TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE EMPRESARIAL

Por:   •  23/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

Letícia Canha Martins

1104259

A GESTÃO ALIADA AS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS PARA A TOMADDA DE DECISÃO.

Rio de Janeiro, 2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        2

IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS        3

CONTABILIDADE ESTRATÉGICA PARA OS NÉGOCIOS        5

BENEFICIOS AOS SEUS USUÁRIOS        6

CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8


INTRODUÇÃO

Ao longo desta atividade veremos a importância que têm a contabilidade na tomada de decisões, como as informações contábeis auxiliam no conhecimento de todos os acontecimentos dentro de uma empresa e tomaremos conhecimento dos benefícios que estas práticas contábeis proporcionam aos seus usuários.

Apesar de sabermos que a contabilidade é uma das profissões mais antigas, vamos ver que a profissão ainda é uma das mais revolucionárias deste século. E entenderemos que vai além da sua definição mais simples, mostrando-se mais do que só informar sobre a saúde financeira de uma empresa ou organização.

Sendo assim, vamos aprender a evitar a má estruturação de uma empresa, sabendo como ter visão dos acontecimentos contábeis, desenvolvendo planejamentos estratégicos, e tornando-se capaz de identificar a posição do mercado onde está atuando, avaliar as melhores decisões a serem tomadas e alcançar as metas traçadas, tendo o aumento dos lucros e resultados e mantendo um equilíbrio financeiro a partir das práticas da contabilidade.

IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

        
Ao contrário do que imaginamos contabilidade é uma ciência social e não exata, apesar de ter como objeto de estudo os patrimônios. Mesmo estando presente junto a sociedade há muitos anos A.C, ainda não entendemos perfeitamente o quão essencial é a contabilidade para uma entidade, seja ela física ou jurídica. Como trata-se de uma ciência social, a contabilidade também estuda o comportamento das entidades e suas alterações ao longo do tempo, utilizando também o uso de técnicas de comportamentais, financeiras, administrativas e etc.

Obviamente a contabilidade é indispensável para as soluções de uma empresa, pois auxilia muito quando precisamos tomar de decisões, além disso ajuda no controle de um patrimônio de forma eficaz e coerente. Sempre que é realizada por profissionais qualificados é capaz de garantir grandes resultados, já que sendo utilizada de forma correta contém informações que representam a realidade da empresa, conseguindo assim ajustar a saúde financeira, trazendo benefícios para a organização.

A função básica de uma contabilidade consiste em informações contábeis, que são responsáveis por fornecer dados fundamentais sobre a empresa e também é utilizada como um mecanismo que garante a análise e antecipa as tendências, mas para que isso aconteça as empresas precisam ter uma rotina de contabilidade, sendo assim, quando é utilizada como uma ferramenta de gestão traz grandes ganhos.

As informações contáveis são relevantes apenas quando representam a real situação da empresa, para assim ajudar a avaliar o impacto de eventos passados, presentes e futuros. Veja abaixo exemplos de como as informações contábeis podem ser aproveitadas dentro de uma organização:

  • Fluxo de caixa: Todas as movimentações realizadas pela empresa são registradas, como as entradas e saídas. Sendo assim, teremos noção sobre a origem e a destinação do dinheiro que circula pela empresa.

  • Planejamento tributário: De acordo com a estrutura e os rendimentos de sua empresa, um ou outro regime tributário será melhor e mais rentável.
  • Gestão de estoques: É um processo que tem a responsabilidade de cuidar do fluxo de materiais dentro da empresa. Sempre analisando as entradas e saídas, para saber quando há necessidade novos materiais. Organizando tudo para conseguir reduzir custos e tempo, e assim aumentar a produtividade do negócio.
  • Orçamento: Se baseando nas informações contábeis, você poderá orçar os valores que deverão ser desembolsados e o quanto você irá receber em períodos futuros.
  • Determinar o preço de venda: Aprender a tirar a base realizando um cálculo que leve em conta todas as despesas envolvidas no processo, para que o valor de venda realmente gere lucro para a empresa.
  • Controle de contas a pagar e a receber: Fazer o monitoramento de todas as contas que estão pendentes de pagamento e aquelas que você tem a receber. Não perca nenhum prazo de pagamento e nem deixe de receber o que lhe é devido.

É bom ter consciência de que quando lidamos com uma papelada contábil, temos em mãos análises que contém informações com relevância para o crescimento da empresa. Por exemplo, analisando as informações podemos ter noção de quais produtos estão fornecendo lucro e quais estão causando prejuízo, sendo assim a produção lucrativa pode ser aumentada e as deficitárias canceladas, logo, facilitando a visualização do patrimônio e tendo uma clareza de como está sendo aplicando. Precisamos ter em mente que quando se trata de negócios, a precisão rende muito lucros.

A contabilidade e as informações contábeis são excelentes ferramentas para o controle e as estratégias, visando a melhoria dos resultados de uma organização. Inclusive também são excelentes para os momentos de crise, pois tornam-se uma guia para ajudar na tomada de decisões bem estruturadas.


CONTABILIDADE ESTRATÉGICA PARA OS NÉGOCIOS  


As informações contábeis fornecem uma visão detalhada dos procedimentos que acontecem dentro da empresa, sendo assim possibilita o aprimoramento da gestão, fazendo com que assim aconteça a contabilidade estratégica. Utilizando a contabilidade somente para fins fiscais e financeiros, a empresa está perdendo a oportunidade de fortalecer o seu processo decisório. Abaixo alguns exemplos de como a contabilidade estratégica pode ser aplicada para auxiliar na tomada de decisão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (128.9 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com