TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Gerencial

Por:   •  19/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

TEMA 

O que pesquisar:

- Escrever um estudo de caso sobre contabilidade gerencial.


- O que é a contabilidade gerencial?

- Quando surgiu a contabilidade gerencial?

- Como surgiu a contabilidade gerencial?

- Qual o objetivo da contabilidade gerencial?

- Quais os principais resultados da contabilidade gerencial?

O que é a contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial pode ser definida como um processo de identificação, de mensuração, preparação e analise, utilizada para o planejamento, avaliação e controle dentro da organização, assegurando assim o uso dos recursos da organização. A contabilidade gerencial ou de gestão, é um conjunto de praticas destinas a fornecer aos gestores informações financeiras que ajuda a manter o controle eficaz sobre os recursos da empresa, considerada uma ferramenta estratégica, onde com base em relatórios, auxilia os gestores na tomada de decisões importantes, utilizando previsões e tendência, dados de mercado, para assim projetar o futuro das atividades em um contexto geral, assim, pode-se acompanhar uma relação de custos e os desafios apresentados, bem como analisar as possibilidades e alternativas para otimizar as atividades recorrentes de diversos departamentos, a contabilidade pode ser utilizada como instrumento de tomada de decisão.

A contabilidade gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque de varias técnicas e procedimentos contábeis, como a contabilidade financeira, de custos, analise e balanços, de conhecimentos administrativos, como de produção, estrutura organizacional, com um enfoque analítico, a qual possui o poder de auxiliar os gerentes das organizações em um processo decisório, voltado exclusivamente para a administração da empresa.

A Contabilidade gerencial foi conceituada por Simon (apud Macintosh, 1994, p. 40) como um processo de “identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações usadas pelos administradores para o planejamento, avaliação e controle de uma organização”.

- Quando surgiu a contabilidade gerencial?

Surgindo no século XXI, com um mercado repleto de mudanças e desafios, foram necessárias informações que atendam as necessidades de planejamento e controle, possibilitando que o gestor administre bem o negocio, com sua complexibilidade e sua diversidade, levou os administradores a aperfeiçoar seus sistemas contábeis, para assim possibilitar o fornecimento de informações gerenciais, produzindo assim informações necessárias para a tomada de decisão.

O campo da contabilidade gerencial foi desenvolvido através de quatro estágios reconhecíveis:

Estagio 1: antes de 1950, o foco era na determinação do custo e controle financeiro, através do uso de tecnologia de orçamento e contabilidade de custos.

Estagio 2: por volta de 1965, o foco foi mudado par o fornecimento de informações para o controle e planejamento empresarial, através do uso de tecnologia como a analise de decisão e contabilidade por responsabilidade.

Estagio 3: por volta de 1985, foi focada na redução do desperdício de recursos usados no processos de negócios, através do uso das tecnologias de analise do processo e administração estratégica de custos.

Estagio 4: por volta de 1995, a atenção foi mudada para a geração ou criação de valor através do uso efetivo dos recursos, através do uso de tecnologias tais como exame dos direcionadores de valor ao cliente e inovação organizacional.

- Como surgiu a contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial  no Brasil, trouxe varias mudanças significativas, a partir da primeira década de XXI, onde o crescimento possibilitou reformular e aprimorar a contabilidade, passou a ter uma atenção maior por partes destes profissionais. Com a necessidade de tratar os custos de uma forma diferente, pois a contabilidade gerencial tem como o objetivo aumentar o lucro e reduzir custos, tendo como foco o controle, avaliação de tomada de decisão, minimizando erros. O estudo da contabilidade gerencial nos últimos anos  tem atraído o interesse de vários estudiosos, criando assim uma percepção melhor de relevância das praticas para apoio as estratégias gerenciais, aumentando assim a percepção das estratégias competitivas utilizada para o desempenho das organizações.

Assim esta área foi emergindo a medida que as regulamentações governamentais começaram a exigir mais precisão e padronização na contabilidade. A tendência da contabilidade gerencial é o uso de dados contábeis cada vez mais detalhado.

- Qual o objetivo da contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial auxilia os administradores a identificar elementos em uma tomada de decisão. Possibilita o domínio do patrimônio, onde explora a posição financeira e econômica da empresa, descrevendo resultados por meio de verificações contábeis e registros específicos, servindo de base para  planejamento e orientação para todos os tipos de decisões internas na empresa, dentro de um curto ou longo prazo. A contabilidade gerencial é fundamental no processo organizacional de uma empresa, na prevenção dos problemas e auxilio das decisões é de suma importância, sua principal função é garantir que as informações sejam analisadas para o controle, em relação aos orçamentos, vendas, produção entre outros. Além disso a contabilidade gerencial é capaz de organizar um planejamento capaz de efetuar um controle eficaz dentro de um processo gerencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com