TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE GERENCIAL

Por:   •  14/5/2018  •  Abstract  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA - GOIÁS

CURSO BACHARELADO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ALUNAS: CAMILA DOS SANTOS

GRAZIELLA CARVALHO SILVA DE OLIVEIRA

MARIA EDUARDA CRUZ NATIVIDADE

 

A CONTABILIDADE GERENCIAL

Itumbiara

2018

ALUNAS: CAMILA DOS SANTOS

GRAZIELLA CARVALHO SILVA DE OLIVEIRA

MARIA EDUARDA CRUZ NATIVIDADE

A CONTABILIDADE COMO AUXILIO NO PROCESSO DECISORIO

Projeto de pesquisa apresentado dentro da disciplina de fundamentos da contabilidade, do Curso de Ciências Contábeis, do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, Goiás, com a finalidade de obtenção de pontuação.

Orientadora: Tamires Sousa Araujo

Itumbiara

2018

  1. O papel dessa ferramenta como base na tomada de decisão

Atualmente os gestores procuram várias formas de ajuda na  tomada de decisão. Quando o assunto é a vida da empresa, tem que se ter muito cuidado, pois uma decisão errada pode gerar vários fatores negativos. Assim eles contam com algumas ferramentas para auxílio, como: informação atual e precisa, qualidade na informação, informações resumidas, entre outras.

Coronado (2012, p.29) afirma-se que “a contabilidade gerencial é uma das áreas da organização com as funções especificas de gestão, decisão, mensuração e informação”. Conforme Crepaldi (2012, p. 6) a contabilidade gerencial “ é voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuado por um sistema de informação gerencial”.

Seguindo esse conceito se percebe que a contabilidade gerencial é uma ferramenta importantíssima para a tomada de decisão, pois ela contém as informações necessária pra que os gestores possam ter pleno conhecimento de como está a empresa. E com a informação precisa e resumida poder tomar a decisão mais acertada para o momento.

Assim Iudícibus (2010 p. 2) enfatiza que o grupo de pessoas e interesses que necessitam da informação gerencial são: sócios, acionistas, proprietários, administradores, diretores e executivos. Ele ainda afirma que as finalidades para quais a informação contábil é utilizada são a de planejamento, controle e auxilio no processo decisório.

Iudícibus (2010, p. 3) esclarece que planejamento é o processo de decidir que curso de ação deverá ser tomado para o futuro, e que controle pode ser conceituado como um processo pelo qual alta administração se certifica, na medida do possível que a organização está agindo em conformidade com os planos e politicas traçados pelos donos de capital e pela própria alta administração.

Iudíbus (2010, p. 6) afirma que processo decisório é o conjunto de ações que faz com que se consiga obtenção dos objetivos desejados, definido pelo planejamento.

Assim entende-se que a contabilidade gerencial passa por essas 3 etapas para assim, oferecer a informação mais completa e correta para a tomada de decisão da empresa naquele momento.

Segundo Bazzi (2015) a contabilidade gerencial apresenta várias funções que devem ser desempenhadas em uma empresa para que ela possa atender ao seu objetivo primordial. “Essas funções de acordo com Alves (2013), surgiram das demandas que foram imputadas á contabilidade”.

Assim sendo entende-se que essas funções são o ponto chave para gerar as informações necessárias empresariais, levando em conta uma análise mais atenta de todo o processo produtivo.

Para Jiambalvo (2009), “a contabilidade gerencial deve gerar informações para analises e tomadas de decisões por meio do sistema de informações gerencias que serve de base para os processos de planejamento.”

Portanto pode se dizer que os contadores são essenciais na tomada de decisão das empresas, pois são através deles que se tem as informações necessárias para o planejamento e, posteriormente tomar as decisões mais acertadas com base nos relatórios contábeis precisos que são por eles fornecidos.

Sendo assim com o crescimento do mercado a contabilidade passou a ser avaliada em busca de achar sua capacidade de fornecer informações que seriam úteis no processo dos solicitantes de tais informações.

“As estimativas efetuadas de acordo com os princípios contábeis anteriores somente podem ser alteradas para corrigir erros, ou em virtude de diferenças de aplicação de princípios.” (ANTUNES; MARINOVIC; MALUSÁ, p. 12)

Antes os princípios contábeis eram usados somente em casos onde havia erros a ser corrigidos ou quando dava alguma alteração e diferenças nas aplicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (114.7 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com