TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Gerencial

Por:   •  20/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA DE CONTABILIDADE GERENCIAL

PROFESSOR FRANCISCO JEAN CARLOS DE SOUZA SAMPAIO

[pic 2]

TRABALHO

1ª) Qual é a diferença básica de orientação entre a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial?

2ª) Quais são as três principais atividades de um administrador?

3ª) Descreva as quatro etapas do ciclo de planejamento e controle.

4ª) Diferencie as posições de linha e de apoio numa organização.

As posições de linha se concentram no alcance dos objetivos principais da empresa e se dedicam exclusivamente aos objetivos básicos dela como produzir, vender, etc. Já as posições de apoio concentra-se na prestação de serviços especializados e de consultoria técnica, influenciando indiretamente o trabalho dos órgãos de linha por meio de sugestões, recomendações, consultoria, prestação de serviços como planejamento, controle, levantamentos, relatórios, etc.

5ª) Quais são as principais diferenças entre a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial?

Na contabilidade financeira os relatórios são direcionados a agentes fora da organização (proprietários, credores, autoridades fiscais, reguladores, etc), tem ênfase em sínteses das consequências financeiras de atividades passadas, ênfase em objetividade e possibilidade de verificação, exigência da precisão, são preparados somente dados sintéticos para a organização um todo, deve obedecer a princípios de contabilidade aceitos (GAAP) e é obrigatória para a apresentação de relatórios externos.

Já na contabilidade gerencial os relatórios são para pessoas internas à organização (planejamento, direção e motivação, controle, avaliação de desempenho, etc), tem ênfase em decisões voltadas para o futuro, ênfase na relevância, exige informação oportuna, relatórios detalhados por segmento para departamentos, produtos, clientes e funcionários, não precisa obedecer a princípios de contabilidade aceitos (GAAP) e não é obrigatória.

6ª) Identifique os benefícios que podem ser obtidos com a redução do tempo exigido pelo setup de um dado produto.

A redução de tempos de setup torna lotes menores mais econômicos, o que por sua vez facilita respostas rápidas ao mercado com a produção exatamente do que os clientes estão encomendando.

7ª) Quais são os principais benefícios de um sistema JIT?

Os fundos que ficavam empatados em estoques podem ser utilizados em outros ativos, as áreas previamente utilizadas para armazenar estoques ficam disponíveis para outras finalidades mais produtivas, o tempo de transformação é reduzido, resultando em maior produção potencial e reação mais rápida a pedidos de clientes, as taxas de defeito são reduzidas, resultando em menos desperdício e maior satisfação do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com