TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Gerencial

Por:   •  30/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 4

ALUNO:_                                                    ____________   MATRÍCULA: _                     ___________     DATA: ATÉ O DIA 30.08.19           VALOR: ATÉ 1,0

1) (0,25) Para que serve o sistema de informações contábeis?

2) (0,25) Como podem ser classificadas as saídas dos sistemas contábeis?

3) (0,25) O que é, para que serve e qual é o(s) objetivo(s) da Contabilidade Gerencial?

4) (0,25) De acordo com o CPC 00 quais são as características da informação contábil? Explique-as.

RESPOSTA

1-As pessoas responsáveis pelas operações de uma empresa precisam das informações produzidas pela contabilidade para auxilia-las no processo decisório e como instrumento através do qual irá comunicar a terceiros, o estado patrimonial e suas mutações, em decorrência da gestão dos negócios. O sistema de informações contábeis deve fornecer à administração os meios para procederem ao planejamento a curto e longo prazo e o controle do desenvolvimento das atividades previstas. 

2-As saídas do sistema contábil podem ser classificadas em quatro categorias: - Relatórios sobre a posição financeira em determinado momento. (Ex. Balanço Patrimonial); - Relatórios sobre as mudanças (fluxos) durante determinado momento (Ex. Demonstrativos de fluxos); - Dados para o planejamento e controle do lucro, principalmente, relatórios de orçamento, de experiência real em comparação com previsões de orçamento); - Dados para estudos especiais que podem ser necessários nas decisões relativas a investimentos de capital, combinação de produtos, etc...

3-A Contabilidade é uma atividade fundamental na vida econômica. Seu papel é ainda mais importante nas complexas economias modernas. Uma vez que os recursos são escassos, temos de escolher entre as melhores alternativas, e para identifica-las são necessários os elementos contábeis. Os temas da Contabilidade Gerencial são tomados de outras disciplinas nas áreas de ciências contábeis ou administração financeira. Ponto fundamental da contabilidade gerencial é o uso da informação contábil como ferramenta para administração. É bom ressaltar, porém, que a informação não pode custar mais do que ela pode valer para a administração da entidade. A Contabilidade Gerencial é o ramo da Contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresa auxiliando-os em suas funções gerenciais. Parte-se da premissa de que todas as empresas necessitam de contabilidade gerencial e que a informação gerencial cria valor para todos os tipos de organizações. Assim a interseção das metas entre as organizações é a busca por estratégias que proporcionem valor a longo prazo. Seja a busca pela solvência, maximização do lucro ou capital reputacional, todas as entidades devem evidenciar em seus resultados uma performance positiva ou superavitária capaz de garantir a continuidade das mesmas.

4-De acordo com o CPC 00, para que a informação contábil-financeira seja útil, ela precisa possuir características qualitativas fundamentais e características qualitativas de melhoria. Essas características garantem que a informação contábil-financeira será relevante e representará com fidedignidade o que se propõe a representar. A utilidade da informação contábil-financeira será melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível.

As Características Qualitativas Fundamentais são:

– Relevância: uma informação relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. Ela será capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos. O valor preditivo e o valor confirmatório da informação contábil-financeira estão inter-relacionados. A informação que tem valor preditivo muitas vezes também tem valor confirmatório. Por exemplo, a informação sobre receita para o ano corrente, a qual pode ser utilizada como base para predizer receitas para anos futuros, também pode ser comparada com predições de receita para o ano corrente que foram feitas nos anos anteriores. Os resultados dessas comparações podem auxiliar os usuários a corrigirem e a melhorarem os processos que foram utilizados para fazer tais predições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com