TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Aplicada

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.201 Palavras (9 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        CONTROLADORIA        

2.1        A CONTROLADORIA COMO IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO        

2.2        AQUISIÇÕES DE NOVAS EMPRESAS E NOVOS INVESTIMENTOS        

2.3        A FUNÇÃO DA CONTROLADORIA EM UMA CISÃO        

3        ESTUDO DE CASO DE INCORPORAÇÃO        

3.1        BALANÇOS ANTES E DEPOIS DA INCORPORAÇÃO        

3.1.1        PARECER DO AUDITOR SOBRE O BALANÇO APÓS INCORPORAÇÃO        

3.1.2        ELISÃO FISCAL        

3.1.3        EVASÃO FISCAL        

3.1.4        ELISÃO OU EVASÃO FISCAL NO PROCEDIMENTO DE INCORPORAÇÃO        

3.2        BALANÇO CORRETO DA EMPRESA ALFA S/A APÓS INCORPORAÇÃO        

3.2.1        PARECER DO AUDITOR SOBRE O BALANÇO DE INCORPORAÇÃO CORRETO        

4        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

A finalidade deste trabalho é desenvolver um texto sobre a Controladoria, envolvendo o planejamento tributário, elaboração de balancetes e relatórios de auditores independentes.

Serão analisados balanços de duas (2) empresas ALFA S/A E BETA S/A, onde houve um processo de incorporação.  

O planejamento tributário, sobretudo com o desejo de afastar o pagamento de tributos, apresenta dúvidas no meio jurídico, na fixação dos limites do que é lícito fazer para diminuir a carga tributária em um determinado orçamento. Diante disso e presente estudo vem trazer uma amostragem o que difere um verdadeiro  planejamento tributário de uma conduta ilícita.


  1. CONTROLADORIA

A Controladoria é um segmento da contabilidade onde permite aos gestores a otimizar o processo decisório, garantindo informações adequadas na busca de uma eficácia gerencial.

Diante de um mercado competitivo e desafiador, as empresas precisam elaborar um adequado planejamento estratégico que atenda as novas necessidades dos clientes, fornecedores, acionistas, órgãos fiscalizadores, podendo trazer contribuições adequadas para que as decisões tomadas no presente apóiem as conseqüências geradas no futuro.    

 

  1. A CONTROLADORIA COMO IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

A controladoria utilizará seu planejamento, controle e informações, como ferramentas no planejamento tributário, buscando para a empresa uma eficácia gestão em todos os departamentos.

     Na elaboração dos objetivos e metas, a controladoria colabora no planejamento tributário através da identificação da atividade que a empresa irá seguir e como a executará, na elaboração de seus contratos, definição de sua tributação, estruturação do orçamento e na avaliação do melhor método de avaliação dos estoques.

O planejamento depende de fatores internos e externos e a controladoria como um setor que esta atendo a toda mudança do mercado vem para auxiliar os gestores nas tomadas de decisões para que a empresa alcance os objetivos almejados.

  1. AQUISIÇÕES DE NOVAS EMPRESAS E NOVOS INVESTIMENTOS

Para que o investimento atinja a eficácia empresarial, é necessário que a empresa esteja bem preparada tecnologicamente, com gestores competentes, proprietários capacitados, acompanhando todos os avanços do mundo moderno.

Para que a redução de custos seja eficaz, ela tem que ser permanente e generalizada, é através da controladoria que se deve ter uma política de redução de custos.

Uma política de redução de custos é o conjunto de diretrizes coordenadas pela alta administração da empresa, objetivando a redução permanente e geral de custos e despesas, através de vários enfoques coordenados e integrados, medidas e procedimentos específicos, para obtenção de ganhos gerais de eficiência e produtividade. A empresa que tem essa política de trabalho possui seu departamento financeiro com mais tranqüilidade para aquisições de novos investimentos.

A controladoria no mercado competitivo em que vivemos deve ser considerada um suporte indispensável nas tomadas de decisões, aumentando a lucratividade da empresa, garantindo sua sobrevivência.

Hammond, Keeney e Raiffa (2004) consideram que o futuro das organizações dependem do quanto se podem tomar decisões inteligentes.

                

 

  1. A FUNÇÃO DA CONTROLADORIA EM UMA CISÃO

No processo organizacional de uma empresa, é imprescindível a busca de meios que minimizem os custos operacionais.

Um dos meios mais utilizados é o planejamento tributário realizado pela controladoria, utilizando as operações de reorganização societária, através de Fusão, Incorporação e Cisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (172.3 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com