TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.371 Palavras (14 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL

[pic 3]

Itapuranga

2012

CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso Ciência Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o trabalho de Produção Textual Interdisciplinar Individual como o tema – Contabilidade, Orçamento e Direito Empresarial do 4º Semestre.

                                               Orientadores: Grupo de professores do 4º semestre

Itapuranga

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................ 4

1. CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL ......................... 5

1.1 Planejamento Financeiro ..................................................................................... 5

1.2 Cruzamento de Planejamento com Execução Real e Medidas corretivas .......... 6

1.3 Orçamento Flexível .............................................................................................. 7

1.4 Contabilidade Empresarial ................................................................................... 7

1.5 Pronunciamento Conceitual Básico (R1) ............................................................. 8

1.6 Pronunciamento Técnico CPC 27 .......................................................................10

1.7 Pronunciamento Técnico CPC 32 ...................................................................... 10

1.8 Pronunciamento Técnico CPC PME .................................................................. 10

1.9 Aplicação de Métodos Quantitativos na Contabilidade....................................... 11

1.10 Planejamento Tributário e Elisão Fiscal ........................................................... 12

1.11 Obrigações Legais Básicas das Sociedades Empresarias  ............................. 13

1.12 Isenção e Imunidade  ....................................................................................... 14

CONCLUSÃO .......................................................................................................... 15

REFERÊNCIAS ....................................................................................................... 16


INTRODUÇÃO

O trabalho buscará falar sobre orçamento empresarial destacando o planejamento financeiro das empresas, sua utilização e importância para as empresas, aborda sobre o cruzamento do orçamento com a execução real dos fatos  do exercício compreendido pelo planejamento.  

Será visto também no trabalho pronunciamentos contábeis CPC R1, CPC 27, CPC 32 e CPC PME, trazendo sua utilização e objetivos pelos profissionais da contabilidade na elaboração dos demonstrativos. Também abordará sobre a aplicação de métodos quantitativos utilizados nas atividades contábeis e assuntos de direito empresarial.

1. CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL

1.1 Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro é hoje fundamental para a organização de atividades empresarias, pois ele direciona os administradores e gestores objetivando sempre o alcance Maximo da perfeição das atividades. Devemos destacar que esta parte do planejamento é responsável por estabelecer metas para a realização de determinadas atividades com previsões previamente elaboradas de acordo com a política de investimentos a que os investidores ou sócios pretendem implementar para a empresa, traz decisões importantes de onde investir como será a realizacao de tais investimento o tempo que será gasto e o retorno financeiro esperado, entao podemos atribuir a esse planejamento como um direcionador das metas e dos objetivos almejados pelo seus idealizadores. É imprescindível destacar que alem de retorno financeiro o planejamento também almeja satisfazer os seus clientes e ter sucesso no mercado em que esta inserido.

A elaboração de um planejamento financeiro de uma empresa consumirá tempo, recursos financeiros, mão-de-obra e compromisso dos colaboradores que são aqueles que irão fazer parte da execução, atender até mesmo as pequenas necessidades, alem de prever situações possíveis bem como ter soluções para contornar tais imprevistos.

O planejamento financeiro pode ser ponto fundamental para o sucesso da administração sendo uma ferramenta poderosa que pode ser e deve ser utilizada para construção de resultados que projetem a empresa para um patamar de segurança e de crescimento, mas é importante ressaltar que este deve ser elaborado e seja seguido por todos aqueles envolvidos no planejamento, sob risco de serem invalidados se forem quebrados certos processos estabelecidos.

Para elaborar um planejamento financeiro é necessário seguir alguns parâmetros que irão delinear a estrutura do planejamento, no caso de empresas que já atuam no mercado deverá ser elaborado utilizando-se de dados passados para realizar projeções que permitam crescimento real em detrimento a outros já anteriormente alcançados, porem se a empresa irá iniciar deverá ser feito com base nos investimentos que serão disponibilizados pelos sócios que anteriormente devem procurar estabelecer questões mercadológicas.

Para realização do planejamento será necessário realização de orçamento geral que compreenderá orçamento operacional que compreenderá o orçamento de receitas, orçamento de todos os custos, o orçamento de custos de marketing, de distribuição, de atendimento ao cliente, custos administrativos. Depois de realizado este orçamento geral será elaborado de forma mais fácil o orçamento financeiro que será a descrição de quanto será necessário para a manutenção e regulação do orçamento geral sendo ele composto por orçamento de capital, orçamento de caixa, balaço orçado e demonstração dos resultados orçados, este orçamento financeiro é a etapa responsável por organizar estabelecer as entradas e saídas de recursos financeiros e de itens a serem utilizados no desenvolvimento das atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (197.5 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com