TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE APLICADA

Por:   •  15/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.880 Palavras (20 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

Utinga – Bahia

2016/02

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................05

2.1 PESQUISA SOBRE PROJETOS SOCIAIS DA EMBRAPA.................................05

2.2 CÁLULOS ESTATISTÍCOS REFERENTES A SALÁRIOS MÉDIOS DOS PEEQUISADORES DO NÚCLEO TEMÁTICO GIRASOL.........................................08

2.3 RESPONSABILIDADE SOCIAL NO QUE DIZ A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE VERBAS PÚBLICAS..................................................................................................10

2.4 SISTEMA EMPRESARIAL – BALANÇO SOCIAL................................................11

2.5 CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................13

3 CONCLUSÃO..........................................................................................................17

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................19


1 INTRODUÇÃO

As mudanças profundas pelas quais passaram as empresas nos últimos anos, devido especialmente à globalização e inovações tecnológicas, foram acompanhadas pelos avanços no acesso à informações pela sociedade como um todo e grande aumento no nível de conscientização por parte do consumidor, que está mais exigente quanto aos produtos e serviços que consome e mais atento às ações das empresas, não estando restrito à marca e produto/serviço, mas também à imagem da empresa. As questões ambientais passaram a fazer parte do dia-a-dia das empresas há alguns anos, e têm se tornado cada vez mais evidentes, em virtude das demandas globais de governos e sociedades por uma economia baseada na conservação ambiental. Uma grande quantidade de Empresas brasileiras praticam a responsabilidade social empresarial que pressupõe a Sustentabilidade Empresarial (SE).Um dos grandes avanços neste aspecto foi a criação do Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE, e os certificados econômicos, tendo como exemplo o ISO 9000 que regulamenta os fundamentos e o vocabulário do Sistema de Gestão da Qualidade, ISO 14000 que estabelece normas sobre a  área de gestão ambiental dentro das empresas e no dia 1º de novembro de 2010, foi publicada a Norma Internacional ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social.  

As entidades que compõem a estrutura da administração pública brasileira são obrigadas pela Constituição Federal a prestar contas do uso de recursos públicos e a respeitar o princípio da publicidade, entre outros princípios da administração pública. Desse modo, é notória a necessidade de transparência das contas dos entes públicos e seus órgãos componentes na administração direta e indireta. Esse constitui um tema de relevante importância social e gerencial, que vem recebendo maior destaque em leis recentes, como a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei nº 9.755/98. A LRF fundamenta-se em princípios como o planejamento, a transparência e a participação popular.

Por agronegócio deve-se entender a soma total das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento, do processamento e da distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos com base neles.

Construção civil é o termo que engloba a confecção de obras como edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam arquitetos e engenheiros civis em colaboração com técnicos de outras disciplinas. É um dos setores do mercado produtivo que se faz presente em todos os locais. É, portanto, de grande abrangência e diversificações em suas atividades, por isso tem apresentando um grande crescimento.

O terceiro Setor é composto por associações e fundações, sem objetivos de fins lucrativos que trabalham para gerar bens e serviços públicos à sociedade. Muitos não têm conhecimento do seu significado e de sua importância para a sociedade, mas é através dele que algumas pessoas no país são beneficiadas e conseguem alcançar uma melhor qualidade de vida.

No Brasil, é algo relativamente “novo”, que começou a aparecer com mais frequência a partir da década de 60. Porém, nos últimos anos, tem ganhado uma importância ainda maior e, principalmente, o apoio das empresas, que se mostram cada vez mais ligadas à responsabilidade social.

Nesse trabalho também vamos abordar a importância do Balanço Social de 2015, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, que foi criada em 26 de abril de 1973, é ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a mesma não tem fins lucrativos e suas verbas são enviadas pelo Governo Federal, e seu foco são pesquisas na área da agricultura e pecuária trazendo grandes benefícios na qualidade dos produtos e com menos impacto ambiental.

         

2 – DESENVOLVIMENTO

          2.1 PESQUISA SOBRE PROJETOS SOCIAIS DA EMBRAPA

          a) Projeto Eco Cidadania  

         O Programa Eco Cidadania, tem parceria com a Embrapa Meio Ambiente e a Petrobras, executa ações de educação junto às populações envolvidas com o gasoduto Campinas – Rio de Janeiro, especificamente, nos municípios de Paulínia, Jaguariúna, Campinas, Morungaba e Itatiba no Estado de São Paulo. O motivo principal  é contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, transferindo conhecimentos, metodologias e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Meio Ambiente por meio da Capacitação de Educadores Ambientais, Educação Ambiental para Estudantes de Escolas Públicas e Educação Ambiental para Agricultores e Comunidades Rurais-Urbanas.
         A atualidade da temática ambiental, a estrutura dos planos de ação, a integração e a natureza complementar da capacitação de educadores, o atendimento a estudantes e a atuação junto aos agricultores e comunidades rurais-urbanas são seus alicerces fundamentais.
         A capacitação de Educadores Ambientais: As pessoas compartilham conhecimentos e experiências, onde são desenvolvidas aulas expositivas, dinâmicas, discussões de filmes e vídeos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (221.8 Kb)   docx (54.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com