TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Clássica da Administração .

Por:   •  2/4/2015  •  Seminário  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 1 - Etapa 2

Vídeo - Teoria Clássica da Administração

A administração possui 14 princípios criados por Henri Fayol, segundo ele podem ser usados em qualquer época ou lugar.

Unidade de comando, unidade de direção e centralização.

Busca uma centralização da autoridade no topo da hierarquia para em melhor desempenho da equipe. Autoridade é o direito de ordenar, delegar tarefas e esperar-se a obediência de tais ordens.

Equidade: É um principio para que seja aplicado a junção nas organizações, assim aumentando a lealdade e a estabilidade dos funcionários dessa empresa.

Divisão de trabalho: É importante essa divisão para que aja uma maior eficiência da produção e que exerça um trabalho em equipe.

Espírito de equipe: Diz sobre a harmonia do grupo.

Ordem: É o ato de manter cada coisa em seu lugar na organização, não gerando uma bagunça na empresa.

Disciplina: É quando os funcionários dessa organização são seguidores das normas e para o melhor da empresa.

Iniciativa: Tomar a frente dos demais, pensando no bem da empresa e não de si próprio.

Remuneração Pessoal: Deve ser justa para garantir a satisfação e manter a motivação dos trabalhadores.

Etapa 1 - Passo 3

A empresa JC Confecções está com problemas com relação a queda nas rendas, reclamações dos clientes quanto a qualidade dos produtos, reclamações quanto ao atendimento, entre outros problemas;

Vamos analisar esses problemas por partes:

Queda nas vendas : A queda nas vendas, pode ocorrer por vários motivos , mas vamos ver os que já são conhecidos por nós, no caso da empresa essa queda pode ser originada pela má qualidade dos produtos e do atendimento.

Quanto a qualidade do produto e do atendimento, algo que poderia ajudar é uma "Melhor seleção dos trabalhadores" como Taylor colocava em sua teoria, pois com uma mão-de-obra de melhor qualidade, os produtos e o atendimento passariam a ser melhor avaliados pelos clientes.

Também foi verificado que os trabalhadores estão desmotivados (E esse pode ser outro motivo pela qualidade dos produtos e o atendimento), e esse problema seria resolvido com melhores remunerações e com um plano de carreira melhor desenvolvido.

Voz de comando: Não existe voz de comando na empresa.

Para Fayol a empresa necessita ter uma unidade de comando e uma subordinação, ao interesse individual ao coletivo.

Um problema também visto na empresa é que os responsáveis pela parte administrativa que são: José e mais duas funcionarias, já o proprietário Carlos que é o responsável pela produção "Junto com mais oito funcionários que alterna suas tarefas."

Taylor e Fayol citavam em suas teorias a importância da divisão do trabalho, e divisão da autoridade e responsabilidade, e no caso dessa empresa é possível observar que não ocorre essa divisão.

A empresa não tem nenhum tipo de planejamento, procedimento e definição de cargos, (Pelo fato dos sócios não terem experiência em administra.

Fayol prezava a existência de unidade de direção e uma melhor distribuição das cadeias hierárquicas.

E vemos na JC Confecções que não há Hierarquia, pois não existe definição dos cargos.

Etapa 2 – Passo 1

Vídeo: Teoria clássica da administração

Jules Henri Fayol foi o fundador da teoria clássica, dedicou-se ao estudo das funções administrativas.

É considerado o pai da gestão administrativa, ele dividiu as funções administrativas em: Planejamento, organização, coordenação, comando e controle.

Fayol pensava na empresa de cima para baixo, focando primeiramente os cargos de chefia e depois os cargos mais baixos.

Também fundamentou quatorze princípios para a administração, esses são: Divisão de trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação, remuneração pessoal, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade pessoal, iniciativa e espírito de equipe.

Fayol destacava bastante a importância da análise da empresa como um todo,por isso desenvolveu esses quatorze princípios para o sucesso de uma organização.

Princípios que hoje são fundamentais dentro de uma empresa,na ausência de desses princípios essa estará fadada ao fracasso.

Etapa 2- Passo 2

Abordagem clássica da Administração

Se hoje dentro das organizações temos recursos como atividades de planejamento , organização , direção, utilização de recursos físicos e matérias disponíveis onde planejamento consiste em definir os objetivos para traçar metas identificado forças, fraquezas, oportunidade e ameaças onde organizar significa preparar processos a fim de obter os resultados planejados controlar e acompanhar todos os processos foram graças aos grandes mestres q tiveram inicio com Taylor e Fayol.

Fayol é considerado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com