TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE GERENCIAL

Por:   •  23/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.033 Palavras (9 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Segundo Barros (2002, p.01) a Contabilidade é um instrumento de extrema importância, sendo necessária para todas as empresas independente do seu porte, forma de tributação ou seguimento.

O objetivo principal da contabilidade é basicamente fornecer informações econômicas para vários usuários, como por exemplo: Bancos, Investidores, Fornecedores, Sindicato, Governo e Funcionários. A contabilidade utiliza os resultados para avaliar o desempenho dos negócios e assim aplicar diretrizes e tomar decisões.

A Natura trata-se de uma empresa de SA, ou seja, uma empresa de capital aberto, portanto seus resultados são utilizados para fins orientadores e são analisados por Investidores e pelos administradores da empresa. A Natura por ser uma empresa de grande porte deve ser submetida a uma auditoria externa seguindo a Lei nº 6.404/1976.

Com o objetivo de mostrar de forma ampliada os resultados da empresa Natura irei trazer nesse trabalho uma análise fundamentalista das ações no período de 2017 para 2018 através das demonstrações contábeis que segundo Rangone (1997) ligam a administração a contabilidade com a estratégia enfatizando a importância de se utilizar medidas não financeiras a fim de avaliar o seu desempenho.

Seguindo esse raciocínio iniciarei avaliando os balanços juntamente com a DRE da empresa citada acima.

Desenvolvimento

Como mencionado acima, nesse trabalho irei trazer algumas análises fundamentais para demonstrar a saúde financeira da empresa em questão. Serão elas, as análises verticais e horizontais e de indicadores financeiros.

Análise Horizontal

A Análise horizontal tem como objetivo analisar as variações que ocorreram em um determinado período consecutivo sendo possível verificar como foi o seu desempenho e como se encontra a situação atual da empresa.
Logo abaixo, comparei os valores referente ao período de 2017 para 2018 da empresa em questão:

[pic 1]

Balanço Patrimonial Natura anos 2017 e 2018

Ativos:

Logo de início, é possível observar na análise dos ativos que a empresa sofreu uma redução na liquidez, identificada a partir da redução de ativos circulantes em 20% em relação ao ano anterior. Houve também uma redução nas aplicações financeiras de um pouco mais de 1 milhão, aparentemente esse valor foi utilizado para investimento, pois houve um aumento de quase 1 milhão nesse ativo. Futuramente seria interessante analisar se essa variação nas aplicações financeiras com os investimentos afetou de alguma forma o comprometimento com os executáveis a curto prazo. Foi possível identificar também uma variação significativa no realizável a longo prazo, possivelmente houve um aumento de valores a serem realizados com o prazo superior a 360 dias.

Os demais valores do ativo não sofreram grandes variações:

[pic 2]

Balanço Patrimonial Natura anos 2017 e 2018

Passivo:

No passivo circulante, assim como no ativo circulante, houve uma redução acentuada, comparada com o ativo, a variação chegou a ser um pouco mais de 50%. Com isso foi possível perceber que a empresa adquiriu um controle mais eficaz sobre sua liquidez, isso porque diferente de 2017, em 2018 a empresa passou a possuir os valores de ativo maiores que os valores do passivo indicando uma possível geração de caixa que poderá ser explicada através do DRE.

Continuando a análise horizontal do passivo circulante, na linha de empréstimos e financiamentos foi possível identificar uma redução que provavelmente refletiu na linha de empréstimos e financiamentos do passivo não circulante, chegando à conclusão de que esses valores podem ter sido renegociados.

Houve uma grande variação na linha de obrigações sociais e trabalhistas, indicando uma possível movimentação prevista para 2019, pois não houve variação no estoque da empresa.

Quanto aos demais valores, não obtiveram variações significativas.

Patrimônio Líquido

Ao comparar o período de 2017 e 2018 da empresa Natura, foi possível perceber que 2018 não trouxe grandes resultados, ou seja, a empresa não sofreu uma evolução, porém não está descartado a hipótese de a inflação ter algum envolvimento com essa baixa variação. O aumento das despesas operacionais pode ser um reflexo da variação das despesas trabalhistas mostrada no passivo circulante, que consequentemente afetou o balanço gerando um lucro apenas de 18% que foi menor que o ano anterior, resultado de um aumento de despesas não correspondido.

[pic 3]

Balanço Patrimonial Natura anos 2017 e 2018

DRE

No DRE é evidenciado se as operações de uma empresa obtiveram lucro ou prejuízo considerando um determinado período. E é exatamente esse ponto que irei analisar através do DRE da Natura:

[pic 4]
DRE Natura anos de 2017 e 2019

Observando o relatório de demonstrações de resultados de exercício da empresa em questão identifiquei que os valores de receita e de custos cresceram de maneira proporcional, houve um aumento de 8% em receita, seguido de 7% em custo. Há um ponto importante que tenho que ressaltar, uma variação de 13% nas despesas operacionais juntamente com uma diminuição na valorização da equivalência patrimonial que afetou diretamente o resultado das despesas e receitas financeiras resultando em uma redução de 2%.

Foi possível identificar também que o Lucro Líquido empresarial foi diretamente afetado devido ao aumento das despesas financeiras em relação aos demais ativos.

Análise Vertical

A análise vertical é um relatório que analisa contas diferentes em um único período, identificando a porcentagem de participação de um indicador específico.

Abaixo está a análise vertical da empresa Natura:

[pic 5]
Balanço Patrimonial Natura anos 2017 e 2018 com Análise Vertical

Análise Balanço 2017 e 2018

Nota-se que em 2017 a empresa apresentou um passivo circulante relativamente superior ao ativo circulante, uma variação em torno de 10% com empréstimos e financiamentos evidenciando que a Natura enfrentou problemas com cumprimento das obrigações do passivo circulante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (354.6 Kb)   docx (293.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com