TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE APLICADA

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.071 Palavras (21 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ENQUADRAMENTO DA EMBRAPA 4

2.2 ASPECTOS CONTABEIS DA ENTIDADE 6

2.3 ATIVIDADE DE EMPRESA 9

2.4 FORMA DE CONTRATAÇAO DE PESSOAL 11

2.5 REGIME JURIDICO 12

2.6 COMPARATIVO DE INVESTIMENTOS BALANÇO SOCIAL 12

2.7 NOTAS EXPLICATIVAS 13

2.8 OBRIGATORIEDADES DO BALANÇO SOCIAL 14

2.9 IMPORTANCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR 15

3 CONCLUSÃO 18

REFERÊNCIAS 19

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresentara as informações da empresa Embrapa, onde é uma empresa publica de direito privado, de tecnologia voltada ao desenvolvimento de grãos no território brasileiro, tendo atuação internacional.

A apresentação deste trabalho esta desenvolvido em etapas, para o melhor envolvimento do conteúdo. Assim sendo são elas as etapas de enquadramento da embrapa aqui será susinto ao falar de seus aspectos gerais, aspectos contabeis da entidade, esses são de suma importância para todo o conjunto da empresa para seu funcionamento e sua resistencia no mercado, atividade da empresa, neste tópico questiona-se qual o ramo que a empresa trabalha, ou seja, sua funcionalidade, forma de contrataçao de pessoal como são contratados os funcionários da empresa, como por exemplo se é por concurso, processo seletivo dentre outros, regime juridico, toda empresa possui seu regime jurídico podendo ser público ou privado e nesse tema será discorrido acerca deste assunto, comparativo de investimentos balanço social é mais um dos temas abordados esse comparativo é feito para que se visualize a situação da empresa e que compare gastos e rendas dentre outras situações possiveis, notas explicativas este subtopico tratara das considerações feitas acerca da empresa Embrapa, obrigatoriedades do balanço social, o balanço é essêncial e obrigatório uma vez que com ele se rege toda a estrutura de funcionamento da empresa. Importancia da agricultura familiar, esse topico é relevate como mostrara o texto pois é dessa agricultura que nasceu as grandes produções bem como é importante ter o produtor rual que sobrevive de sua agricultura e dela se dispõe como forma de renda para suas família mantendo o mercado com produtos de hortaliças etc.

2 DESENVOLVIMENTO

Abaixo apresentaremos as informações solicitadas da empresa Embrapa definidas por tópicos individualizados, para maior conhecimento da empresa.

2.1 ENQUADRAMENTO DA EMBRAPA

Mais conhecida como Embrapa, à mesma é a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, foi criada no dia 26 de abril de 1973 e esta vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Em 1971, como reflexo da nova orientação governamental em relação ao desenvolvimento científico e tecnológico, foi nomeada uma comissão com o objetivo de estudar detalhadamente a pesquisa agropecuária brasileira, em seus aspectos institucionais, programáticos, financeiros e de recursos humanos.

Conceitua-se como sendo uma empresa de tecnologia voltada para o desenvolvimento da produção de grãos em todo território. Assim afirma a Embrapa (2015,p.01)

“desde a nossa criação, assumimos um desafio: desenvolver, em conjunto com nossos parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA).”

A sua atuação também é de importância para o plantio internacional, ou seja, a empresa atua ainda na esfera externa.

Embrapa (2015,p.03)

A Embrapa é uma empresa com espírito global, que, ao longo da sua história, tem construído uma sólida rede de cooperação internacional. Atualmente, estamos presentes em todos os continentes, com parcerias com algumas das principais instituições e redes de pesquisa do mundo.

Atuando em todos os continentes a Embrapa tem um papel fundamental na agricultura e no plantio dos grãos. No exterior a Embrapa é assessorada pela Secretaria de Relações Internacionais, a atuação no exterior também contribui com o programa de cooperação técnica do Governo Brasileiro, que busca contemporizar e adaptar tecnologias nacionais para a realidade tropical dos diferentes países acompanhados pela empresa.

A empresa não atua somente com a avaliação e melhoramento do solo, mas também com a pecuária que é de suma importância para a produção e exportação de produtos com qualidade.

Assim afirma Santos et al (2006,p.25)

O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos é uma prioridade nacional compartilhada com várias instituições de ensino e pesquisa do Brasil, desde as primeiras tentativas de organização, a partir da década de 70, conhecidas como aproximações sucessivas, buscando definir um sistema hierárquico, multicategórico e aberto, que permita a inclusão de novas classes e que torne possível a classificação de todos os solos existentes no território nacional.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) se enquadra como uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura, dotada de personalidade jurídica de direito privado, possuindo patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira.

Nogueira (1978,p.07) escreve que:

Como toda empresa pública, o capital inicial da Embrapa pertence integralmente à União e é representado pelo valor de incorporação de imóveis e móveis do extinto DNPEA. O aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com