TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Empresarial

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.586 Palavras (15 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

uNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

ciencias contabeis

JEIMES BEZERRA DE QUEIROZ

[pic 3]

Jacobina

2014[pic 4]

JEIMES BEZERRA DE QUEIROZ

CONTABILIDADE EMPRESARIAL

Trabalho apresentado em requisito a produção textual individual relativo ao 2° semestre, para as disciplinas de:  

Contabilidade Empresarial e trabalhista

Prof. Alcides José da Costa Filho

Noções de Direito

Carla Patricia Rodrigues Ramos

Matematica financeira

Profº Merris Mozer

Metodologia Cientifica

Prof. Marilucia Ricieri

Jacobina BA

2014

Sumário

  1. Introdução......................................................................................................................1
  2. Desenvolvimento...........................................................................................................2
  1. A diferença entre uma Empresa de natureza jurídica LTDA com dois sócios e uma EIRELI..............................................................................................................................2
  2. Esclarecer os passos para a constituição da empresa e relacionar a documentação exigida para constituição da empresa, em todos os órgãos competentes..................................................................................................................5
  1. Conclusão.....................................................................................................................10
  2. Referência bibliográfica................................................................................................11

5.   Apêndice.......................................................................................................................12


  1. Introdução

Este trabalho é sobre o CONTABILIDADE EMPRESARIAL, mais especificamente sobre a diferença entre uma empresa de natureza jurídica Ltda. com dois sócios e uma empresa de natureza jurídica Ltda. com um único sócio –EIRRELI. Bem como também para esclarecer os passos e Documentos necessários para a abertura e Registro de uma Sociedade limitada.

O objetivo deste trabalho é fazer uma breve introdução ao estudo dos tipos Jurídicos. Sociedade limitada ou Ltda. e as Empresas responsabilidades limitas ou EIRELI.

Este trabalho estar organizado em 3 tópicos, logo a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica constada. Bem como os dados de website devidamente constados na bibliografia deste trabalho.

CONTABILIDADE EMPRESARIAL

A diferença entre uma Empresa de natureza jurídica LTDA.com dois sócios e uma empresa apenas um sócio – EIRELI.

 As dúvidas dos Irmão Júlio Cezar da Silva e Marcos Vinicius da Silva. A Respeito de como abrir uma empresa, assim como qual tipo de empresa é bem comum da vida dos brasileiros, tendo em vista a Burocracia que dificulta todo o processo, assim como também deixa o mesmo confuso.

Os Futuros Sócios têm dúvidas de qual tipo de sociedade adotar.  Sendo que existe a previsão legal para os seguintes tipos societários personificados mencionados pelo Código Civil são eles: sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples, sociedade limitada, sociedade anônima e sociedade em comandita por ações.

Segundo o texto os irmãos chegaram a cogitar em abrir uma EIRELI. Que e um tipo de Pessoa Jurídica que foi autorizada recentemente pela lei 12.441/11. A criação da EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA ou EIRELI, essa empresa será constituída por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular da empresa. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado e não inferior a 100 vezes o salário mínimo vigente.

O nome empresarial necessariamente deve conter a sigla EIRELI e o titular de uma empresa dessa natureza poderá ter apenas uma EIRELI cadastrada em seu nome. Serão atribuídas a ela as mesmas regras previstas para as sociedades limitadas, de maneira que, o empresário individual não responderá com seus bens particulares sobre as responsabilidades da empresa.

No entanto após algumas pesquisas e consultas os irmãos decidiram que a opção que melhor representava as necessidades dos sócios era uma Sociedade de Responsabilidade Limitada. Que Antes da vigência do Código Civil de 2002, este tipo de empresa era designado como Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada (Decreto 3.708/1919, revogado pela Lei 10.406/2002), substituído pelo termo Sociedades Limitadas, que pode ser empresária ou simples.

Nesse tipo de pessoa jurídica, exige-se a pluralidade de sócios, isto é, não menos que dois, sejam pessoas físicas ou jurídicas, integralização de capital social, sem definir de valor mínimo ou máximo, a responsabilidade do sócio é limitada as quotas do capital, pode sofrer procedimentos falimentares, pode usar firma ou denominação na constituição do nome, devendo acrescer a frente a palavra Limitada ou a expressão LTDA.

A sociedade empresária limitada está prevista entre os artigos 1052 à 1087 do Código Civil, e utiliza nas omissões a regras da sociedade simples e supletivamente as disposições da Sociedade anônima, prevista na Lei 6.404/76.

A sociedade empresária limitada poderá optar por se enquadrar como microempresa ou empresa de pequeno porte, se atendido as exigências contidas em lei.

A forma de constituição se dá por meio de contrato, que pode ser público ou privado, observado o disposto do art. 997 da Lei 10.406/2002.

Atualmente, o tipo societário mais comum em território brasileiro é a Sociedade Limitada, sendo seu elemento fundamental o contrato social. Este tipo de sociedade surgiu em meio à complexidade das sociedades anônimas e as responsabilidades limitadas das sociedades familiares. O formato da Ltda, uma pessoa que não faz parte da sociedade poderá ser um dos administradores somente com o consentimento dos sócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (186.3 Kb)   docx (36.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com