TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE GERENCIAL

Por:   •  20/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.734 Palavras (23 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 23

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

PÓLO – TAQUARA/RS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBIES

TAÍS DA COSTA RA- 5297456386

CONTABILIDADE INTERNACIONAL

CONTABILIDADE AVANÇADA I

CONTABILIDADE GERENCIAL

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS

CIÊNCIAS CONTÁBIES  6º SEMESTRE

TAQUARA/RS

2017


TAÍS DA COSTA RA- 5297456386

CONTABILIDADE INTERNACIONAL

CONTABILIDADE AVANÇADA I

CONTABILIDADE GERENCIAL

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS

Atividades Práticas Supervisionadas como requisito para avaliação da disciplina de Contabilidade Internacional, Contabilidade Avançada I, Contabilidade Gerencial, Competências Profissionais, Noções de Atividades Atuariais - 6º semestre do Curso de Administração da Universidade Anhanguera - UNIDERP, sob a orientação da professora local Francieli Viviane Massoni.

Taquara/RS

2017


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

2 ADERÊNCIA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS        4

3 NORMAS CPC.......................................................................................................................5

3.1 Equivalência Patrimonial...................................................................................................5

4 ÁNALISES..............................................................................................................................6

4.1 Demonstrativos da Empresa POSITIVO..........................................................................6

4.2 Índices De Endividamento................................................................................................10

4.3 Índices De Liquidez...........................................................................................................11

4.4 Índices De Rentabilidade..................................................................................................11

4.5 Avaliação dos Resultados.................................................................................................12

5 PESQUISA DE PREVIDÊNCIAS......................................................................................15

CONCLUSÃO        ......................21

REFERÊNCIAS        22

INTRODUÇÃO

Neste trabalho analisaremos as demonstrações contábeis da empresa POSITIVO, e elaboraremos um relatório apresentando a saúde financeira e econômica da empresa e propor melhorias de crescimento e desenvolvimento na organização. Compreenderemos assim, qual a importância dos índices e cálculos, conforme constam na legislação fiscal, trabalhista e previdenciária brasileira.

O principal objetivo deste estudo se insere na perspectiva elucidar conhecimentos contábeis que possam auxiliar tanto o público interno quanto externo de uma empresa a compreender a importância das Análises de Demonstrações Contábeis para o sucesso, transparência e credibilidade de uma organização.

Neste artigo veremos as teorias sobre a importância das demonstrações contábeis, segundo as Leis nº 6.404/76, nº 11.638/07 e nº 11.941/09 que trouxe a forma de pensar e fazer contabilidade, onde se utiliza a essência sobre a forma.

2 ADERÊNCIA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Conforme a lei 6.404/76, as demonstrações contábeis ou financeiras, são relatórios elaborados com as informações extraídas dos registros contábeis mantidos pela entidade. O objetivo dessas demonstrações é proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos Fluxos de Caixa da entidade que seja útil aos usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas. Além de apresentar os resultados da atuação da administração na gestão da entidade e sua capacitação na prestação de contas quanto aos recursos que lhe foram confiados.

No Artigo 176 da lei nº 6.404/76, determina que ao final de cada exercício social a diretoria elaborará com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial (BP), Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), e Demonstração do Valor Adicionado (DVA).

O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil mais importante, pois contém todos os lançamentos contábeis da empresa em um determinado período, sendo lançado todos os valores no ano do exercício. O BP deve ser estruturado observando-se a disciplina contida nos Artigos 178 a 184 da Lei nº 6.404/76. E é composto por duas partes: Ativo e Passivo. O Caput do Artigo 178 da lei citada, estabelece que no Balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrarem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e análise da situação financeira.

Segundo o Art. 183 da Lei nº 6.404/76, no balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:

I – As aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos, classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo: Redação dada pela Lei nº 11.638 de 2007.

  1. Pelo seu valor justo, quando se tratar de aplicações destinadas à negociação ou disponíveis para venda; (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009).
  2. Pelo valor de custo de aquisição ou valor de emissão, atualizado conforme disposições legais, ou contratuais, ajustado ao valor provável de realização, quando este for inferior, no caso das demais aplicações e os direitos e títulos de créditos; (incluída pela Lei nº 11.638, de 2007).

3.0 NORMAS CPC

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) foi idealizado a partir da união de esforços e comunhão de objetivos das várias entidades que regulam normas contábeis no Brasil, dentre as quais, o CFC, a CVM e o IBRACON.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (441.8 Kb)   docx (240.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com