quatro condições essenciais: o Estado deve possuir base territorial e fronteira geograficamente definida; uma população estável deve morar dentro de suas fronteiras; deve existir um governo o qual a população respeite; e, por fim, o Estado deve ser reconhecido diplomaticamente por outros Estados.

3) Como a visão liberal conceitua o Estado? Por que?

A visão liberal conceitua o Estado como sendo um processo que envolve interesses concorrentes; uma reflexão dos interesses governamentais e da sociedade; o repertório de vários interesses nacionais que estão sempre mudando; e sendo o possuidor de fontes fungíveis de poder. O Estado é soberano, porque envolve um processo de interesses concorrentes, os interesses governamentais e da sociedade, vários interesses nacionais que sempre mudam e possuidor do poder dentro de seu território.

4) É possível um Estado possuir mais de uma nação? Exemplo?

Sim. Isso ocorre na Índia, na Rússia e na África do Sul. Nestes casos a nação e o Estado não se confundem, há aqueles povos que querem seus próprios Estados e os que querem apenas uma representação justa dentro do Estado em que estão. Há nações que estão espalhadas em mais de um Estado, como os curdos, que vivem no Iraque, no Irã e na Turquia; e os somalis, que vivem no Quênia, na Etiópia, em Djibuti e na Somália. Dentro disso, existem povos que querem seus próprios Estados, como os curdos, e os que almejam apenas uma representação adequada e justa dentro do Estado em que estão, como o povo basco na Espanha e na França.

5) Explique as três fontes naturais de poder.

Geografia: o tamanho e a posição geográfica são características de poder reconhecidas por especialistas de relações internacionais, o Estado possui poder e tem capacidade de influenciar os outros e de controlar resultados.

Recursos Naturais: são fatores de restrição ou ampliação do potencial geográfico de um país. Países que possuem grandes fontes de recursos naturais são vistos como grandes exportadores, mas isso não significa que está livre de ameaças, se for necessário, os Estados que precisam desse recurso natural não hesitam em começar uma guerra para obtê-lo. Países que não possui recursos naturais também não podem ser vistos como sem potencial, o Japão, por exemplo, não é rico em recursos naturais, mas é um país que pode negociar outros elementos, tornando-se uma nação poderosa mundialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com