TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE EMPRESARIAL E SUAS FUNÇÕES

Por:   •  6/12/2021  •  Seminário  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 5

A CONTABILIDADE EMPRESARIAL E SUAS FUNÇÕES

Guilherme Schmidt¹

Mario Gabriel Borba de Souza¹

Paulo De Pieri¹

Sabrina Martins Costa¹

Ulcinei de Bittencourt Machado²

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade empresarial é uma área de suma importância para as empresas, responsável por diversos processos contábeis e para o seu pleno funcionamento operacionais, inclusive no âmbito fiscal. Abordaremos neste trabalho suas principais funções, dentre elas, balancetes, contabilidade tributária, fluxo de caixa, entre outros.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Nos dias de hoje a Contabilidade Empresarial vem sendo cada vez mais valorizada por empresas de todos os portes, não importa se a empresa é de porte pequeno, médio ou grande, ambas exigem uma grande carga de obrigações financeiras e fiscais e é nesse quesito que a Contabilidade Empresarial entra, ajudando a melhorar o desempenho da empresa no âmbito das obrigações acessórias governamentais.

Envolvendo todo o processo fiscal e financeiro de uma empresa a contabilidade empresarial busca realizar balanços mensais, lidar com a contabilidade tributária, controlar o fluxo de caixa, controlar o registro de ativos fixos (controle do ativo imobilizado), controlar as contas a pagar e receber, fazer a folha de pagamento dos funcionários e oferecer o melhor planejamento tributário conforme for o andamento da empresa. Em seguida abordaremos cada um desses citados:

Os balancetes mensais feitos para uma empresa que também são chamados de “Balancete Mensal de Verificação” servem para informar aos gestores um resumo de como andou as finanças da empresa no mês anterior, para que com isso possam-se serem tomadas melhores decisões que aperfeiçoem os resultados da empresa, evitando possíveis prejuízos e mantendo o saldo sempre positivo.

As demonstrações contábeis. Segundo o IBRACON (NPC 27):

As demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados. Nas Demonstrações Contábeis o balanço patrimônio.

A contabilidade tributária de uma empresa abrange todo o sistema de pagamento de impostos de uma empresa, tendo a responsabilidade de definir as melhores estratégias para gerenciá-los. Um item para melhor gerenciar esse setor é analisar e interpretar cada caso, podendo então, ver onde e quando a empresa pode ter benefícios decorrentes desses impostos pagos, ou então, casos que a empresa pode ser isenta de tal tributação.

O fluxo de caixa tem função extremamente importante para o bom funcionamento de uma empresa. O resultado do fluxo de caixa são os valores em dinheiro contidos em caixa ou depositados em contas bancárias apurados pela diferença entre o valor total dos pagamentos e recebimentos realizados em determinado período. O saldo final corresponde ao fechamento de caixa corresponde ao valor líquido dos recursos disponíveis no caixa da empresa.

O controle do ativo imobilizado baseia-se em um trabalho feito para que os gestores possam ter pleno conhecimento do valor patrimonial de suas empresas, sendo assim, tendo um bom controle do ativo imobilizado o gestor possui melhores estratégias para suas tomadas de decisões garantindo que a empresa não terá nenhum bloqueio na atividade por falta de recursos.

As contas a pagar e receber são as obrigações de pagamentos e os recebimentos que uma empresa possui. Isso tanto se refere no pagamento contas de energia, salário de funcionários, compra de insumos, como também se refere nos recebíveis pelos serviços prestados e vendas efetuadas.

A folha de pagamento é a relação das informações trabalhistas de cada funcionário, usada para informar o salário bruto e líquido, descrevendo tudo que o funcionário recebe e todos os descontos que a ele são realizados. A elaboração da folha de pagamento e entrega do recibo dos funcionários é obrigação da empresa tendo suma importância à participação de um profissional contábil que o cálculo corretor esteja dentro da Lei.

Planejamento tributário é um conjunto de estratégias que visam reduzir a carga tributária de uma empresa de forma legal. A melhor maneira de ele ser estruturado é por um profissional contábil, ele é baseado nas atividades de cada empresa e diante desse conceito orienta nas decisões à respeito de tributos e impostos.

A contabilidade empresarial tem por um de seus principais pilares, a tomada de decisão por seus administradores. Então, uma empresa tendo uma contabilidade bem balizada, terá melhor fundamentação para as tomadas de decisões negociais, desde estratégia de vendas, compras de insumos, precificação, estratégia mercadológica, investimentos na expansão empresarial, desenvolvimento de novos produtos, dentre outros. De acordo com Crepaldi (1995, p. 22):

“a contabilidade é uma ciência concebida para coletar, registrar, resumir e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com