TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Aplicada

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.460 Palavras (14 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        CONTROLADORIA        

2.2        A CONTROLADORIA DESTACA-SE EM QUAL IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?        

2.3        A CONTROLADORIA, BUSCANDO MINIMIZAR O CUSTO DE UMA EMPRESA, PODERÁ REALIZAR AQUISIÇÕES DE NOVAS EMPRESAS E NOVOS INVESTIMENTOS?        

2.4        A CONTROLADORIA EM UMA CISÃO OBTERÁ QUAL FUNÇÃO?        

3        ESTUDO DE CASO (APÓS ANALISAR OS BALANÇOS ANTES E APÓS A INCORPORAÇÃO DAS EMPRESAS ALFA S/A E BETA S/A) RESPONDA.        

3.1        O PROCEDIMENTO ADOTADO PARA ELABORAÇÃO DO BALANÇO CONSOLIDADO APÓS A PRÁTICA DE INCORPORAÇÃO, ELISÃO OU EVASÃO FISCAL.        

3.2        ELABORAR UM PARECER DO AUDITOR APÓS A INCORPORAÇÃO EXPRESSANDO SUA OPINIÃO SOBRE O BALANÇO PATRIMONIAL DA INCORPORADORA – APÓS INCORPORAÇÃO – EMPRESA ALFA S/A        

3.3        ELABORAR NOVO BALANÇO PATRIMONIAL APÓS INCORPORAÇÃO, AJUSTANDO O QUE JULGAR NECESSARIO.        

3.4        PARECER SOBRE A DEMOSTRAÇÃO CONSOLIDADA APÓS INCORPORAÇÃO.        

4        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

A globalização que toma conta do mundo dos negócios e o crescente desenvolvimento tecnológico, aliado ao avanço do movimento de Governança Corporativa, traz tendências fortes no âmbito da contabilidade aplicada de forma eficaz, pois sem dúvida a maior utilidade do conhecimento contábil é a aplicação do mesmo à administração de empresas e instituições. Saber controlar, entender o que significam as demonstrações contábeis a controladoria e suas especificidades, a elaboração de parecer de auditoria é uma especialidade de notório valor que se aperfeiçoou no tempo e que os contadores terá que mostrar  aperfeiçoamento e modernidade.

Neste trabalho são oferecidos detalhes em relação às empresas modernas que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência, ou seja, neste novo cenário surge um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão que é a controladoria.

Apresentamos também neste trabalho o conjunto das figuras de transformação, incorporação, fusão ou cisão e relatamos e questionamos através de um balanço patrimoniais e também por meio de pareceres o planejamento tributário é o procedimento pelo qual o contribuinte mediante a elisão fiscal busca resultado econômico-fiscal que possibilite obter resultado satisfatório para sustentar e alavancar o seu negócio.

Neste sentido o presente trabalho, visa mostrar a atuação e a transformação da contabilidade aplicada em diferentes tipos de atividades voltadas para o mundo empresarial. Com isso, a pesquisa teórica constituiu um excelente instrumento para avaliar a interação dos varios niveis da aplicação da contabilidade.

.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. CONTROLADORIA

O substantivo controladoria vem-se difundindo, em nosso País, com intensidade, em determinado quadrante da literatura técnica centrada na gestão. O processo tornou-se visível, a partir do final dos anos oitenta, e apesar do tempo decorrido, não há entre os autores unanimidade sequer no campo semântico, ou seja, sobre a necessidade de manter a empresa sempre competitiva exige uma equação que une produtividade e eficiência, à alta lucratividade a custos menores; então, uma função que antes era apenas de suporte, passa a ter uma importância estratégica, mas suprir a demanda por controladoria tem sido um dos grandes problemas para as empresas pois tem que existir conhecimento que vem de um controle preciso de indicadores da empresa, que envolvem um melhor gerenciamento da contabilidade, dos custos, das finanças e da tecnologia da informação, dentre outros.

 A Controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica. Pode ser visualizada sob dois enfoques: a) como órgão administrativo, com uma missão, função e princípios norteadores definidos no modelo de gestão do sistema empresa; e b) como uma área de conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e métodos oriundos de outras ciências. MOSSIMANN, ALVES E FISCH (2), em 1993

 A controladoria pode ser conceituada como um conjunto de princípios, procedimentos e métodos das Ciências da Administração, Economia, Psicologia, Estatística, e principalmente da Contabilidade, que se ocupam da gestão econômica das empresas, com o fim de orientá-las para eficácia. MOSSIMANN, ALVES E FISCH (2), em 1993

  1. A CONTROLADORIA DESTACA-SE EM QUAL IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?

A controladoria destaca-se em varias ação dentro de um planejamento tributário como: (planejamento, controle, contabilidade e informação), ou seja, a controladoria como órgão administrativo possui algumas características para assessorar os gestores nas atividades da empresa. Essas atribuições que ela possui serão as ferramentas utilizadas na elaboração do planejamento tributário.

No entanto a controladoria no auxílio do planejamento tributário irá verificar se os contratos estão sendo cumpridas, averiguar se os estoques estão avaliados pelos métodos propostos, verificando a execução do orçamento, alterando o planejamento quando necessário, controlando os impostos e as contribuições e ainda diagnosticando a postergação, redução ou extinção dos tributos. Para ser eficiente a ação da controladoria quanto ao planejamento tributário, deve estar sempre atento à mudança ocorrida tanto na parte interna (que correspondem às alterações nos custos, nos contratos, na mão de obra da empresa) quanto na externa (mudanças no mercado, alterações nas leis, aumento da concorrência).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (237 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com