TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE EMPRESARIAL

Por:   •  24/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.670 Palavras (23 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Regime de Competência x Regime de Caixa        4

2.2        Depreciação        6

2.3        Contas Redutoras do Passivo        9

2.4        DMPL, DFC E DVA        10

2.4.1        Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido (DMPL)        10

2.4.2        Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC)        11

2.4.3        Demonstração do Valor Adicionado (DVA)        13

2.5        Resolução dos Exercícios Propostos        15

3        CONCLUSÃO        29

REFERÊNCIAS        30

  1. INTRODUÇÃO

Como se sabe, existem vários relatórios contábeis. Todos os relatórios da contabilidade têm um objetivo comum, a saber, gerar informações úteis para que possam auxiliar na tomada de decisões nas entidades. Sendo assim, quanto mais claros forem os relatórios, melhor será, pois estará auxiliando na tomada de decisões nas empresas.

Sendo assim, os contadores podem fazer todos os tipos de relatórios que acharem necessários para o auxílio da tomada de decisões.

Acontece que a legislação e os princípios contábeis exigem que alguns relatórios sejam feitos, ou seja, eles são obrigatórios. Existem outros porém que não são obrigatórios, porém são de grande utilidade para a tomada de decisão nas entidades.

Os relatórios obrigatórios precisam seguir padrões estipulados pela legislação contábil.

O que são regimes contábeis? Qual a diferença entre regime de caixa e regime de competência? Qual deve ser adotado nas empresas? O que é depreciação e como ela é calculada? O que é DMPL, DFC e DVA?  

A seguir estaremos analisando esses e outros assuntos e mostrado sua importância para a tomada de decisões.


  1. DESENVOLVIMENTO

Tendo em mente que os relatórios contábeis devem servir para auxiliar na tomada de decisões, e que o contador deve gerar todos os relatórios que achar necessário para este fim.

O contador não deve gerar apenas os relatórios contábeis obrigatórios simplesmente para atender a legislação fiscal, pois a contabilidade deve ser uma ferramenta importante para a tomada de decisões.

  1. REGIME DE COMPETÊNCIA X REGIME DE CAIXA

Regime contábil tem que ver com a maneira de como é reconhecida as receitas, custos e despesas pela contabilidade. Existem dois regimes bastante usados nos relatórios contábeis, quais sejam, o Regime de Competência e o Regime de Caixa.

A diferença entre eles é basicamente o memento do reconhecimento das receitas, despesas e custos.

O Regime de Competência reconhece as receitas e despesas no momento em que elas ocorrem. Esse regime obedece ao princípio contábil da Competência que diz que a contabilidade deve reconhecer as receitas, custos e despesas no memento em que elas ocorrem e não quando ocorrer o desembolso ou recebimento. Elas devem ser reconhecidas independentemente do recebimento ou do pagamento, pois mesmo que a venda seja a prazo, vai gerar um direito de receber aquele dinheiro, se for uma compra a prazo, isso vai gerar uma obrigação.

Regime de competência refere-se ao período (dia, mês, ano) em que cada receita, custo ou despesa ocorreram.

Mas quais benefícios esse regime traz para a contabilidade das empresas? Os benefícios são inúmeros, mas gostaria de citar um dos principais benefícios que é a possibilidade de os administradores das empresas verificarem os resultados da empresa em determinado período, uma vez que todas as receitas, custos e despesas são confrontadas levando-se em conta o período em que elas ocorreram. Essa possibilidade faz com que o administrador tenha um controle e conhecimento dos lucros ou prejuízos da empresa, pois dentro do período é considerado as receitas, os gastos com funcionários, com material de escritório, com água, luz, telefone, impostos, custo das matérias primas ou dos serviços prestados, enfim, no final do período (que geralmente é mês ou ano) o administrador verá claramente o que ganhou, o que gastou e o que lucrou dentro daquele período, e assim verá se o negócio está sendo viável, verá se precisa mudar alguma coisa, verificar se os custos para produção ou prestação de serviços estão altos, se será necessário aumentar o preço dos produtos ou serviços ou se é possível, poderá verificar o volume de negócios mês a mês, e assim verificar os meses em que há uma maior demanda dos produtos ou serviços e os meses em que a demanda é menor, e assim poderá elaborar um orçamento para os períodos posteriores, sempre tendo em vista os períodos de maior e menor demanda dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Existem ainda muitos outros benefícios que o Regime de Competência pode trazer para a contabilidade. Mas pelos benefícios citados já deu para perceber sua tamanha importância.

O Regime de Caixa apropria as receitas  apropria as receitas, custos e despesas de maneira diferente do regime de competência. O Regime de competência leva em conta, não o período em que as receitas e despesas acontecem, mas o seu efetivo pagamento e recebimento. Sendo assim, quando a empresa faz uma venda a prazo ela não irá reconhecer a despesa no momento da venda, mas sim no momento do recebimento, quando faz uma compra a prazo, reconhece a despesa apenas no momento do pagamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.3 Kb)   pdf (272.9 Kb)   docx (65.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com