TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE GERENCIAL

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.569 Palavras (11 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Aluna: Maria Aparecida Lopes de Oliveira Ramos                        RA 387403.

                

CONTABILIDADE GERENCIAL

Campo Grande – MS

Maio/2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Aluna: Maria Aparecida Lopes de Oliveira Ramos                RA 387403.

CONTABILIDADE GERENCIAL

Trabalho apresentado à UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP/ Centro de educação à distância relativo à Atividade Prática Supervisionada (ATPS) da matéria de Contabilidade Gerencial – Prof. Wagner Luiz Villalva.

Campo Grande – MS

Maio/2015

SUMÁRIO

01 – Introdução:........................................................................................................................04

02 – Qual o objetivo principal da Contabilidade Gerencial?....................................................05

03 – Quais os três Macros conjuntos de informações? Explica-los:.........................................05

04 – Quais são os objetivos dos Sistemas Contábeis em termos gerenciais?...........................05

05 – Onde termina a Contabilidade Financeira e começa a Contabilidade Gerencial?............06

06 – Enumerar dez funções do Contador Gerencial:................................................................06

07 – Quais são as características que o Contador Gerencial deve apresentar?.........................07

08 – Conceitos e comportamentos fundamentais dos custos: ..................................................07

09 – Processos e atividade nas empresas, atributos para a tomada de decisão:.....................09

10 – Quadro dos principais componentes do  orçamento de uma Empresa Industrial:............10

11 – Considerações Finais........................................................................................................11

12 – Bibliografia:......................................................................................................................12

01. Introdução:

        O conteúdo deste trabalho tem como objetivo apresentar a importância da Contabilidade Gerencial para as tomadas de decisão das organizações, identificar também como as escolhas dos gestores levam ao resultado positivo ou negativo, por isso a importância de ter uma fonte confiável de informação. Um dos principais objetivos da Contabilidade Gerencial é formar uma planilha de dados flexível e atualizada constantemente, para atender as solicitações dos gestores, pois a empresa tem necessidades de informações precisas e realistas sempre. A contabilidade gerencial é uma ferramenta que auxilia a administração da empresa no processo de redução de custos, aumento na lucratividade e no planejamento estratégico, é um excelente fornecedor de informações úteis para os órgãos do governo, devido a esta importância na geração de informação o profissional responsável pela contabilidade deve ser muito bem qualificado para fornecer as informações de forma clara e objetiva para que a empresa tenha segurança na hora de tomar a decisão.

 

02. Qual o objetivo principal da Contabilidade Gerencial?

        As organizações estão sempre em constante mudança, devido a este fato precisam de controles e de informações para se adequar as situações novas que vai surgindo. No passado a contabilidade era vista apenas como um meio de obter informações tributárias, hoje sua visão é mais ampla e completa, é utilizada como instrumento gerencial fornecendo dados importantes para a gestão do planejamento, execução e controle e avaliação de relatórios na tomada de decisão. O contador gerencial necessita de formação diferente da exigida para o contabilista formal, precisa de conhecimento matemático e estatístico, e na área de planejamento, estar sempre atualizado com a realidade da sociedade e aos avanços tecnológicos.      

 03.  Quais os três Macros conjuntos de Informações? Explicá-los.

        - Gerenciamento Contábil Global: Se caracteriza por se apresentar  de forma sintética, possibilita ao administrador uma visão ampla da empresa,  são informações canalizadas para planejar e controlar a empresa dentro da visão de um todo, esta voltado para o manuseio dos dirigentes.

        - Gerenciamento Contábil Setorial: Tem como objetivo suprir a demanda da média administração, as informações são um pouco mais detalhadas que a anterior, também se apresenta de forma sintética, a contabilidade é por responsabilidade ou as informações contábeis são classificadas por unidade, divisões, esta voltada para a parte de controle e acompanhamento, visa a parte de produção.

        - Gerenciamento Contábil Específico: Fornece informações relativas as atividades operacionais mais detalhadamente, sendo diretamente associadas a um setor especifico, consiste em um planejamento e orçamento para as ocorrências futuras, sendo voltada para a produção, trata do custeamento dos produtos, lançamentos e controles, sendo um auxilio para a tomada de decisão.

  04. Quais são os objetivos dos Sistemas Contábeis em termos gerenciais?

        Ter a possibilidade de ser utilizado por todo tipo de usuário com flexibilidade e fácil entendimento,  apresentar  componentes e integração com os objetivos da empresa, abranger informações para ter uma controladoria eficaz e estruturada, fornecendo a gestão o apoio, demonstrando o potencial contábil, objetivando extrair as possibilidades de informações necessárias para o melhor desempenho e funcionalidade operacional, apresentar e integrar os sistemas operacionais existentes na empresa, apresentar os requisitos necessários para o processo de decisão.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (167.1 Kb)   docx (40.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com