TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE APLICADA

Por:   •  15/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.709 Palavras (19 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO[pic 14]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................5

2.1 A EMBRAPA E OS PROJETOS SOCIAIS.............................................................5

2.2 MÉDIA DE SALÁRIOS DA EMBRAPA...................................................................7

2.3 DOCUMENTAÇÃO DE EXECUÇÃO DE DESPESA.............................................9

2.4 TOMADAS DE CONTAS ESPECIAIS..................................................................10

2.5 NÍVEL ESTRATÉGICO, GERENCIAL E OPERACIONAL DA EMBRAPA..........13

2.6 ERP......................................................................................................................15

3. CONCLUSÃO........................................................................................................18

REFERÊNCIAS..........................................................................................................19


1. INTRODUÇÃO

O novo desafio para o mundo é a sustentabilidade. O que deixaremos para as próximas gerações. Atentando para este desafio, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) busca, a todo o momento, desenvolver tecnologias, conhecimentos e informações técnico-científicas voltadas para a agricultura e a pecuária brasileira. Vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), tem como missão é dar viabilidade às soluções de pesquisa, de desenvolvimento e de inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade.

Distribuída por todo Brasil, busca incessantemente soluções em diferentes áreas geográficas e campos do conhecimento científico, utilizando de projetos e ações em parceria com outras empresas e com a população, como o Projeto Eco Cidadania, Projeto Horta Solidária, Projeto Sala Verde, entre outros.

Ainda, observando do campo de apoio à sociedade, veremos que os salários da Empresa giram numa média de R$ 15.000,00, com desvio padrão de R$ 3.000,00. Trazendo bastantes benefícios para as comunidades em que a empresa está inserida.

Trazendo para outra área de observação, serão demonstrados os estágios da despesa orçamentária pública, que são empenho, liquidação e pagamento, e os documentos de comprovação de cada uma destas fases dos estágios.

Quando qualquer órgão público não atende essas fases da despesa, está passiva de uma Tomada de Contas Especial pelo Tribunal de Contas da União, como é o caso da Embrapa no exercício financeiro de 2015. Veremos que a Tomada de Contas Especial é um processo administrativo, formal, para apurar responsabilidades por ocorrência de dano à administração pública federal, com a finalidade de obter o ressarcimento.

O planejamento é necessário em todas as empresas e não poderia ser diferente nos órgãos públicos. Precisa-se de Agentes Públicos capacitados para um melhor planejamento do futuro do local onde trabalham. Usando dos Planejamentos Estratégico, Tático e Operacional, consequentemente o setor onde estão inseridos estará caminhando para o sucesso, no caso dos órgãos públicos para o bem estar da sociedade.

Com esta rotatividade do mundo, não pode mais estacionar no tempo. Tem que buscar novas soluções a todo instante, foi como surgiu o ERP que é uma sigla do termo Inglês Enterprise Resource Planning, traduzindo significa Planejamento dos Recursos da Empresa. Um sistema de informática é responsável por cuidar de todas as operações diárias de uma empresa. Divide-se em três camadas, sendo a primeira a aplicação, a segunda o Banco de Dados e a terceira o Framework (sistema, estrutura).

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 A EMBRAPA E OS PROJETOS SOCIAIS

        

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma instituição pública de pesquisa sobre a  Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos e informações técnico-científicas voltadas para a agricultura e a pecuária brasileira. Ela é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e sua missão é dar viabilidade às soluções de pesquisa, de desenvolvimento e de inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira.

Criada em 26 de abril de 2016, atua junto à sociedade com uma estrutura organizacional composta por Unidades de Pesquisa, Unidades de Serviços e Unidades Centrais, distribuídas em quase todos os Estados do Brasil, tendo suas ações de pesquisa uma abrangência nacional.

Paralelamente à sua missão principal, a Embrapa tem alguns projetos e ações que executam pesquisas nas diferentes áreas geográficas e campos do conhecimento científico. Em seguida, serão citados alguns deles.

Primeiramente veremos o Projeto Eco Cidadania que é uma parceria entre a Embrapa e a Petrobras. Esse Projeto tem o objetivo de tratar da execução de ações na área da educação, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, transferindo conhecimentos, métodos e tecnologias que foram desenvolvidas pela Embrapa Meio Ambiente.

Através de avaliações realizadas, chegou-se a conclusão que o público recebeu o programa com entusiasmo, tendo em vista os inúmeros pedidos para sua implantação em outros municípios. A temática ambiental que está em ascensão, a estrutura dos planos de ação, a integração e a natureza complementar da capacitação de educadores, o atendimento a estudantes e a atuação junto aos agricultores e comunidades rurais/urbanas, são pilares fundamentais para o programa.

Outro Projeto desenvolvido pela Embrapa é o Horta Solidária, mobilizando 43 famílias para participar interligando com o Fome Zero em maio de 2004, teve sua aprovação e homologação em novembro de 2004. Em virtude de o depósito ter ocorrido para a Prefeitura em junho de 2005, somente em julho daquele ano iniciou-se o preparo do solo, a colocação de cerca em torno da área. Foi realizado contato junto aos parceiros para a aquisição de outros itens necessários a sua execução como lixeiras ecológicas, quiosque, etc. Realizou-se também, neste período, uma pesquisa de hábitos alimentares, coordenada pelo Curso de Nutrição da Faculdade de Jaguariúna (FAJ) e a elaboração da cartilha do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (224.1 Kb)   docx (42.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com