TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Aplicada

Por:   •  17/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.192 Palavras (13 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO............................................5

3.1 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL – LRF......................................................6

3.2 RELATÓRIOS RESUMIDOS DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA – RREO..........7

3.3 RELATÓRIOS QUE COMPÕEM O RREO E SEUS PRAZOS DE PUBLICAÇÕES............................................................................................................7

4 ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESAIRAL................................................8

4.1 O QUE É ISE-BOVESPA?.....................................................................................8

4.2 A EMPRESA GANHA ALGO EM INTEGRAR EESE TIPO DE ÍNDICE?..............9

4.3 QUANTAS EMPRESAS INTEGRAM ATUALMENTE O ISE-BOVESPA.............10

5 AGRONEGÓCIOS..................................................................................................11

5.1 O QUE SERIA GERIR O AGRONEGÓCIO.........................................................11

5.2 O CONHECIMENTO É IMPORTANTE PARA UM BOM GESTOR DO AGRONEGÓCIO........................................................................................................12

5.3 A CONTABILIDADE APLICADA AO AGRONEGÓCIO REPERESENTA UMA ÁREA EM EXPANSÃO PARA ATUAÇÃO DO CONTADOR.....................................13

6 CONCLUSÃO.........................................................................................................14

REFERÊNCIAS..........................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade tem com objetivo fornecer os elementos fundamentais para que uma entidade possa ser bem administrada. Este trabalho visa a contabilidade aplicada em áreas diversas, falamos da contabilidade aplicada ao setor público, e sobre o agronegócio. A contabilidade pública relaciona ao controle e gestão dos recursos públicos, trata das despesas e receitas de que forma o dinheiro foi arrecadado e como foi aplicado. Já no agronegócio a contabilidade será uma ferramenta indispensável para todos os produtores rurais.

2 DESENVOLVIMENTO

A Contabilidade Aplicada ao Setor Público tem como objetivo fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público, em apoio ao processo de tomada de decisão, à adequada prestação de contas e ao necessário suporte para a instrumentalização do controle social. Pois é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações os princípios de contabilidade e as normas contábeis direcionadas ao controle patrimonial das entidades do setor público.

As demonstrações contábeis assumem papel fundamental, por representarem importantes saídas de informações geradas pela contabilidade Aplicada ao Setor Público, promovendo transparência dos resultados orçamentário, financeiro, econômico e patrimonial do setor público.

Com o constante crescimento do agronegócio no Brasil, sendo um importante setor da economia brasileira ganhando destaque no cenário mundial. O setor conhecido como setor primário ou de agricultura vem perdendo sentido nestes conceitos, porque deixou de ser somente rural agrícola ou primário, hoje depende de muitos outros serviços como a modernização de máquinas, equipamentos e insumos vindos de fora, além de recursos utilizados depois da produção, como armazéns, agroindústrias, mercados atacadistas e varejistas e uma infra estrutura com estradas, portos e ferrovias para o escoamento da produção.

No cenário atual do agronegócio para que tenha sucesso depende dentre outros fatores do planejamento, gerenciamento e conseqüentemente da habilidade técnica e administrativa do gestor em aproveitar os recursos à sua disposição, como terras, máquinas, implementos, recursos humanos e infra estrutura da propriedade além de informações a respeito dos fatores internos e externos de produção, sendo um excelente ramo a ser explorado.

3 CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

A Contabilidade das entidades do setor público tem como função principal estudar, registrar, controlar evidenciar o patrimônio e suas variações. É onde impõe o emprego de um grande número de técnicas e procedimentos contábeis que a transforma numa complexa ramificação da ciência contábil.

A contabilidade aplicada ao setor público está sujeita ao cumprimento de normas legais que contemplam exigências destinadas à efetuação de controle também sobre o orçamento público e sobre os atos praticados pelos administradores que apresentam reflexos no patrimônio.

O objeto da contabilidade aplicada ao setor é justamente o patrimônio das entidades públicas.

O orçamento é de grande importância para a contabilidade aplicada ao setor público, pois as peças orçamentária são as que tem maior influência sobre o patrimônio das entidades públicas.

A visão que devemos ter da contabilidade aplicada ao setor público é a contabilidade cumprindo o seu papel de estudar, interpretar e controlar o patrimônio das entidade públicas.

3.1 LEI DE RESPOSABILIDADE FISCAL - LRF

A Lei de Responsabilidade Fiscal foi editada em 04 de maio de 2000 e o seu objetivo principal foi estabelecer condições e exigências aos gestores públicos na busca do equilíbrio orçamentário e fiscal. Oficialmente Lei Complementar nº 101 é uma lei brasileira que tenta impor o controle dos gastos de estados e municípios, condicionados à capacidade de arrecadação de tributo desses entes políticos. Tal medida foi justificada pelo costume, na política brasileira, de gestores promoverem obras de grande porte no final de seus sucessores. A LRF também promoveu a transparência dos gastos públicos.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com