TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE APLICADA

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.732 Palavras (11 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

BENTO VITÓRIO DOS REIS FILHO

CONTABILIDADE APLICADA

CASTANHAL – PARÁ

2014

BENTO VITÓRIO DOS REIS FILHO

CONTABILIDADE APLICADA

Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Ciências Contábeis.

Orientador: Prof.ª Andréia Cuesta Dos Santos

CASTANHAL – PARÁ

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PUBLICO 05

2.1 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL – LRF e SEUS OBJETIVOS 05

2.2 O QUE SÃO OS RELATORIOS RESUMIDOS DE EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA-RREO E QUEM ESTÁ OBRIGADO A ELABORÁ-LOS E PUBLICÁ-LOS? 06

2.3 QUAIS SÃO OS RELATORIOS QUE COMPÕEM O RREO E OS SEUS PRAZOS DE PUBLICAÇÕES? 07

3 INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 08

3.1 O QUE É O ISE-BOVESPA? 08

3.1.1 A EMPRESA GANHA ALGO EM INTEGRAR ESSE TIPO DE INDICE? 08

3.1.2 QUANTAS EMPRESAS INTEGRAM ATUALMENTE O ISE-BOVESPA? 09

4 AGRONEGOCIOS 10

4.1 O QUE SERIA GERIR O AGRONEGOCIO 10

.4.2 QUE CONHECIEMNTOS VOCÊ JULGA IMPORTANTE PARA UM BOM GESTOR DO AGRONEGOCIO? 10

4.3 VOCÊ ACREDITA QUE A CONTABILIDADE APLICADA AO AGRONEGÓCIO REPRESENTA UMA ÁREA EM EXPANSÃO PARA ATUAÇÃO DO CONTADOR? JUSTIFIQUE. 11

9 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo falar, conceituar e exemplificar, sobre temas relacionados a contabilidade no contexto geral, e também assuntos da atualidade como o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), que será explicado de forma objetiva mostrando sua importância na vida das empresas, ou seja, em que elas se beneficiam ao integrar esse índice, bem como todas as empresas que estão integradas nessa carteira. Já no que diz respeito ao setor público, podemos enfatizar a LRF (lei de responsabilidade fiscal), lei esta que, dentre outros objetivos, vem punir gestores sem ética, corruptos e que não se importam em usar o dinheiro em beneficio próprio.

Porém como todos nos sabemos, a contabilidade hoje em dia além de obrigatória, ela é essencial em todos os tipos de atividades econômicas, por exemplo, a contabilidade aplicada ao agronegócio, atividade esta que não basta apenas saber lhe dar com plantações ou animais, por isso necessita de uma contabilidade eficaz, que mostre ao empreendedor, aonde e como investir de forma responsável, e consequentemente de maneira aonde traga maior rentabilidade. Nesse contexto também é importante citar as entidades sem fins lucrativos, que apesar de isentas das tributações, tem por obrigação fazerem os balanços patrimoniais, ou seja, suas escriturações contábeis deverão estar completamente em ordem para que sejam consideradas serias perante a sociedade como um todo.

2 CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PUBLICO

2.1 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL – LRF e SEUS OBJETIVOS

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), é a Lei Complementar nº 101 de 04 de Maio de 2000, é o principal instrumento regulador das contas públicas no Brasil, estabelecendo metas, limites e condições para gestão das Receitas e das Despesas e obrigando os governantes a assumirem compromissos com a arrecadação e gastos públicos. Podendo também afirmar que tal lei é um código de conduta para os administradores públicos de todo o país, que passa a valer para os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal). Através dela, todos os governantes passarão a obedecer a normas e limites para administrar as finanças, prestando contas sobre quanto e como gastam os recursos da sociedade. Contudo ela tem o objetivo de Melhorar a responsabilidade na gestão fiscal dos recursos públicos. Podendo assim citar alguns itens importantes desta lei:

 Planejamento – é feito por intermédio de mecanismos como o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelecem metas para garantir uma eficaz administração dos gastos públicos.

 Transparência – é a ampla e diversificada divulgação dos relatórios nos meios de comunicação, inclusive internet, para que todos tenham oportunidade de acompanhar como é aplicado o dinheiro público.

 Controle – é aprimorado pela maior transparência e pela qualidade das informações, exigindo uma ação fiscalizadora mais efetiva e contínua dos Tribunais de Contas.

 Responsabilização – são sanções que os responsáveis sofrem pelo mau uso dos recursos públicos. Essas sanções estão previstas na legislação que trata dos crimes de responsabilidade fiscal (Lei 10.028, de 19 de outubro de 2000).

Além disso, segundo a LRF, nenhum governante pode criar uma nova despesa continuada (por mais de dois anos), sem indicar sua fonte de receita ou sem reduzir outras despesas já existentes. Isso faz com que o governante consiga sempre pagar despesas, sem comprometer o orçamento ou orçamentos futuros. Pela LRF ainda, são definidos mecanismos adicionais de controle das finanças públicas em anos de eleição, com destaque para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com