TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE AMBIENTAL

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.627 Palavras (11 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 11

 CONTABILIDADE AMBIENTAL

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA

Há uma crescente preocupação com o tema ambiental no mundo. Devido ao crescimento das populações e das necessidades de consumo as industrias cresceram, ampliaram suas capacidades produtivas e a variedade de produtos visando a qualidade dos mesmos e a lucratividade.

Durante muito tempo a preocupação com o meio ambiente não estava presente no meio empresarial, tendo como resultado problemas ambientais de grandes dimensões e sinais de escassez de recursos naturais como, por exemplo, a água e a energia.

As empresas, o governo e a sociedade de modo geral estão preocupados, pois os recursos naturais são esgotáveis. Nos países do primeiro mundo, depois de  degradarem quase todo seu meio ambiente, iniciaram o processo de conscientização que visa recuperar a área degrada. O interesse na prevenção e no combate a poluição ultrapassa fronteiras e diz respeito a todos os habitantes do planeta.

1.2 PROBLEMA

A proteção ao meio ambiente vem tornando-se uma preocupação de muitas empresas e de uma parcela significativa da população em varias partes do mundo. Esta preocupação decorre devido ao alto nível de degradação do patrimônio ambiental da humanidade. Neste sentido pergunta-se: Como o patrimônio é afetado pelas causas ambientais e como pode agir para reduzir ou eliminar as agressões ao meio ambiente, promovendo a sustentabilidade?

1.3 JUSTIFICATIVA

Em razão da crescente degradação ambiental as empresas passaram a sentir-se obrigadas a incorporar aos objetivos de obtenção de lucros a responsabilidade social uma vez que isto abrange o bem estar da população e do meio ambiente. A contabilidade ambiental identifica, estima, aloca, administra, e reduz os custos, particularmente os ambientais, além de permitir o uso mais eficiente dos recursos naturais, incluindo energia e água.

Assim, justifica-se o presente estudo, pois será demonstrado através deste, quais os benefícios que a contabilidade ambiental pode provocar nas industrias e na sociedade, entre outros.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 Objetivo Geral

Identificar de que maneira o patrimônio é afetado pelas causas ambientais e como pode-se agir para reduzir ou eliminar as agressões ao meio ambiente, promovendo sustentabilidade.

1.4.2 Objetivos Específicos

Apontar a importância da contabilidade ambiental no meio empresarial e no meio ambiente;

Demonstrar como a contabilidade ambiental pode ser uma ferramenta para a gestão de sustentabilidade;

Evidenciar os gastos ambientais.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 CRIANDO UMA EMPRESA

Para começar um novo negocio primeiro é preciso identificar uma boa oportunidade, planejamento prévio e estudo do mercado. O planejamento seria a escolha do produto, a procura do melhor local para instalar a empresa, contato com fornecedores, bancos, incluindo também distribuidores e compradores.

Para iniciar a ideia da criação de uma empresa, faz-se necessário a observação de alguns aspectos importantes. Dentre eles os pontos positivos e negativos citados por Júnior; Pisa (2010, p. 64):

Pontos Positivos:

  • Liberdade de escolher o que e como produzir.
  • Liberdade de escolha do local.
  • Construir o empreendimento à maneira própria.
  • Contratar o pessoal.
  • Escolher seus fornecedores.
  • Escolher seus distribuidores, se for o casa.
  • Negociar seus próprios prazos de pagamentos com clientes.

Pontos Negativos:

  • Dificuldades legais para criar e registrar a empresa.
  • Necessidade de investimento iniciais por conta do empreendedor.
  • Dificuldades de conseguir financiamento bancário.
  • Necessidade maior de investimento em marketing para divulgar a empresa.
  • Vender com pouca margem de lucro, para conquistar os primeiros clientes.

Assim, observa-se que os aspectos positivos e negativos apresentam elementos significativos para criação de uma empresa.

2.1.1Aspectos legais

Um momento importante e desafiador é criar a empresa legalmente. Os órgãos governamentais, exigem procedimentos muito burocráticos, isso exige doempreendedor muita cautela, disposição e força de vontade. (JÚNIOR; PISA, 2010).

Ficar lamentando-se e reclamando que no Brasil é difícil de abrir um negocio, pois a carga tributaria do país é alta, e pensar que é melhor trabalhar na informalidade, não é a solução. Um bom empreendedor não deve se deixar abater. (JÚNIOR; PISA, 2010).

Trabalhar na informalidade, pode parecer a melhor maneira para o primeiro momento, porem a medida que a empresa vai crescendo, isso será uma barreira muito grande, pois uma empresa informal não possui CNPJ, nota fiscal, também não poderá fornecer para empresas de grande porte, entre outros. (JÚNIOR; PISA, 2010).

É importante buscar informações junto aos órgãos responsáveis para verificar exatamente quais são os requisitos legais para a criação da pessoa jurídica, pois a legislação brasileira sofre constantes atualizações.(JÚNIOR; PISA, 2010).

2.1.2Sistema de tributação para micro e pequenas empresas

No Brasil exigem três tipos de regimes tributários, a escolha depende de enquadramento na legislação, são eles:

  • Lucro Real: o imposto é calculado com base no lucro registrado no balanço.
  • Lucro Presumido: o imposto é calculado com base a uma estimativa de lucro a ser alcançada pela empresa.
  • Simples Nacional: é uma forma de arrecadação mais unificada, calculada a partir da mesma base de calculo: a receita bruta mensal da empresa, sendo o valor do tributo a pagar calculado conforme as faixas de faturamento descritas na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. (JÚNIOR; PISA, 2010).

2.1.3Custo de abertura da empresa

O custo para abrir uma empresa varia de acordo com o município onde a empresa irá se instalar e vender os produtos ou serviços e também quanto ao tipo de empresa e ramo de atividade. (JÚNIOR; PISA, 2010).

O que também afeta o custo de abertura é a existência de políticas de incentivo para abertura de novas empresas. As taxas cobradas pelos diversos órgãos variam e esse valor deve ser adicionado os custos do honorário do contador. (JÚNIOR; PISA, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com