TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTROLADORIA DESTACA-SE EM QUAL IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Por:   •  15/10/2015  •  Resenha  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

LARISSA AYRES DE ABREU ALVES

CONTABILIDADE APLICADA

[pic 3]

Paragominas

2015

LARISSA AYRES DE ABREU ALVES

CONTABILIDADE APLICADA

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas  de  Perícia, Auditoria e Atuária, Controladoria, Planejamento Tributário e Seminário VII.

Prof.  Líbeni Marques de Araujo

Paragominas

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................5

2.1 A CONTROLADORIA DESTACA-SE EM QUAL IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLNEJAMENTO TRIBUTÁRIO?..................................................................................5

2.1.1 A CONTROLADORIA, BUSCANDO MINIMIZAR O CUSTO DE UMA EMPRESA, PODERÁ REALIZAR AQUISIÇÕES DE NOVAS EMPRESAS E NOVOS INVESTIMENTOS?......................................................................................................6

2.1.1.1 A CONTROLADORIA EM UMA CISÃO OBTERÁ QUAL FUNÇÃO?..............7

3 ESTUDO DE CASO..................................................................................................7

4 BALANÇOS PATRIMONIAIS PARA ESTUDO DE CASO........................................8

5 PARECER DO AUDITOR A RESPEITO DA DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL........13

6 CONCLUSÃO.........................................................................................................14

7 REFERÊNCIAS......................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

 A permanente busca de redução dos custos empresariais tem encontrado alternativas eficazes no planejamento tributário, tendo em vista a elevada carga tributária do país. São várias as formas de realização de planejamento tributário. Em termos metodológicos, para se comprovar tal hipótese, é necessário primeiramente a compreensão de alguns conceitos fundamentais, tais como: planejamento tributário, reorganização societária e seus institutos (fusão, incorporação e cisão). Temos também como assunto a Controladoria, que é uma atividade e um campo do conhecimento híbrido, que recebe conceitos e conhecimentos da Contabilidade,e da Administração, sendo responsável pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A CONTROLADORIA DESTACA-SE EM QUAL IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?

A controladoria através de suas funções (planejamento, controle, contabilidade e informação) as utilizará como ferramentas que a empresa usará para a eficácia do planejamento tributário em todos os níveis da empresa. Na elaboração dos objetivos e metas, no planejamento, a controladoria colabora no planejamento tributário através da sua gestão na identificação da atividade que a empresa irá seguir, como a executará, na elaboração de seus contratos, na definição da forma de tributação, na estruturação do orçamento e na avaliação do melhor método de avaliação dos estoques.Na execução do controle a controladoria no auxílio do planejamento tributário irá verificar se os contratos estão sendo cumpridos, averiguar se os estoques estão avaliados pelos métodos propostos, verificando a execução do orçamento, alterando o planejamento quando necessário, controlando os impostos e as contribuições e ainda diagnosticando a postergação, redução ou extinção dos tributos. A contabilidade delineia, estabelece e mantém o sistema de contabilidade gerencial e financeiro. No planejamento tributário ela possui a função de executar o orçamento, calcular os tributos e retê-los quando for o caso, além de manter um sistema de custos em todos os níveis da 48 empresa. Cabe a contabilidade ainda a elaboração e transmissão das obrigações assessorias, a geração dos relatórios gerenciais e das informações para os relatórios societários. A controladoria prepara, analisa e interpreta os resultados financeiros. Esta função é utilizada para interpretar e dominar a legislação vigente e suas alterações, além de aprimorar os métodos já adotados de planejamento, interpretar e avaliar os relatórios emitidos pela contabilidade e identificar a necessidade de informação para cada usuário. O planejamento tributário depende de fatores internos e externos e a controladoria como um órgão administrativo, que está sempre atento às mudanças no mercado e em todas as atividades e níveis da empresa. Poderá através de suas funções, como foi demonstrado neste estudo, auxiliar no planejamento, na execução e no controle do planejamento tributário, para que a empresa obtenha o que almejou (redução, postergação ou extinção dos tributos) e conseqüentemente um bom fluxo financeiro.

 

2.1.1  A CONTROLADORIA, BUSCANDO MINIMIZAR O CUSTO DE UMA EMPRESA, PODERÁ REALIZAR AQUISIÇÕES DE NOVAS EMPRESAS E NOVOS INVESTIMENTOS?


 Ao se falar de otimização de custos, não estamos relacionando somente ao corte e à redução do uso de matéria-prima e material humano. Otimizar consiste em planejar e executar ações para eliminar do processo as atividades que não agregam valor ao produto. Para que essa redução de custos seja eficaz, ela tem que ser permanente e generalizada, não podendo ser temporal, e é através da Controladoria que se deve ter uma política de redução de custos. Uma política de redução de custos é o conjunto de diretrizes coordenadas pela alta administração da empresa, objetivando a redução permanente e geral de custos e despesas, através de vários enfoques coordenados e integrados, medidas e procedimentos específicos, para obtenção de ganhos gerais de eficiência e produtividade. A Controladoria começa com o entendimento de que todos os recursos que são mobilizados e utilizados pelas organizações têm um objetivo maior: produzir valor. Os principais fundamentos da Política de Redução de Custos (PRC) são generalidade, integração e permanência. Uma excelente ferramenta que facilita a solução dos três problemas citados acima é a criação do Departamento de Controladoria e Gestão nas empresas. Esse departamento vem da necessidade de um acompanhamento mais ágil e aprofundado do desempenho econômico-financeiro da empresa. A Controladoria, no mundo moderno, deve ser considerada um suporte indispensável na tomada de decisões, as informações geradas por esse órgão deve estar sempre “on line” e confiáveis para auxiliar neste processo que, conjuntamente com a logística, tem como objetivos a redução de custos e aumento da lucratividade, para garantir a sobrevivência da empresa moderna (PADOVEZE, 2003).
As organizações estão mais inteligentes e procuram profissionais capazes de processar suas experiências com o mercado, com clientes, parceiros e fornecedores, de forma que lhes permita criar ambientes onde possam ter sucesso.
Enquanto a função do contador financeiro-fiscal se preenche e se esgota com a produção dos demonstrativos contábeis-financeiros, a função do Controller é muito mais abrangente e complexa, pois cabe a ele identificar, prever, mensurar e avaliar o impacto das forças críticas ambientais sobre os resultados da empresa. 
As margens de lucro das empresas só podem ser maximizadas através de um rigoroso controle sobre todo o processo administrativo e produtivo, visto que custos e despesas precisam ser controlados de forma racional e inteligente, para que se tenha muita agilidade na tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com