TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Consultoria Empresarial para solucionar o problema

Por:   •  13/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.973 Palavras (8 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O gerente Sr. Luis Augusto da loja Casa Ceará percebeu que funcionários de diversos setores da empresa não estavam se relacionando bem, estavam descontentes e infelizes, sem nenhum objetivo aparente. Com isso, o lucro da empresa acaba sendo prejudicado, pois os funcionários não estão se dedicando totalmente aos seus clientes, ao seu trabalho. Os setores não entendem a importância que tem para o bom funcionamento da empresa, em modo geral.

Por isso o Sr. Luis Augusto procurou ajuda de uma empresa de Consultoria, contratando a Martins Consultoria Empresarial para solucionar o problema, dos funcionários para que possam trabalhar mais contentes e oferecer o melhor para os clientes.

Quando o funcionário entende os valores, a visão, a missão da empresa e os seus objetivos, eles se sente parte da empresa, se sente útil, tem mais liberdade para propor idéias que ajude a melhorar a empresa, ele se sentirá realizado, importante, irá trabalhar feliz com um sorriso no rosto, gerando assim mais e mais lucros para a empresa. O papel do Sr. Luis Augusto é de máxima importância nesse projeto, pois os comportamentos dos lideres são totalmente decisivos em um ambiente organizacional. Sendo assim, o papel dele é essencial para auxiliar na orientação e direcionamento do comportamento dos seus funcionários para garantir resultados excelentes e produtivos nas atividades que iram ser exercidas por todos.

ETAPA 01

PASSO 01

Empresa Martins Consultoria Empresarial

PASSO 02

Liderança

É definida como uma forma de dominação, ou controle, baseada no prestígio e aceito pelo dirigido. Mas, com a evolução das teorias que estudam a liderança, levando-se em consideração as situações, a figura do líder, e mesmo as relações entre líder e liderados, este conceito vem mudando e liderança passa a ser não apenas dominação ou controle, mas um papel assumido, conscientemente ou não, pela pessoa do líder.

A liderança pode funcionar de duas formas: ela pode ser uma autoridade delegada, quando o líder é aquele que possui um cargo de liderança, mas não necessariamente lidera, ou influenciar, sua equipe; ou a liderança pode ser uma autoridade natural, quando o líder é aquele que consegue influenciar ou direcionar a equipe sem, necessariamente, possuir um cargo de liderança. A liderança pode surgir de uma forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder é eleito por uma organização.

A Maiêutica foi elaborada por Sócrates no século IV a.C. Através desta linha filosófica ele procura dentro do Homem a verdade. É famosa sua frase “Conhece-te a ti mesmo”, que dá início à jornada interior da Humanidade, na busca do caminho que conduz à prática das virtudes morais. Através de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz idéias complicadas.

Sócrates, seu criador, nasceu por volta de 470 ou 469 a.C., na cidade de Atenas. Ao longo de sua vida ocupou alguns cargos públicos, mas seu comportamento sempre foi modelo de integridade e ética. Sua educação se deu principalmente através da meditação, moldada na elevada cultura ateniense deste período. Ele acreditava não ser possível filosofar enquanto as pessoas não alcançassem o autoconhecimento, percebendo assim claramente seus limites e imperfeições. Assim, considerava que deveria agir conforme suas crenças, com justiça, retidão, edificando homens sábios e honestos, ao contrário dos sofistas, que só buscavam tirar vantagens pessoais das situações.

Sua forma de viver, porém, com liberdade de opinião, considerações críticas, ironia e uma maneira específica de educar, provocaram a ira geral e lhe angariou uma lista de inimigos. Sob a ótica de seus contemporâneos, ele era visto como líder de uma elite intelectual. Acusado de perverter os jovens e de substituir os deuses venerados em sua terra natal por outros desconhecidos, ele negou-se a elaborar uma defesa própria, pois argumentava que seus ensinamentos eram imortais, não algo para ser compreendido e aceito naquele momento, no âmbito da vida material. Assim, preferiu morrer, recusando inclusive a fuga providenciada por seu discípulo.

O filósofo busca o conhecimento através de questões que revelam uma dupla face – a ironia e a maiêutica. Através da ironia, o saber sensível e o dogmático se tornam indistintos. Sócrates dava início a um diálogo com perguntas ao seu ouvinte, que as respondia através de sua própria maneira de pensar, a qual ele parecia aceitar. Posteriormente, porém, ele procurava convencê-lo da esterilidade de suas reflexões, de suas contradições, levando-o a admitirem seu equívoco.

Visão Sistêmica

Fala-se muito em visão sistêmica, principalmente em processos de seleção de profissionais de nível superior e de executivos, quando, então, ela se torna um dos requisitos obrigatórios, também chamados de competências, a serem atendidos para que o candidato avance na sua caminhada em busca da conquista daquela vaga para a qual está concorrendo. Mas será que ter visão sistêmica de fato é uma competência? E se for uma competência, seria nata ou é mais uma daquelas que podem ser desenvolvidas? Não basta fazer planejamento financeiro, nem fazer planejamento estratégico. Também não adianta somente criar um ritmo organizacional eficaz ou fazer medições competentes. É preciso levar para toda a organização o que significa pessoas e processos que fazem parte dela até clientes e a sociedade propriamente dita padrões de altíssima qualidade que fazem parte de um modelo de excelência em gestão.

Isso só acontece quando as pessoas envolvidas nos processos têm uma visão sistêmica do negócio. Ou seja, quando conseguem literalmente. A empresa como um todo, em todas as suas partes, interna e externamente, seja qual for seu tamanho ou setor.

Visão Sistêmica é isto: a forma de entender a organização como sendo um sistema integrado inclusive à sociedade. Justamente por ser um sistema integrado, o desempenho de um componente pode afetar não apenas a própria organização, mas todas as suas partes interessadas.

PASSO 03

“EMPRESA VAREJISTA ESCOLHIDA O EXTRA”

Extra (varejo)

Companhia Brasileira de Distribuição

O Extra nasceu quando o Grupo Pão de Açúcar modernizou a sua rede de hipermercados Jumbo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com