TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Empresarial

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.551 Palavras (15 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Ciências Contábeis

contabilidade empresarial

[pic 4]

Rolim de Moura/RO

2014

contabilidade empresarial

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Contabilidade Empresarial e Práticas Trabalhista, Noções de Direito, Matemática Financeira e Metodologia Cientifica.

Prof. Sebastião de Oliveira, Carla Ramos,Adriane Loper

Rolim de Moura/RO

2014

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO...............................................................................................................4

2.DESENVOLVIMENTO...................................................................................................5

2.1.Contabilidade Empresarial - Diferença entre uma empresa de natureza jurídica LTDA com dois sócios  e uma empresa de natureza jurídica LTDA com um único sócio EIRELI...............................................................................................................................5

2.1.1Registro de uma Sociedade Empresaria Limitada....................................................8

3.CONCLUSÃO..............................................................................................................14

REFERÊNCIAS...............................................................................................................15

APÊNDICE......................................................................................................................16

1.INTRODUÇÃO

O trabalho foi feito com base  em  um  tema muito debatido e que ainda geram diversas dúvidas nos dias atuais que é a Contabilidade Empresarial, e tem como fundamentação a utilização dos materias estudados no decorrer desse semestre e tambem de artigos e materias de grandes autores e pesquisadores que tratam do assunto com um importância e veracidade.

Este trabalho tem como objetivo mostrar a diferença entre empresas de natureza jurídica Ltda. com dois sócios e com um único sócio, a mais conhecida EIRELLI, e também mostrar os passos necessários para a constituição de uma empresa.

Existem atualmente diversos tipos de empresas, e por isso é que deve-se entender quais os direitos e deveres de cada tipo de empresa para que se possa orientar as pessoas de forma clara e objetiva. A contabilidade vem desempenhando um papel fundamental no processo das constituições empresariais fornecendo as informações e planejamento necessários para se abrir uma empresa de sucesso, veremos ao longo deste trabalho a diferença desses dois tipos de empresas já citadas acima.

2.DESENVOLVIMENTO

2.1.CONTABILIDADE EMPRESARIAL-DIFERENÇA ENTRE UMA EMPRESA DE  NATUREZA JURÍDICA LTDA COM DOIS SÓCIOS E UMA EMPRESA DE NATUREZA JURÍDICA LTDA COM UM ÚNICO SÓCIO- EIRELI

Uma empresa pode ser desenvolvida por pessoas físicas ou por pessoas jurídicas. Se a atividade empresarial é exercida por pessoa fisica ou natural, será considerada empresário individual. Se exercido por pessoa jurídica, estaremos diante de uma sociedade empresária.

O tipo societário mais usual nas sociedades contratuais brasileira é a sociedade limitada. A sociedade por quota de responsabilidade limitada se constitui por meio de contrato social, delimita a responsabilidade dos sócios e permite a separação das obrigações e bens dos sócios da sociedade. Os sócios poderão, a qualquer tempo, retirar-se da sociedade, desde que respeitados os termos estabelecidos no contrato social, especialmente no que se refere à indenização de suas cotas. Podem sofrer exclusão no caso de insolvência, falência, justa causa e/ou por determinação judicial. Os sócios tem total liberdade para tomar as decisões societárias por meio de reuniões ( até 10 sócios) ou assembléias no caso de sociedade com mais de 10 sócios. Para a administração poderão ser escolhidos administradores sócios e não sócios. Podem ainda haver na sociedade a constituição de um conselho fiscal integrado ou não pelo sócios.

Para ser empresário individual, a pessoa deve estar em pleno gozo da capacidade civil e não ser legalmente impedida, ou seja, não ter nenhuma vedação em lei para o desenvolvimento da atividade comercial. Segundo Fazzio Junior (2012):

[...]Ser empresário não significa simplesmente praticar a atividade negocial, pois a condiçao de empresário reclama a congregação de alguns requisitos básicos, porque se trata de qualificação profissional. Para tanto, o autor também informa que o empresário individual (unipessoal) deve reunir cinco elementos: capacidade jurídica;  ausência de impedimento legal para o exercicio da empresa; efetivo exercicio profissional da empresa; regime juridico peculiar regulador de insolvência; e registro( FAZZIO JUNIOR 2012).

Para que o empresário individual se enquadre na EIRELI, três requisitos devem ser observados: capital social integralizado; valor do capital não inferior a 100 vezes ou maior salário-minimo vigente do pais; nome empresarial acrescido da expressão EIRELI (FAZZIO JUNIOR 2012).

É válida a definição das Sociedades Empresariais de natureza LTDA’s (limitadas) como sendo sociedades personificadas que adquirem personalidade jurídica após o arquivamento de seus atos constitutivos, ou seja, o contrato, junto aos órgãos competentes, aqui entendidas como o Registro Público de Empresas Mercantis ou o Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, é o que diz Daniel Moreira do Patrocínio (2008).É quando duas ou mais pessoas se juntam para criar uma empresa, formando uma sociedade empresária sociedade empresária , através de um contrato social , onde constará seus atos constitutivos, forma de operação, as normas da empresa e o capital social . Esse por sua vez será dividido em cotas de capital, o que indica que a responsabilidade pelo pagamento das obrigações da empresa, é limitada à participação dos sócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com