TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Empresarial

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade abordar sobre a Contabilidade Empresarial, seus aspectos, suas finalidades e alguns tópicos que são indispensáveis para que um contabilista, no exercício de suas funções, possa atender as necessidades da sociedade, esclarecendo dúvidas sobre o registro em uma empresa a seus clientes.

Será apresentado a diferença, entre uma empresa de natureza jurídica Ltda com dois sócios ou mais, e de uma empresa, com um único sócio, a EIRELI - Empresa individual de responsabilidade limitada.

Esclarecerei sobre os procedimentos necessários a serem tomados para efetivar o registro de uma Sociedade Ltda., em todos os órgãos competentes, e relacionarei de modo bem simplificado mais eficaz a documentação exigida para a constituição da mesma, apresentando no final dos trabalhos a elaboração de um contrato social.


  1. DESENVOLVIMENTO

A Contabilidade Empresarial, na qualidade de metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer entidade, tem um campo de atuação muito amplo. Sua aplicação  se dá em entidades com finalidades lucrativas ou não, que tenham necessidade de exercer atividades econômicas para cumprir com seu objetivo social. A atuação da Contabilidade sobre o patrimônio das entidades possibilita respostas às necessidades das informações aos sócios ou acionistas das organizações, respondendo-lhes perguntas como: Qual a taxa de lucratividade proporcionada ao investimento em ações ou quotas da sociedade? Será que a empresa continuará a oferecer, no médio e longo prazo, perspectivas de rentabilidade e segurança para seu investimento? Existe alguma alternativa mais adequada para seus investimentos?

Para os administradores, o interesse nos dados contábeis atinge um grau de profundidade e análise, muito maior do que para os demais usuários. De fato, são eles os agentes responsáveis pelas tomadas de decisões dentro de cada organização a que pertencem. Note-se que as informações fornecidas pela Contabilidade não se limitam, como julgam muitos, ao Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados. Além desses demonstrativos básicos e finais de um período contábil, a Contabilidade fornece aos administradores um fluxo contínuo de informações sobre os mais variados aspectos da gestão financeira e econômica das empresas. O gestor que sabe usar a informação contábil, e que conhece suas limitações, dispõe de um poderoso instrumenta de trabalho que lhe permite tomar decisões visando o futuro com maior segurança, bem como conhecendo a situação atual e o grau de acerto de suas decisões passadas.

Para Ribeiro (2005), a contabilidade é uma ciência social que tem por objeto o patrimônio das entidades econômico-administrativas. Seu objetivo principal é controlar o patrimônio das entidades em decorrência de suas variações.

Para ludícibus (1994), a contabilidade desempenha ao longo do tempo o mesmo papel que tem a história no desenvolver da vida da humanidade. É a contabilidade através de seus registros que faz com que se conheça o passado e o presente da situação econômica da entidade, bem como este registro representa a possibilidades de orientações de planos futuros da organização (Fonte: Portal Educação).

Uma rotina da contabilidade empresarial, quem tem suma importância, é o registro inicial de uma empresa ou entidade. As naturezas jurídicas mais comuns e praticadas no país atualmente são; a Sociedade limitada, com no mínimo dois sócios; e, em se tratando de único sócio, a mais recente, utilizada é a Empresa individual de responsabilidade limitada – EIRELE. Veremos a seguir as diferenças entre essas duas naturezas, e também esclarecer passo a passo a constituição de uma sociedade limitada em todos os órgãos competentes.

2.1 Sociedade Limitada

Na Sociedade Limitada, composta por, no mínimo dois sócios, que podem derem pessoas físicas ou pessoas jurídicas, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. 

As sociedades limitadas reger-se-ão, nas omissões do novo Código Civil Brasileiro, pelos artigos 1.052 até 1.087, e o contrato social deve mencionar, no que couber, as indicações previstas para a sociedade simples, e, se for o caso, a firma social.

O capital social da sociedade limitada divide-se em quotas, iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada sócio e é vedada contribuição que consista em prestação de serviços, sendo que, quota é indivisível em relação à sociedade, salvo para efeito de transferência, na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem seja sócio, independentemente de audiência dos outros, ou a estranho, se não houver oposição de titulares de mais de um quarto do capital social. No caso de condomínio de quota, os direitos a ela inerentes somente podem ser exercidos pelo condômino representante, ou pelo inventariante do espólio de sócio falecido, sem prejuízo do disposto do artigo 1.052 do CCB (segundo o qual "na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social"), os condôminos de quota indivisa respondem solidariamente pelas prestações necessárias à sua integralização. A cessão de quotas terá eficácia quanto à sociedade e terceiros, inclusive para os fins do artigo 1.003 do CCB, parágrafo único (que dispõe sobre a cessão total ou parcial de quota sem a correspondente modificação do contrato social da sociedade simples), a partir da averbação do respectivo instrumento, subscrito pelos sócios anuentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (752.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com