TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE EMPRESARIAL

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.648 Palavras (15 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ROBERTA APARECIDA DE GODOI

                                         

CONTABILIDADE EMPRESARIAL

[pic 3]

Wenceslau Braz-PR

2014

ROBERTA APARECIDA DE GODOI

CONTABILIDADE EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Ciências Contabeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Contabilidade Empresarial e Trabalhista; Noções de Direito; Metodologia Científica; Matemática Financeira; Educação a Distância e Seminário Interdisciplinar II.

Orientador: Prof. Sebastião de Oliveira; Carla Ramos.

Wenceslau Braz-PR

2014[pic 4]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

DESENVOLVIMENTO        

CAPITAL SOCIAL.....................................................................................................11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        16



INTRODUÇÃO

Júlio César da Silva e Marcos Vinicius da Silva são irmãos, os dois trabalham juntos em um ramo de manutenção de computadores, porém só possuíam alvará de autônomo, isso os fez encontrar algumas dificuldades em relação à comprovação de renda como pessoa física.

Com isso então decidiram constituir uma pessoa jurídica, mas havia um, porém, Júlio césar da Silva possuía outro emprego, o qual não permitia que seus colaboradores associassem com outras empresas e isto fez eles repensarem sobre a abertura da firma, chegaram até pensar em abrir uma EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

Após algum tempo de conversa entre eles decidiram abrir o negócio no nome dos dois, nisto Júlio César teria de pedir à conta no outro emprego. Ambos irão investir uma quantia para a formação do capital social da empresa, o qual totalizou um valor de R$ 120.000,00, (cento e vinte mil reais). O sócio Júlio César irá investir R$ 30.000,00 (trinta mil) deste capital em um veículo, assim o percentual dele na sociedade será somente o valor investido no automóvel.

Como opção de nome para a empresa escolheu: "ALT TAB MANUTENÇÃO EM PRODUTOS DE INFORMÁTICA”. E optaram em abrir uma “SOCIEDADE POR QUOTAS DE RESPONSABILIDADE LTDA”.


DESENVOLVIMENTO

Na abertura de uma empresa muita coisa é fundamental e muitas coisas se devem pensar, pois nossa legislação estabelece várias obrigações que as empresas devem cumprir, tais como: comerciais, tributárias, fiscais, trabalhistas, previdenciárias, e estas só podem ser feitas por um contador habilitado. Ele será responsável por cuidar de toda a área financeira, econômica e patrimonial desta empresa. Ele irá resolver a documentação, como licenças e autorizações, fazer a Declaração de Imposto de Renda, lançar notas fiscais, tomar conta da folha de pagamento dos funcionários, montar os balanços mensais e anuais dos lucros e prestar uma assessoria nesta área.

Por isso os irmãos Júlio César e Marcos Vinícius contratou um contador profissional, pois eles não irão necessitar mexer com toda essa parte burocrática na hora da abertura da empresa, e no decorrer eles terão uma pessoa que poderá orientá-los no surgimento de dúvidas, pois esse é o papel fundamental de um Contador encaminhar seus clientes para o melhor caminho, para que assim sua empresa cresça cada vez mais.

Como citado, os irmãos ficaram com dúvida qual tipo de empresa abrir, surgiu à ideia de criarem uma EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), mas depois de conversarem melhor decidiram então abrir uma SOCIEDADE LIMITADA.

A EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) é constituída somente por um sócio, sendo ele o único titular da totalidade do capital social, o qual não poderá ser inferior a 100 (cem) vezes o salário-mínimo vigente no país. Ele também não poderá usar seus bens pessoais para cobrir dívidas da empresa.

A pessoa que abrir uma empresa desta maneira, poderá somente representar um único negócio desta modalidade. E o nome EIRELI deve ser incluído ao nome da firma. A EIRELI também poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária num único sócio, independentemente das razões que motivaram tal concentração.

Para ser titular de uma EIRELI deverá ter:

_ Maior que 18 anos, brasileiro ou estrangeiro;

_ Menor emancipado;

*Pela permissão dos pais;

*Por sentença do juiz, escriturada no Registro Civil das Pessoas Naturais;

*Pelo casamento;

*Pela colação de grau em curso de ensino superior.

Não pode ser titular de EIRELI a pessoa jurídica, bem assim a pessoa natural impedida por norma constitucional ou por lei especial.

Não poderá ser administrador da EIRELI a pessoa:

_ Impedida por norma constitucional ou por lei especial:

*Brasileiro naturalizado há menos de 10 anos;

_ Em empresa jornalística e de radiodifusão sonora e radiodifusão de sons e imagens;

*Estrangeiro sem visto permanente;

*Natural de país limítrofe.

_ Em pessoa jurídica que seja titular de direito real sobre imóvel rural na Faixa de Fronteira (150 km de largura ao longo das fronteiras terrestres), salvo com assentimento prévio do órgão competente;

*Pessoa jurídica;

*O magistrado;

*O Chefe do Poder Executivo, federal, estadual ou municipal;

* O falido, enquanto não for legalmente reabilitado;

*A pessoa absolutamente incapaz, tais como: o menor de 16 anos; o que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiver o necessário discernimento para a prática desses atos; o que, mesmo por causa transitória, não puder exprimir sua vontade;

*A pessoa relativamente incapaz, quais sejam: o maior de 16 anos e menor de 18 anos (pode ser emancipado e, desde que o seja, pode assumir a administração de empresa); o ébrio habitual, o viciado em tóxicos, e o que, por deficiência mental, tenha o discernimento reduzido e o excepcional, sem desenvolvimento mental completo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com