TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Empresarial Financeira

Por:   •  24/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 4

Acadêmico(s)¹Joice Cruz[pic 1]

                                                                                

  1. INTRODUÇÃO

Este seminário, tem como propósito demonstrar a importância da contabilidade empresarial e a matemática financeira dentro do âmbito empresarial, o principal objetivo é demonstrar um fluxo de caixa, identificando um nível de recursos financeiros satisfatórios para gerenciar e honrar compromissos com tomada de decisões concretas. A contabilidade é responsável por manter uma empresa funcionando de forma regular junto ao governo, a controladoria contábil garante aos gestores agirem com maior segurança e eficácia.

Além disso, ela também subministra relatórios, análises e estudos que permite aos gestores basearem suas ações e decisões em critérios racionais na sua tomada de decisão. Nenhuma empresa pode sobreviver sem algum tipo de controladoria ou sistema contábil, afinal ela que gerência a potente ferramenta de planejamento e controle que é o fluxo de caixa como instrumento de gestão financeira.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Hoje administrar é a ferramenta ideal no processo decisório da empresa, de nada adianta ter dados corretos e precisos se o gestor não os interpreta.

    “Se temos a Contabilidade e a informação contábil, mas não a usamos no processo administrativo, no processo gerencial, então não existe gerenciamento contábil, não existe a Contabilidade Gerencial (PADOVEZE, 1997, p.28)”.

Dessa maneira se torna impossível o sucesso do negócio, muitas vezes é o que leva a falência por falta de conhecimento, falta de planejamento e gestão. Com isso o empreendedor deve ter a consciência da importância da realização dos procedimentos administrativos e tributários pensando na realidade da sua empresa, para resultados mensais, conduzindo ao caminho do sucesso.

  Veremos que a contabilidade é a linguagem universal dos negócios, dessa forma os processos e informações gerados em suas rotinas internas podem ser utilizados na forma de dados para dar apoio à tomada de decisões:

De maneira geral, portanto, pode-se afirmar que todo procedimento, técnica, informação    ou    relatório    contábil    feitos ‘sob    medida’    para    que    a administração   os   utilize   na   tomada   de   decisões   entre   alternativas conflitantes, ou   na   avaliação   de   desempenho, recai na   contabilidade gerencial.  Certos relatórios financeiros, todavia, são válidos tanto sob o ponto de vista do interessado externo à empresa quanto sob o ponto de vista da gerência. (IUDÍCIBUS, 1998, p.21).

Sendo assim, a contabilidade tem um desempenho fundamental dentro dos preparos, pois ela é a responsável por estuda os acontecimentos no clima empresarial, tendo a função de registrar, demonstrar e analisar as ações da empresa, oferecendo informações para orientar aos gestores.

Entre as diversas demonstrações contábeis, as mais importantes são aquelas que tem a função de constatar o desenvolvimento da empresa, estes relatórios servem para fins de comparação com outras empresas do mesmo setor, e serve para avaliação da tendência da posição da empresa a longo prazo.

Dentre os diversos tipos de demonstração financeira, podemos citar a Demonstração do Fluxo de Caixa, conforme demonstração abaixo:

MÊS/ANO

SEMANA 1

SEMANA 2

SEMANA 3

SEMANA 4

SEMANA 5

TOTAL

P

R

P

R

P

R

P

R

P

R

P

R

Saldo Inicial de Caixa

Dinheiro

Cheque Pré-Datado

Duplicatas a Receber

Cartão de Crédito

Outros Recebimentos

Total de entradas

Impostos sobre Vendas

Pagamentos a Fornecedores

Pró-Labore

Salários

Encargos

Benefícios

Água

Luz

Telefone

Propaganda e Marketing

Despesas Bancárias

Despesas Financeiras

Comissões a Vendedores

Honorários Contábeis

Pagamento de Serviços

Combustíveis

Despesas com Veículos

Materiais de Escritório

Compra de Equipamentos

Pagamento de Financiamentos

Outras Despesas

Total de Saídas

Saldo Operacional

Saldo Final

TABELA 1 – Modelo de Fluxo de Caixa semanal – método direto:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com