TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE GERENCIAL E SUA UTILIDADE

Por:   •  9/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Acadêmicos ¹

Tutor Externo²

  1. INTRODUÇÃO

Entre as diversas áreas de atuação do profissional graduado e habilitado em ciências contábeis, temos a função da contabilidade gerencial. Essa atividade vem se transformando em uma ferramenta de gestão que leva as empresas a outro nível de faturamento e lucratividade. A importância da contabilidade gerencial é garantir que os rumos da empresa sejam decididos baseados em dados fornecidos pela contabilidade de custos e financeira.

Durante a segunda metade do século XX, e até hoje, a tendência dominante na contabilidade gerencial tem sido o uso de dados contábeis cada vez mais detalhados. Trata-se de uma estratégia que vem se tornando cada vez mais decisiva e importante na gestão de uma empresa.

Além de fornecer informações para nortear a tomada de decisões importantes para uma empresa, a contabilidade gerencial também tem a função de realizar o planejamento de um negócio. Essa ação tem o objetivo de alcançar um controle contábil e financeiro eficaz, de modo que esses setores possam ser mais bem organizados, possibilitando que a administração seja capaz de visualizar com mais clareza todos os atos e fatos praticados no âmbito empresarial.

A contabilidade gerencial é essencial em toda empresa, pois ela permite conhecer com mais profundidade o cenário econômico de uma empresa.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O surgimento da contabilidade moderna ocorreu no norte da Itália no final do século XV, quando o Frei Luca Pacioli publicou sua obra “Contabilidade por Partidas Dobradas”, que parte da premissa que a situação financeira e os resultados operacionais de uma empresa são representados de forma mais efetiva quando há várias variáveis que, neste caso, são denominadas “contas”, e que cada uma destas contas reflete em um aspecto específico do negócio como um valor monetário. Sabe-se que esta metodologia não foi criada pelo Frei e que ela já era utilizada a pelo menos um século. Apesar da contabilidade moderna já existir há alguns séculos, ela só foi reconhecida como ciência no século XIX.

Hoje, a contabilidade é uma prática indispensável para uma boa administração, pois levanta dados gerenciais e operacionais importantes para o acompanhamento da evolução de determinada organização, bem como para servir de embasamento para decisões a serem tomadas. Não só no meio empresarial esta prática é importante, mas também, para qualquer pessoa que precise tomar determinada decisão o seu dia-a-dia, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, pois ela disponibiliza recursos que permitem uma melhor análise das informações dispostas e auxilia na tomada de decisão (TESSARI, 2013).

A contabilidade gerencial é um método que procura analisar os resultados financeiros e contábeis de uma empresa para direcionar a melhor maneira de gerir o negócio. É uma prática opcional para as empresas, mas que se faz muito importante quando se trata do planejamento de métodos para o atingimento dos objetivos previamente estipulados em determinada organização.

Diferentemente da contabilidade financeira, que é voltada para o público externo e é obrigatória, a contabilidade gerencial é voltada principalmente para o público interno, ou seja, administradores, sócios, gestores e até mesmo para demais funcionários. Ela não é obrigatória e tem como principal objetivo esclarecer o que está acontecendo dentro da empresa. As informações obtidas a partir dos relatórios gerencias são utilizadas pelos gestores para definir quais estratégias a empresa adotará para atingir os objetivos esperados e como utilizar seus recursos de forma mais eficiente.

De acordo com Sérgio de Iudícibus (1995, p.21), afirma-se que “a contabilidade gerencial, num sentido mais profundo, está voltada única e exclusivamente para a administração da empresa, procurando suprir informações que se ‘encaixem’ de maneira válida e efetiva no modelo decisório do administrador”.

FIGURA 1: DIFERENÇAS ENTRE CONTABILIDADE FINANCEIRA E CONTABILIDADE GERENCIAL[pic 2]

FONTE: GARRISON; NOREEN; BREWER (2007, p. 07)

A figura 1 mostra, de forma mais simplificada e objetiva, quais as principais diferenças entre a contabilidade gerencial e a contabilidade financeira.

De acordo com o site BLB Brasil, afirma-se que:

[...] a contabilidade gerencial volta-se para o usuário interno, alimentando diferentes planilhas, relatórios e outras ferramentas que fornecem dados para comparações, elaboração de orçamento, delimitação do ponto de equilíbrio, mix de produtos, correta definição do preço dos produtos ou serviços e até mesmo na definição de metas e objetivos da empresa. (GRUPO BLB BRASIL, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (163.5 Kb)   docx (97.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com