TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE APLICADA

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.928 Palavras (12 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE SOCIAL        

2.2 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL        

2.2.1 Contribuições para a Transparência das Contas Públicas        

2.3 AGRONEGÓCIO        

2.4 CONTRUÇÃO CIVIL        

2.5 TERCEIRO SETOR        

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Como a Contabilidade controla e registram os fatos que afetam o patrimônio, ela pode ser aplicada à pessoa física ou jurídica, com finalidades lucrativas ou não, ou ainda a empresas de direito público ou privado.

Inicialmente, o desenvolvimento da Contabilidade esteve intimamente ligado ao surgimento do capitalismo. Sua função era medir os acréscimos ou decréscimos dos capitais empregados em uma entidade comercial ou industrial. Hoje, com a evolução da Contabilidade e com o surgimento do método das partidas dobradas, o campo de atuação desta ciência tornou- se muito vasto. Ela pode ser aplicada a qualquer tipo de pessoa que exerça atividades econômicas para alcançar determinados fins, sejam eles lucrativos ou não.

Portanto, a contabilidade é um instrumento necessário para todas as entidades e também para as pessoas físicas ajudando no processo de toda de decisões de pequenos e grandes negócios.



  1. DESENVOLVIMENTO

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins.

Diversas técnicas são usadas pela contabilidade para que seus objetivos sejam atingidos: a escrituração é uma forma própria desta ciência de registrar as ocorrências patrimoniais; as demonstrações contábeis são demonstrações expositivas para reunir os fatos de maneira a obter maiores informações, e a análise de balanços é uma técnica que permite decompor, comparar e interpretar o conteúdo das demonstrações contábeis, fornecendo informações analíticas, cuja utilidade vai além do administrador.

No entanto, independente de sua classificação, é esta técnica, arte ou ciência que adquire cada vez maior importância, dado o crescimento das corporações, entidades e empresas, que exige grande eficácia dos profissionais da contabilidade, para que sejam capazes de trabalhar a infinita gama de informações que são necessárias ao estudo e controle do patrimônio.

  1. ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE SOCIAL

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) é uma iniciativa pioneira na América Latina que tem como objetivo criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações através de boas práticas empresariais.

O Índice é utilizado como uma ferramenta para análise comparativa do desempenho das empresas listadas na BOVESPA sob o aspecto de sustentabilidade corporativa, sendo baseada na eficiência econômica, no equilíbrio ambiental, na justiça social e na governança corporativa.

As vantagens de se integrar ao índice são muitas, tanto por parte das empresas que ganham status de referência no assunto em seu setor de atuação, agregando valor a sua marca, quanto aos investidores que se beneficiam na medida em que o ISE exige um grau elevado de qualidade de Governança Corporativa, o que garante a certeza de um investimento mais seguro. O ISE amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando- os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico- financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.

Embora ainda não tenha atingido sua maturidade, o ISE deverá ter um futuro promissor como mostra a experiência internacional, já que os papéis listados no índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) superam em rendimento os do Índice Dow Jones Tradicional desde o ano 2000.

A BM&FBOVESPA, em conjunto com várias instituições, a ABRAPP, ANBIMA, APIMEC, IGCB, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente, decidiram unir forças para criar um índice de ações que seria um referencial para os investidores socialmente responsáveis, o ISE. Essas organizações formaram um Conselho Deliberativo presidido pela BM&FBOVESPA, que é o órgão máximo de governança do ISE e tem como missão garantir um processo transparente de construção do índice e de seleção das empresas. Posteriormente, o Conselho passou a contar também com a PNUMA, IBRACON E GIFE em sua composição.

  1. LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), oficialmente Lei Complementar nº 101, é uma lei brasileira que tenta impor o controle de gastos de estados e municípios, condicionado à capacidade de arrecadação de tributos desses entes políticos. Tal medida foi justificada pelo costume, na política brasileira, de gestores promoverem obras de grande porte no final de seus mandatos, deixando a conta para seus sucessores. A LRF também promoveu a transparência dos gastos públicos.

  1. Contribuições para a Transparência das Contas Públicas

        O estímulo à transparência pública é um dos objetivos essenciais da moderna Administração Pública. A ampliação da divulgação das ações governamentais a milhões de brasileiros, além de contribuir para o fortalecimento da democracia, prestigiando e desenvolvendo as noções de cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (227.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com