TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Gerencial

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Muito se discute a respeito da informação, diariamente e de forma constante recebemos e transformamos informações. Elas aparecem de inúmeras formas, seja pela leitura, ou pela comunicação, através do programa de televisão ou até mesmo involuntariamente através da propaganda.

Mas porque é tão importante a informação? É notório que pessoas e empresas bem informadas ganham destaque e que decisões tomadas sem buscar conhecimento sobre o assunto em pauta não terminam bem. Contudo, a informação deve ser vista como uma estratégia para sair na frente da concorrência ou como uma aliada para manter-se no mercado.

Na contabilidade, o intuito da informação é justamente causar uma reação. Para isso, é necessário que estas informações sejam bem elaboradas e classificadas. Não é recomendável que a informação contábil seja imposta, ou seja, como a propaganda, involuntária, ao contrário, ela precisa ser desejada e útil aos seus usuários. Pretendemos com o presente trabalho, nesta primeira etapa, fundamentar e aprimorar o conhecimento em relação ao funcionamento do sistema de informação contábil.

1.1 O Funcionamento do Sistema de Informação Contábil

A informação é algo importantíssimo em nossas vidas e a forma como aproveitamos esse conhecimento é essencial. A todo o momento estamos retendo informações e adquirindo com elas, conhecimento. Dentro de uma organização, não é diferente, todos os dias ela gera números, quantidades, porcentagens e tudo isso é informação. E diante de tanto conteúdo é necessário que a organização tenha ferramentas adequadas para gerar essas informações, visto que estas servirão para tomadas de decisões.

Uma empresa de grande porte possui vários setores, departamentos e inúmeros profissionais. E cada departamento trabalha com uma finalidade, porém, todos produzem informações e todos necessitam dela. Criando assim, uma cadeia produtiva. Todos geram informações e todos se aproveitam dela.

Contudo, vale ressaltar que a informação que é útil aos administradores, pode não ser útil ao líder de produção. E por esse motivo que é necessário a arquitetura do Sistema de Informação. É preciso colher as informações, organizá-las por setores e transmiti-las da melhor maneira possível. Não é uma tarefa fácil, mas é necessária e deve ser alvo da contabilidade gerencial.

A propósito Padoveze explica que “A informação deve ser tratada como qualquer outro produto que esteja disponível para consumo. Ela deve ser desejada, para ser necessária. Para ser necessária, deve ser útil” (2011, p.50)

Observada a necessidade dessas informações e para que essa arquitetura seja possível, é preciso seguir a risca o planejamento e o controle destes relatórios. Em outras palavras, não é preciso apenas planejar o que será informado aos usuários, mas também verificar se este relatório esta sendo aceito e entendido. Exigindo assim, atualizações constantes a fim de buscar sempre a confiança dos usuários.

Esses relatórios, para serem válidos, precisam ainda atender rigorosamente os fundamentos de um sistema de informação contábil. São três fundamentos principais, operacionalidade, integração e custo da informação.

A operacionalidade esta ligada ao que tange a confiabilidade das informações transmitidas. A operacionalidade pode ser identificada quando os relatórios são práticos e objetivos. Ou seja, elaborados na linguagem do usuário.

As integrações das informações acontecem quando diversas áreas como: custos, contabilidade financeira, orçamentária, conseguem utilizar o mesmo sistema de informação. Ainda que as necessidades sejam diferentes. Isso só é possível quando o sistema é integrado, as informações são padronizadas e navegam pelos diversos setores da empresa.

Quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com