TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Aplicada

Por:   •  15/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  6.034 Palavras (25 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 25

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 PESQUISA        4

2.1 PROJETO ECO CIDADANIA        4

2.2 PROJETO HORTA SOLIDARIA        5

2.3 PROJETO SALA VERDE        6

2.4 FORUM PELAS METAS DO MILENIO        7

2.5 SEMANA NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE

        7

3 METODOS QUANTITATIVOS        9

4 FALTA DE DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DA EXECUÇÃO DA DESPESA

        11

5 NIVEL ESTRATÉGICO DA EMPRESA        15

5.1 NIVEL GERENCIAL        16

5.2 SISTEMAS DE GESTÃO        17

5.3 SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO        17

6 CONCLUSÃO        19

REFERÊNCIAS        20



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo ampliar o conhecimento contábil no que se referem a sustentabilidade no setor publico, social e ambiental, abordando conceitos, objetivos, oportunidades e os benefícios das empresas que se preocupam com o meio ambiente.

Confirmou-se a partir da legislação consultada que o poder publico possui responsabilidades perante o meio ambiente, que constitui um bem publico, a ser usado de forma sustentável e que a função de governo. Os recursos naturais compõem o patrimônio publico e devem ser reconhecidos nos demonstrativos contábeis e orçamentários dos entes federativos como recursos capazes de gerar benefícios futuros (ativos), bem como passivos, correspondentes da ação de entidades públicas e privadas.

Considera-se ainda que a informação contábil constitui instrumento relevante para auxiliar na gestão dos recursos ambientais pelas entidades governamentais.


  1. PESQUISA

        Seguindo a atividade proposta, os alunos que compõem o grupo deste trabalho, realizaram uma pesquisa sobre projetos sociais na empresa EMBRAPA. Tendo em vista que tal empresa pauta sua atuação em princípios de transparência e responsabilidade social, visando à qualidade de vida dos empregados, suas famílias, da sociedade e comunidade, bem como o comprometimento com a ética.

Analisando o balanço social da empresa, nota-se que a mesma revela profundo interesse nas questões sociais e tem seu foco voltado em trabalhar o bem estar de seus empregados e da sociedade. Segue padrões internacionais de gestão corporativa sustentável a empresa se alinha com os novos ideais do mundo globalizado.

        A EMBRAPA, empresa brasileira de pesquisa agropecuária, vinculada ao ministério da agricultura, pecuária e abastecimento – MAPA, foi instituída por meio da Lei nº 5.851, de 7 de dezembro de 1972. Possui como finalidades:

  1. Promover, estimular, coordenar e executar atividades de pesquisa, com o objetivo de produzir conhecimentos e tecnologia para o desenvolvimento agrícola do País e;
  2. Dar apoio técnico e administrativo a órgãos do Poder Executivo, com atribuições de formulação, orientação e coordenação das políticas de ciência e tecnologia no setor agrícola.

A empresa vem alinhando sua politica de atuação social em consenso com os procedimentos e normas da empresa, o que abrange o Programa Fome Zero, que dispõe de inúmeros projetos ao combate a fome e miséria e em prol a inclusão social. Investindo cada vez mais em projetos de Responsabilidade social, pela ocorrência de ser um de seus princípios corporativos e como mostra nas ações inclusas em seu Balanço Social.

        

2.1 PROJETO ECO CIDADANIA

O Programa Eco Cidadania é uma parceria da empresa EMBRAPA Meio Ambiente e a Petrobrás.  O conceito de eco cidadania surge a partir das diversas abordagens sobre cidadania socioambiental e educação ambiental. Busca oferecer uma reflexão critica emancipatória e transformadora em relação à sociedade e o meio ambiente. Anseiam a melhoria na qualidade de vida sócio ambiental, com respeito à natureza e a mantendo para as novas gerações. A principal motivação é a contribuição para a sociedade sustentável (aquela que consegue suprir suas necessidades de produção, consumo e crescimento sem comprometer as bases para o desenvolvimento), espalhando conhecimentos, metodologias e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa para estudantes de Escolas Publicas e Educação Ambiental para agricultores e comunidades rurais.
A Eco Cidadania visa a necessidade de mudança nos valores éticos praticados pelo homem. Por algumas avaliações feitas com o publico, as pessoas aceitam o programa com bastante entusiasmo, principalmente nas escolas, onde as crianças aprendem a manter o lixo, sabendo separar e reduzir o excesso nas salas de aula e na escola.  Presenciam palestras com o objetivo de conscientizar e responsabilizar cada um com a sua parte, adquirindo valores sociais e ambientais, algumas escolas incentivaram com o plantio de árvores, cada aluno plantasse uma e a cuidasse, entusiasmando e assim mantendo a conscientização de que se cada um fizer sua parte podemos melhorar o meio ambiente. A Embrapa capacitou coordenadores e professores para ajudar nas ações com os cuidados com a natureza.
        Além do Projeto Eco Cidadania a Embrapa finalizou também:
 Projeto Horta SolidáriaProjeto Sala VerdeFórum pelas Metas do MilênioSemana Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

2.2 PROJETO HORTA SOLIDÁRIA

O projeto Horta Solidária foi lançado em novembro de 2004 e inaugurado em 2005, a Embrapa Meio Ambiente e a Faculdade de Jaguariúna - FAJ foram parceiros na realização.

A Embrapa cedeu a área (3 mil m²) para a execução do projeto, implantou a horta (preparo da área, plantio, coordenação da mão de obra e o gerenciamento da horta). Organiza e realiza as atividades de capacitação das famílias participantes. Elaborou o material didático (cartilha) e realiza a avaliação do projeto, visitas domiciliares às famílias envolvidas, reuniões técnicas de condução e contatos com empresas parceiras para viabilizar doações de material... Organiza também juntamente com a Prefeitura do Município de Jaguariúna, a doação do excedente da produção para entidades carentes sugeridas pela Prefeitura. Foram reunidas para participarem do projeto 43 famílias de um bairro de Jaguariúna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (213 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com