TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE APLICADA

Por:   •  11/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        sustentabilidade  no setor publico        

2.1.1        Aspectos econômicos.        

2.1.2        Aspectos sociais        

2.1.2.1        Aspectos culturais        

2.1.2.2        Aspectos ambientais        

3        índice de sustentabilidade empresarial        

3.1        O QUE É O ISE – BOVESPA?        

4        AGRONEGÓCIOS        

4.1        O que SERIA GERIR O AGRONEGÓCIO?        

4.2        QUE CONHECIMENTO JULGA IMPORTANTE PARA UM BOM GESTOR DO AGRONEGÓCIO?        

5        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

O rápido processo de industrialização, o crescimento populacional, o aumento no consumo e a produção são alguns dos fatores que resultam no desequilíbrio ambiental, social e econômico que afetam a sociedade. Diante deste alarmante surge a idéia do desenvolvimento sustentável na busca pelo equilíbrio perdido, partindo da premissa de que as ações sustentáveis devem estar inseridas no cotidiano de todas as sociedades, governos e empresas.

sustentabilidade  no setor publico

A sustentabilidade  no setor publico e um assunto de interesse ambiental, econômico e social, pois há uma ligação direta na questão da oferta ,consumação,exigência e a capacidade de produção,caso estes não estejam alinhados com um meio ambiente capaz de suprir as necessidades de extração de matérias primas todo o sistema esta sujeito a entrar em decadência.A degradação do meio ambiente é um problema universal que se agrava principalmente pela exploração do homem sob estes  bens naturais que são utilizados como fonte de matéria prima nos processos industriais no entanto estes processos aquecem a economia garantindo o desenvolvimento e a sobrevivência humana.Por isso é preciso que se encontrem maneiras eficazes de manter o equilíbrio entre o consumo ,a capacidade de oferta,e de renovação a fim de garantir que as fontes de recursos não se extingam.

Aspectos econômicos.

Sustentabilidade econômica é um conjunto de praticas econômicas, financeiras e administrativas que visam o desenvolvimento econômico de um  pais ou empresa, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações. A perspectiva econômica envolve as preocupações com os resultados das organizações a partir da realidade de suas atividades e não deve ser vista como algo dispensável, uma vez que se passe a incutir as preocupações socioambientais no contexto das organizações. Os objetivos de preservação das condições adequadas para a vida social e da sobrevivência do ser humano não são incompatíveis com os objetivos da obtenção de lucro nas organizações  

Aspectos sociais

A complexidade das relações políticas,econômicas,ambientais e sociais,bem como o aumento das desigualdades sociais, da pobreza e da miséria no mundo contemporâneo,favoreceu a construção de uma nova relação compartilhada entre o estado ,empresas e organizações.As mudanças ocorridas com a desestruturação do estado de bem estar social contribuíram para a ampliação das desigualdades a partir dos anos 70. Já as décadas de 80 e 90 foram marcadas por inúmeros fenômenos, entre eles o processo de globalização mundial ,a urbanização acelerada, os avanços extraordinários da ciência e tecnologia,as transformações no mundo do trabalho e o aumento do desemprego.Por outro lado foram décadas marcadas pelo inicio de novos debates em torno de movimentos sociais,de organizações da sociedade civil e empresas focadas e direcionadas para ações e discussões de novos conceitos ,tais como o desenvolvimento local sustentável e responsabilidade social.

Aspectos culturais

A noção de sustentabilidade cultural aponta para uma nova abordagem dedicada a aumentar o significado da cultura e a importância das suas características tangíveis e intangíveis nos campos locais, regionais e globais do desenvolvimento sustentável. A cultura é um aspecto crucial da sustentabilidade, pois consegue ilustrar como encaramos os nossos recursos naturais, e sobre tudo como construímos e cuidamos das nossas relações com os outros a curto e longo prazo, com vista a criação de um mundo mais sustentável a todos os níveis sociais. No entanto, o papel da cultura no quadro do desenvolvimento sustentável é relativamente vago a nível cientifico, político e econômico. A cultura já tem sido retratada com o quarto pilar da sustentabilidade ou mesmo como dimensão chave para as suas metas. Porem, o aumento presente dos desafios ecológicos, econômicos e sociais implica uma atenção cada vez maior relativamente ao papel da cultura para o desenvolvimento integrado da investigação e das políticas no campo da sustentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com