TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Gerencial

Por:   •  11/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM GUARAPARI

ANACÉIA PAGANINI

KÁTIA DANIELA DE VASCONCELOS

MANTIELI CURITIBA

CPC27: UM ESTUDO ANALÍTICO

GUARAPARI-ES

2017

FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM GUARAPARI

ANACÉIA PAGANINI

KÁTIA DANIELA DE VASCONCELOS

MANTIELI CURITIBA

CPC27: UM ESTUDO ANALÍTICO

[pic 1]

GUARAPARI-ES

2017

1 INTRODUÇÃO

Na visão de Pocetti (2011), as normas internacionais de contabilidade vieram trazer às empresas brasileiras mais modernidade, confiabilidade e alinhamento com aquilo que o mercado mundial considera adequado.

O Ativo Imobilizado é formado pelo conjunto de bens necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.).   São classificados ainda, no imobilizado, os recursos aplicados ou já destinados à aquisição de bens de natureza tangível, mesmo que ainda não em operação, tais como construções em andamento, adiantamentos para aquisição de bens em consórcio, importações em andamento, entre outros (Portal da contabilidade).

O Pronunciamento Técnico CPC 27 - Ativo Imobilizado foi instituído com o objetivo de dar um tratamento mais adequado aos ativos imobilizados da entidade, visando umas demonstrações contábeis mais consistentes e próximas à realidade do mercado. Com isso facilitando os usuários destas demonstrações contábeis no seu discernimento e interpretação de tais informações.  

Diante do contexto exposto surge uma pergunta problema: Qual o efeito da gestão do ativo imobilizado para o sucesso das organizações? O objetivo será analisar os métodos que se pode realizar no registro e controle dos ativos imobilizado.

O estudo justifica-se pela importância de conhecer as ferramentas postas a disposição, para uma gestão eficiente. A metodologia será pesquisa descritiva, com processo de pesquisa quantitativa e pesquisas bibliográficas.

O presente estudo será iniciado com a introdução, e em seguida será abordado o referencial teórico, metodologia os resultados obtidos e encerrando com as conclusões finais.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Iudícibuset al. (2010), o ativo imobilizado é composto por todos os ativos tangíveis ou corpóreos de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e de seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade.

De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 27, ativo imobilizado é o item tangível que é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e se espera utilizar por mais de um período.

O CPC 27 em seu item n. 6 que as contas de balanço patrimonial incluídas na categoria dos ativos imobilizados devem corresponder aos direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da entidade ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram a ela os benefícios, os riscos e o controle desses bens.

Neste sentido, o ativo imobilizado tem com característica preponderante gerar continuamente outros ativos que serão transacionados e futuramente convertidos em ativos cada vez mais líquidos (contas a receber e disponibilidades). (SZUSTER; FERNANDES, 2009, p.5).

Numa econômica de mercado bastante desenvolvida, conforme citado por Iudícibus (2010), uma razoável parcela dos motivos que levam os investidores a optarem por adquirir ações de uma determinada empresa é resultante dos resultados obtidos por meio da análise de balanços. Sendo assim, a forma como o ativo imobilizado é mensurado e demonstrado interfere na análise econômico-financeira das empresas.

2.1 CUSTO E MENSURAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO

Na clássica definição de Hendriksen e Van Breda, mensuração vem a ser a atribuição de um valor numérico (quantitativo) à característica ou atributo de algum objeto. Em termos sumários, a mensuração consiste na avaliação do valor econômico dos objetos ou eventos, geralmente representando pelo padrão monetário de medida. Nesse sentido, “a mensuração pode ser considerada como uma aproximação, uma vez que retrata, numericamente, as propriedades dos eventos e objetos”.

 A arbitrariedade subjacente à mensuração do valor de um ativo impõe que se esclareça qual o critério de avaliação utilizado. Na dicção do art. 183, V, da Lei n. 6.404/76, “o custo de aquisição, deduzido do saldo da respectiva conta de depreciação, amortização ou exaustão” haverá de ser o critério empregado para a mensuração, no balanço, dos elementos referidos na conta de ativos imobilizados. Por conseguinte, o valor contábil do ativo imobilizado deve ser reconhecido após a dedução da depreciação e da perda por redução ao valor recuperável acumulada (CPC 27, item n. 6).

Nos termos do que dispõem os itens 15 e 29 do CPC 27, a mensuração de um elemento de ativo imobilizado ocorre tanto no momento em que os critérios de reconhecimento de um item como ativo são atendidos como em momento posterior a este reconhecimento.

Determina o CPC 27 que o elemento haverá de ser mensurado com base em seu custo, que compreende:

(a) seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos;

(b) quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessárias para o mesmo ser capaz de funcionar da forma pretendida pela administração;

 (c) a estimativa inicial dos custos de desmontagem e remoção do item e de restauração do local (sítio) no qual este está localizado.

Observam Iudícibus, Martins, Gelbcke e Santos queo reconhecimento dos custos no valor contábil de um item do ativo imobilizado deve parar no momento em que esse item atinja as condições operacionais pretendidas. Gastos que esteja relacionados de alguma forma com a aquisição, construção ou desenvolvimento de um item do ativo imobilizado, mas que não são necessários para colocar esse ativo nas condições pretendidas pela administração, devem ser reconhecidos no resultado do período e não no custo do item do imobilizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com