TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Ambiental

Por:   •  16/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

                                CONTABILIDADE AMBIENTAL [pic 1]

Alunos: Elizabeth de Oliveira - 6º período de Caratinga

Lorrayne Souza, Mateus Henrique, Nicolas Calazans - 7º período de Caratinga

[pic 2]

[pic 3]

        QUESTÕES PARA APS

  1. Discorra como ocorreu o início da contabilidade ambiental.
  2. Explique o objetivo e finalidade da contabilidade ambiental.
  3. Quais as quatro dimensões da contabilidade, de acordo com Ribeiro (2010)? Descreva cada uma.
  4. Pesquise sobre os aspectos históricos da contabilidade ambiental e a relação da mesma com o meio ambiente.

Atenção:

Utilize o texto acima, os materiais disponibilizados em sala e informe as fontes que utilizar para realização da APS (além das citadas).

TODOS OS ACADÊMICOS DEVERÃO POSTAR SUA APS NO ADX.

  1. A contabilidade ambiental aparece como uma ciência contábil de fato em fevereiro de 1998, com a finalização do “Relatório financeiro e contábil sobre o passivo e custos ambientais”, pelo Grupo de Trabalho Intergovernamental das Nações Unidas de Especialistas em Padrões Internacionais de Contabilidade e Relatórios.

A contabilidade ambiental surgiu por causa da preocupação com o meio ambiente, surgiu como um ramo da ciência contábil destinada a avaliar e mensurar as movimentações economias e financeiras que envolvem o meio ambiente (KRAEMER, 2005).

  1. Objetivo da contabilidade, por sua vez, é o patrimônio das empresas. Patrimônio este representado por um conjunto de bens, de direitos e obrigações. Costa (2012) salienta que a consagrado objetivo desta ciência, ou seja, a riqueza das células associar, passou, instintivamente, por uma ampliação indagativa. Propiciar informações regulares aos usuários internos e externos acerca dos eventos ambientais que causaram modificações na situação patrimonial da respectiva entidade, quantificado em moeda.

A contabilidade Ambiental é justamente registrar e controlar os dados relacionados às ações empresariais que afetam o ambiente. Para isso, o profissional deve determinar as informações contábeis que garantem um lucro sustentável.

  1. Segundo Ribeiro (2010), contabilidade se divide em quatro dimensões. Entre elas a dimensão jurídica que diz que os interesses e objetivos dos proprietários ou acionistas não coincidem com os da empresa em si, a dimensão econômica que faz análise do patrimônio da empresa e suas mutações, dimensão organizacional que faz uma análise na atuação dos gestores responsáveis pelo controle de recursos e apurar uma possível má administração por parte desses

gestores e pôr fim a dimensão social e faz uma análise dos benefícios que a entidade trás para a sociedade.

  1. Contabilidade Ambiental não é uma nova ciência mais sim, uma parte da Contabilidade conhecida que tem o objetivo de identificar, mensurar e esclarecer os eventos e transações econômico-financeiros que estejam relacionados com a proteção, preservação e recuperação ambiental ocorridos em um determinado período, visando evidenciar a situação patrimonial de uma entidade (Ribeiro, 2006).

Contabilidade Ambiental é a contabilização dos benefícios e prejuízos que o desenvolvimento de um produto, ou serviço, pode trazer ao meio ambiente. É um conjunto de ações planejadas para desenvolver um projeto, levando em conta a preocupação com o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (83.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com