TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Empresarial

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        CADASTRO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo aprimorar os conhecimentos obtidos no quarto semestre do curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNOPAR. O tema abordado será Gestão Empresarial. Seguiremos com o trabalho com um cadastro de uma empresa e seu organograma administrativo.

Também foi realizada uma pesquisa nessa mesma empresa abordando assuntos relevantes para a administração da empresa, dando ênfase a assuntos como: contabilidade, orçamento, tipo societário e gestão financeira e atuária, aumentando nossos conhecimentos e preparando-nos para qualquer situação futura, pois, um bom contabilista não deve limitar-se ao básico de sua ciência, são diversas as disciplinas que juntas formarão a capacidade técnica de um contador. Fizemos também, logo abaixo de cada resposta nossa própria observação com relação a resposta dada.

No final são apresentadas as considerações finais em relação a pesquisa e a empresa estudada, sempre buscando imparcialidade e conhecimento.


  1. CADASTRO

Segue o cadastro da empresa que escolhemos para realizarmos a pesquisa. Mantivemos com as próprias palavras do entrevistado (a) a sequencia de respostas com suas respectivas perguntas. Fizemos também, logo abaixo de cada resposta nossa própria observação com relação á resposta dada.

[pic 15]

ORGANOGRAMA

[pic 17][pic 16]

Depois que você conseguiu essas informações, entreviste algum dos funcionários da organização e busque as seguintes informações adicionais:

B.4 – A administração contábil (aquela que levanta as demonstrações financeiras) é própria ou terceirizada?

A Contabilidade é Externa. Terceirizada.

B.5 – Quais os principais riscos que a organização enfrenta no exercício de suas atividades?

Cliente inadimplente (tomador do frete)

B.6 – O entrevistado sabe o que é e para que serve a atuária?

Acredito que sirva para prestar um atendimento de forma presente, participativa dentro /fora da empresa.

B.7 – O entrevistado possui algum tipo de controle financeiro? Qual? Qual o grau de importância que ele dá para cada um e por quê.

Sim. Sistêmico e também trabalhamos com planilhas (Excel).

 É de suma importância, pois é através dessas ferramentas é que conseguimos fazer um levantamento de dados de forma ágil e o mais próximo de dados reais.

B. 8 – Qual a opinião do entrevistado quanto à orçamentos no auxílio da gestão financeira?

É muito válido, pois há uma programação; um planejamento e também uma visão de futuro dos gastos que a empresa possa ter e estar preparada.

B.9 – Já fez ou faz uso de algum tipo de orçamento e por quê?

Fazemos. Hoje trabalhamos com uma planilha de fluxo de gastos diários e nele há informações prévias do futuro, de como estará nossos gastos daqui 1,2,3 anos...

(Observação do grupo: provavelmente o entrevistado (a) se referiu ao orçamento de despesas administrativas e de vendas, que são despesas relacionadas aos transportes das mercadorias (gasolina, mecânica, etc.,) e as despesas administrativas como: contas de telefone, agua, depreciação de bens de escritório , viagens, seguros , materiais de escritório, etc., que através deste tipo de orçamento , é possível prever qual será o gasto )

B.10- Qual tipo societário adotado pela empresa? Quais os requisitos deste tipo societário?

A empresa possui apenas um gestor. O mesmo é o dono.

(Observação do grupo: O tipo societário é de responsabilidade Limitada, em que todos os sócios respondem de forma limitada pelas obrigações sociais. Os requisitos para esse tipo societário é ter um contrato social. O formato da Ltda, uma pessoa que não faz parte da sociedade poderá ser um dos administradores somente com o consentimento dos sócios. A responsabilidade dos sócios em uma limitada é restrita, e se o capital social subscrito (permitido pelos sócios) não estiver integralizado, o sócio responde solidariamente com os outros pela parte que ainda  resta ser integralizada. O capital social divide-se em cotas cabendo uma ou mais a cada sócio; a contribuição pode ser dado por meio de dinheiro, bens ou direitos, sendo não autorizada através da prestação de serviços.

O sócio deve sempre contribuir para o capital social da empresa, (a integralização pode ser á vista ou a prazo).

B.11- A composição do nome empresarial da empresa é composta por firma/razão social ou denominação? Explique

Denominação: o nome da empresa é o nome do proprietário.

(Observação do grupo: O nome empresarial DAVID SAMPAIO DA FONSECA FILHO E CIA LTDA., trata-se de Firma/Razão Social, pois o nome civil está completo, podendo ser abreviado, acrescido de CIA (companhia), e a palavra Limitada (Ltda.). A empresa é do ramo de transportes, porem no caso de Firma/Razão Social o ramo de atividade não é obrigatório.

 

Segunda Etapa:

C.1 – A administração da empresa que pesquisamos parece ser profissional, estruturada e com possibilidades de ser eficaz no sentido de redução de riscos?

A empresa DAVID SAMPAIO DA FONSECA FILHO E CIA LTDA, parece de acordo com a pesquisa, ser uma empresa  muito organizada no ramo de transportes, onde conta com toda uma infraestrutura interna composta por gestor, gerente, aux. Administrativo e fiscal; e a parte externa sendo composta pelos entregadores, e todos seguindo um sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (229.9 Kb)   docx (42.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com