TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Aplicada

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................10

4 REFERÊNCIAS ......................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordamos a Embrapa, refere se aos projetos sociais desenvolvidos por esta entidade, bem como a disponibilização do balanço social desta.

Tem como objetivo a prestação de contas e demonstrativos contábeis.

Está organizado em um relatório evidenciado no desenvolvimento, onde foram abordados itens de probabilidade de salários de pesquisas vinculadas a esta, despesas públicas e documentos exigidos, tomada de contas especiais.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com alguns artigos e reportagens.

2 DESENVOLVIMENTO

A EMBRAPA é uma empresa genuinamente brasileira, criada em 1973, vinculada ao Ministério da Agricultura, não possuí fins lucrativos sua principal fonte de renda vem de verbas destinadas pelo Governo Federal. Seu Principal objetivo envolve pesquisas no âmbito da agricultura e pecuária, dentre eles destaque para alguns projetos como:

● Projeto Eco Cidadania – Parceria entre a Embrapa e a Petrobrás, Visa a ações de educação junto as populações envolvidas com o gasoduto. Sua principal motivação é contribuir para o desenvolvimento sustentável, transferindo conhecimentos e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa meio ambiente, por meio de educação ambiental.

● Projeto Horta Solidária – Mais um segmento da Embrapa na área do meio ambiente, o projeto visa contribuir com a qualidade da alimentação das famílias de baixa renda, orientando a construção de hortas.

● Fórum pelas metas do milênio – Os objetivos de Desenvolvimento do Milênio surgem da Declaração do Milênio das Nações Unidas, adotada pelos 191 estados membros. Criada em um esforço para sintetizar acordos internacionais alcançados em várias cúpulas mundiais sobre meio ambiente e desenvolvimento, direito das mulheres, desenvolvimento social, racismo, etc...

A declaração traz uma série de compromissos concretos, que se cumprido nos prazos fixados, segundo os indicadores quantitativos que os acompanham, deverão melhorar o destino da humanidade neste século.

Os objetivos do milênio estão procurando inserir a busca por esses objetivos em suas próprias estratégias. O esforço no sentido de incluir vários desses objetivos em agendas internacionais, nacionais e locais de direitos humanos, por exemplo, é uma forma criativa de valorizar e levar a iniciativa adiante.

● Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade – Foi criada em 2004 para lembrar o trabalho realizado por Betinho e sua morte. Nesta ocasião foi criado o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. No Paraná, as ações são mobilizadas pelo Movimento Nós Podemos Paraná.

Em 2016 A semana Nacional teve destaque com palestras nos temas de prevenção do uso de álcool e outras drogas, objetivos de desenvolvimento do Milênio e para Finalizar Palestra sobre Educação Financeira está ultima teve como objetivo promover a reflexão sobre consumismo e necessidade de poupar, de modo que haja o um equilíbrio financeiro. È importante mostrar à população a importância de economizar e planejar para que realizem seus sonhos e atinjam objetivos.

Despesa pública nada mais é do que o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para custear os serviços públicos prestados a sociedade ou para a realização de investimentos.

As despesas públicas devem ser autorizadas pelo poder Legislativo e devem obedecer aos seguintes requisitos: Utilidade, Legitimidade, Discursão Pública, Possibilidade Contributiva, Oportunidade, Hierarquia de Gastos e Ser estipulada em Lei.

Os principais documentos exigidos neste ato são:

● Empenho – O empenho é p primeiro estágio da Despesa orçamentária. È registrado no momento da contratação do serviço, aquisição do material ou bem, obra e amortização da dívida.

Segundo o art. 58 da Lei nº 4.320/1964, é o ato emanado de autoridade competente que cria para o estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim especifico. Podem ser classificados como: Ordinário, Estimativo e Global.

O documento contábil envolvido nessa fase: NE (Nota de Empenho).

● Liquidação – É o segundo estágio da despesa orçamentária. A liquidação de despesa é, normalmente, processada pelas unidades executoras ao receberem o objeto do empenho.

Conforme Previsto no art. 63 da Lei nº 4.320/1964, a liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem como objetivo: apurar a origem e objeto do que se deve pagar, a importância exata a pagar, e a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação. Têm como objetivo: O contrato, ajuste ou acordo respectivo, a nota de empenho, e os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço.

Documentos contábeis exigidos: NS (Nota de Sistema) e NL (Nota de Lançamento).

● Pagamento - O Pagamento da despesa refere se ao terceiro estágio e será processada pela unidade gestora executora no momento da emissão do documento Ordem Bancária e os documentos relativos a retenções de Tributos, se necessário.

A Lei nº 4.320/1964, em seu art. 64, define ordem de pagamento como sendo o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa liquidada seja paga.

Principais documentos contábeis exigidos: OB (Ordem Bancária), DF (Documento de arrecadação de Receitas Federais- DARF), DR (Documento de arrecadação Financeira – Dar), GR (Guia de Recolhimento da União) e NL (Nota de Lançamento) em casos específicos.

È vedada a realização de despesa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com