TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Consultoria contábil como estratégia organizacional para micro e pequenas empresas do ramo de Hotelaria

Por:   •  2/6/2018  •  Artigo  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 6

A consultoria contábil como estratégia organizacional para micro e pequenas empresas do ramo de Hotelaria

2017

1 INTRODUÇÃO

Os primeiros registros de hospedagem surgiram no sec. XV A.C. em viagens entre a Europa e Oriente Médio os comerciantes ficavam em quartos ou casas de outras pessoas. Em 1951 as tarifas de cobrança de hospedagem foram regulamentadas, incluindo serviços de limpeza e alimentação implantado na Inglaterra entre os anos de 1750 a 1820.

Segundo CASTELLI (1992),

“o hotel é um estabelecimento comercial de hospedagem, que oferece aposentos mobiliados, com banheiro privativo, para ocupação iminente ou temporária, oferecendo serviço completo de alimentação, além dos demais serviços inerentes à atividade hoteleira”.

No Brasil em meados do sec. XVII foram registradas as primeiras hospedagens na Cidade de São Paulo, que por sua vez faz parte integrante do histórico do desenvolvimento do ramo da hotelaria no Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, o setor movimenta a economia do país com mais de 2 bilhões ao ano.

Com o mercado em ascensão o setor estima que do ano de 2015 até no ano de 2020 sejam investidos mais de 12,8 bilhões no ramo resultando num crescimento de 75% de quartos disponíveis para hospedagem.

Para uma empresa evoluir de maneira saudável e acompanhar este crescimento rápido, é necessário traçar um bom planejamento estratégico.

Para se conceituar o planejamento empresarial existe uma certa dificuldade, entretanto, Steiner (1969 p.12) estabeleceu as cinco dimensões do planejamento:

”A primeira dimensão corresponde ao assunto abordado, que pode ser produção, pesquisa, novos produtos e outros;

Outra dimensão corresponde aos elementos do planejamento, como objetivos, estratégias, políticas, entre outros;

Uma terceira dimensão corresponde às unidades organizacionais onde o julgamento é elaborado, e nesse caso pode-se ter planejamento corporativo, de produtos, de grupos funcionais e outros;

Outra dimensão corresponde às unidades organizacionais onde o julgamento é elaborado, nesse caso pode-se ter planejamento corporativo, de subsidiárias, de grupos funcionais, de divisões, de departamentos, de produtos e outros;

Uma Quinta dimensão corresponde às características do planejamento que podem ser representadas por complexidade ou simplicidade, qualidade ou quantidade, estratégico ou tático, formal ou informal, econômico ou caro.”

Nesta linha de pensamento Steiner evidencia a amplitude e abrangência do planejamento estratégico. Desta maneira é possível realizar o aproveitamento dos recursos existentes para conduzir a organização com eficiência e eficácia, para que continue sua evolução no mercado.

Em Nova Mutum, segundo pesquisa junto a Acenm CDL, o município conta com 19 hotéis devidamente em funcionamento.

As Micro Empresas e Empresas de Pequeno porte em sua maioria são empresas familiares que contam cm o próprio dono para realizar a gestão e administração do negócio, sabe-se que toda empresa necessita de um profissional contábil para realizar os registros e prestação de contas das entidades.

Marion (2009 p. 27), conceitua as funções do Contador:

“A função básica do Contador é produzir informações úteis aos usuários da Contabilidade para a toada de decisões. Ressaltemos, entretanto que em nosso país, em alguns seguimentos de nossa economia, principalmente na pequena empresa, a função do contado foi distorcida (infelizmente), estando voltada exclusivamente para satisfazer as exigências do fisco.”

É possível analisar que o contador para a visão dos pequenos empresários, está limitado a uma pequena fatia de seu norral de atividades que podem ser exercidas para auxilia-los junto a planejamentos e entendimento dos negócios.

Marion (2009 p. 29) afirma que:

“A Contabilidade é uma das áreas que maus proporcionam oportunidades para o profissional. O estudante que optou pelo curso superior de contabilidade terá inúmeras alternativas.”

Dentro do leque que a Contabilidade abre para os profissionais Marion cita o seguimento do Consultor Contábil, que além da assessoria na parte fiscal da organização, poderá através das informações e demonstrações contábeis arquitetar juntamente com os empresários uma linha formulando estratégias para maximizar seus resultados.

No setor da hotelaria iremos reconhecer e entender os procedimentos administrativos organizacionais e operacionais de funcionamento das empresas deste ramo, bem como estudar a vida econômica financeira e contábil destas organizações, visando o entendimento de quais meios são utilizados para as mesmas realizarem o planejamento estratégico, e a percepção dos empresários quanto aos serviços prestados pelos contadores. Bem como levantar a percepção dos contadores sobre a aceitação dos empresários ao oferecer tais tipos de serviços de consultoria e assessoria que fujam da contabilidade básica.

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA

O ramo de hotelaria em Nova Mutum/MT, vem em ascensão nos últimos anos, em pesquisa de mercado foram contabilizados 19 hotéis em funcionamento na cidade (ACENM-CDL, Nova Mutum). Nova Mutum se destaca pela obtenção de um dos maiores PIB do Brasil, reconhecida pela agroindústria é também detentora de grandes frigoríficos, de um comércio aquecido, bem como por portar um dos polos da Universidade Estadual do Mato Grosso, resultando em atrair um grande número pessoas em busca de carreira profissional e trabalho, dentre outros tais como, investidores, representantes comerciais, auditores, visitantes e etc.

Esses indivíduos afastam de seus lares e uma das alternativas para suprir as necessidades de moradia seria as temporadas em hotéis, aquecendo assim o setor de hotelaria.

As empresas de pequeno porte em sua maioria são empresas familiares aos quais os próprios empresários são os administradores, nem sempre dotados de conhecimentos administrativos, mercadológicos e econômicos, porem toda empresa independente de seu porte necessita de serviços contábeis, podendo contratar as empresas de contabilidade ou os profissionais autônomos habilitados para o registro, controle e prestação de suas contas.

1.2 PROBLEMA DE PESQUISA

Destarte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com