TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Empresarial

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.487 Palavras (14 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ciências contábeis

mauricio holanda

        

        

contabilidade empresarial

[pic 3]

Porto Velho 2014

        

contabilidade empresarial

        Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de média bimestral na disciplina de Contabilidade Empresarial e Trabalhista. Orientador: Prof. Sebastião de Oliveira e Agnaldo Pereira.  

Porto Velho 2014

SUMÁRIO[pic 4][pic 5][pic 6]

                

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3 

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4 

2.1 A diferença entre uma empresa de natureza jurídica Ltda. Com dois sócios e uma empresa de natureza jurídica Ltda. Com um único sócio - EIRELI......................4

2.2 Esclarecendo cada passo para constituição da empresa......................................5

2.3 Documentação exigida para constituição da empresa em junta comercial............7

2.4 Documentação exigida para constituição da empresa na Receita Federal do Brasil.............................................................................................................................8

2.5 Documentação exigida para constituição da empresa na prefeitura......................8

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

4 REFERÊNCIAS......................................................................................................11

5 ANEXOS.................................................................................................................12

5.1 ANEXO A - Contrato Social da empresa..............................................................13



  1. INTRODUÇÃO

O processo de criação de uma empresa que busca inicia-la com sucesso depende em grande parte das informações geradas pela contabilidade, diante disso, faz-se necessário o tratamento correto das informações, bem como sua precisa interpretação. Visando essas informações os irmãos Marcos e Júlio buscam ajuda para poder ter o conhecimento necessário para a constituição de uma sociedade empresária.

No ambiente empresarial é importante a tomada de decisões.     Diariamente nos deparamos com situações que exigem uma tomada de decisão rápida e eficaz, visando assim, a promover a continuidade da empresa. Decisões que serão tomadas no dia a dia empresarial necessitam de informações fundamentadas, nas quais se possa confiar. E quem fornecera essa informação para os tomadores de decisão será a contabilidade. Por isso os irmãos procuraram um contador para esclarecer e tirar as dúvidas que poderia surgir durante o processo de constituição da sua empresa, pois o contador é a principal fonte de informação para o empresário, que fornece a ele informação como: abrir legalmente uma empresa, quais os primeiros passos, o contrato, o lucro da empresa, o faturamento, os custos, as despesas, os gastos, o saldo de dinheiro no caixa e nos bancos, as contas a pagar, as contas a receber etc.


  1. DESENVOLVIMENTO

 A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais. Em síntese, é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade. Sendo assim, vou apresentar algumas informações sobre como iniciar a formação de uma empresa individual de responsabilidade limitada Ltda e empresa individual de responsabilidade limitada – EIRELI, procurando tirar as dúvidas dos irmãos que deram inicio ao processo de constituição de uma pessoa jurídica no ramo de manutenção de computadores e outros equipamentos votados para informática.

  1. a diferença entre uma empresa de natureza jurídica ltda. com dois sócios e uma empresa de natureza jurídica ltda. com um único sócio -eireli.

A Empresa individual de responsabilidade limitada Ltda será regulada, no que couber, pelas normas aplicáveis às sociedades limitadas.  Antes da vigência do Código Civil de 2002, este tipo de empresa era designado como Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada (Decreto 3.708/1919, revogado pela Lei 10.406/2002), substituído pelo termo Sociedades Limitadas, que pode ser empresária ou simples.
Nesse tipo de pessoa jurídica, exige-se a pluralidade de sócios, isto é, não menos que dois, sejam pessoas físicas ou jurídicas, integralização de capital social, sem definir de valor mínimo ou máximo, a responsabilidade do sócio é limitada as quotas do capital, pode sofrer procedimentos falimentares, pode usar firma ou denominação na constituição do nome, devendo acrescer a frente a palavra Limitada ou a expressão LTDA.
A sociedade empresária limitada está prevista entre os artigos 1052 à 1087 do Código Civil, e utiliza nas omissões a regras da sociedade simples e supletivamente as disposições da Sociedade anônima, prevista na Lei 6.404/76.
A sociedade empresária limitada poderá optar por se enquadrar como microempresa ou empresa de pequeno porte, se atendido as exigências contidas em lei.
A forma de constituição se dá por meio de contrato, que pode ser público ou privado, observado o disposto do art. 997 da Lei 10.406/2002. A forma de dissolução é por meio de distrato social. As sociedades empresárias limitadas são registradas no registro mercantil, isto é, nas Juntas Comerciais. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com