TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Aplicada

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.511 Palavras (11 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................03

BALANÇO SOCIAL.........................................................................................04

CONCLUSÃO..................................................................................................11

REFERÊNCIAS...............................................................................................12



INTRODUÇÃO

O texto a seguir será abordado contexto histórico da Conab, atividade e forma de contratação de pessoal, será citado balanço social, qual objetivo e qual finalidade da criação da Conab. Como ela é constituída seu termos os tipos de instrumentos, a importância da sustentabilidade.


BALANÇO SOCIAL

A CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), possui uma estrutura convencional, contando com conselho de administração, conselho fiscal e diretoria colegiada, uma empresa pública vinculada ao ministério da agricultura, pecuária e abastecimento, criado por decreto presidencial e autorizada pela Lei n° 8.029, de 12 de abril de 1990, e iniciando suas atividades em 1° de janeiro de 1991.

A CONAB esta presente em todo o processo por qual passa o alimento, desde os primeiros passos, o cultivo até chegar a nossa mesa. Ela  é responsável pela operacionalização dos principais instrumentos de intervenção oficial no comércio de alimentos e matérias-primas agrícolas e dispõe de um grande acervo de informação sobre a dimensão da safra e dos estoques, assim como sobre o funcionamento dos mercados. Tem a incumbência de acompanhar e monitorar continuamente a situação do abastecimento público e propor ou executar as políticas públicas relativas ao setor.

É a CONAB que monta e envia as cestas de alimentos que o governo federal destina a  comunidades atingidas por problemas climáticos, com sua experiência em logística de abastecimento, ela coordena a estruturação de produtos alimentares para melhorar seu desempenho. A Conab atua como empresa parceira dos órgãos públicos e dos agentes envolvidos com o setor agrícola e de abastecimento. Contribui com o desenvolvimento de forma planejada e participativa com vistas a cumprir o seu papel institucional com transparência, ética, responsabilidade, fiel no cumprimento da legislação e com racionalidade na aplicação de recursos. A Conab tem em sua forma de contratação de pessoal o processo de concurso e seleção de candidatos aprovados. Sua  finalidade é executar a política agrícola, no segmento do abastecimento alimentar, a política de garantia de preços mínimos, e fornecer subsídios ao ministério da agricultura, pecuária e abastecimento na formulação, no acompanhamento das referidas políticas e na fixação dos volumes mínimos dos estoques reguladores e estratégicos.

Encarregada de gerenciar as políticas agrícolas e de abastecimento a Conab tem os seguintes objetivos: planejar, normatizar e executar a política de garantia de preços mínimos do governo federal; implementar a execução de outros instrumentos de sustentação de preços agropecuários; executar as políticas públicas federais referentes à armazenagem da produção agropecuária; coordenar ou executar as políticas oficiais de formação, armazenagem, remoção e escoamento dos estoques reguladores e estratégicos de produtos agropecuários; encarregar-se da execução das políticas do governo federal, nas áreas de abastecimento e regulação da oferta de produtos agropecuários, no mercado interno; desenvolver ações no âmbito do comércio exterior, consoante diretrizes baixadas pelo ministério da agricultura, pecuária e abastecimento, participar da formulação da política agrícola; e exercer outras atividades, compatíveis com seus fins, que lhe sejam atribuídas ou delegadas pelo poder executivo.

Para execução dos objetivos citados acima a Conab poderá:

Comprar, vender, permutar, promover a estocagem e o transporte de produtos de origem agropecuária, atuando, se necessário, como companhia de armazéns gerais; executar operações de comércio exterior, nos mercados físicos e futuro, de produtos de origem agropecuária; participar dos programas sociais do governo federal que guardem conformidade com as suas competências; firmar convênios, acordos e contratos, inclusive para financiamento e para gestão de estoques agropecuários de propriedade do governo federal, com entidades de direito público e privado; efetuar operações financeiras com estabelecimento de crédito, inclusive mediante garantia do tesouro nacional, observada a legislação em vigor; aceitar, emitir e endossar títulos; receber garantias de caução, fiança, aval, penhor e hipoteca; aceitar doações e dar destinação a elas, de acordo com os objetivos da companhia; promover a análise e o acompanhamento do agronegócio brasileiro, incluindo oferta e demanda de preços internos e externos de produtos agropecuários e insumos agrícolas, previsão de safras e custos de produção; promover a formação, o aperfeiçoamento e a especialização de pessoal, em atividades relativas aos objetivos da companhia; prestar, mediante remuneração, apoio técnico e administrativo ao ministério da agricultura, pecuária e abastecimento, e a outros órgãos e entidades públicos, na execução das ações decorrentes dos mandamentos legais e regulamentares da legislação agrícola e do preceito institucional de organizar o abastecimento alimentar.

A Companhia Nacional de Abastecimento, constituída nos termos da Lei nº 8.029/90, é uma empresa pública dotada de personalidade jurídica de direito privado, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com capital social totalmente subscrito e integralizado pela União, integrante do Orçamento Geral da União (Orçamento Fiscal e da Seguridade Social).
A Companhia tem como missão institucional contribuir para a regularidade do abastecimento e garantia de renda ao produtor rural, participando da formulação e execução das políticas agrícola e de abastecimento, onde tem o papel de destaque na implementação de padrões de acessibilidade e inclusão agrícola de parte da população voltada a essa atividade. Para tanto, atua com uma estrutura composta de unidades administrativas na Matriz e 21 Superintendências Regionais e, ainda, por 96 unidades armazenadoras, constituídas de 179 armazéns, destinadas à prestação de serviços de armazenamento de estoques públicos e privados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com