TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Gerencial

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.592 Palavras (15 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

ATPS

CONTABILIDADE GERENCIAL

        

PROFESSORA EAD: Wagner Luiz Villalva

TUTOR PRESENCIAL: Vivian Horácio

TUTORA A DISTÂNCIA: Gisele Bafume Quierelli.

                                        ACADÊMICOS: 

                                                              Daniela Cristina da Fonseca Moura RA: 4337812500

                                                              Fabiana da Silva Guardacione RA: 4311730206

                                               Renata Batista Vieira Silva Valadão RA: 4351868183

         Vitória Cristina Cintra de Almeida RA: 4976925606

ANÁPOLIS/GO

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------------------- 03

1 – ETAPA I --------------------------------------------------------------------------------------------- 04

2 – ETAPA II -------------------------------------------------------------------------------------------- 06

3 – ETAPA III ------------------------------------------------------------------------------------------- 08

4 – ETAPA IV ------------------------------------------------------------------------------------------ 10

5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS -------------------------------------------------------------------- 13

3 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS----------------------------------------------------------- 14

         

INTRODUÇÃO

        A Contabilidade Gerencial ou Contabilidade de Gestão é uma ferramenta imprescindível para a gestão de negócios. De longa data, contadores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que a amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e fiscais.

        Além disso, o custo de sustentar uma contabilidade completa (livros, diário, razão, inventário, conciliações etc.) não é justificável para atender somente o fisco. Informações relevantes podem estar sendo desperdiçadas, quando a contabilidade é enfrentada como um mero cumprimento da burocracia governamental.

        Qual o principal objetivo da Contabilidade Gerencial, Quais são as funções do Contador Gerencial e as características que o mesmo deve apresentar, esses e outros questionamentos serão relatados neste trabalho que visa relatar a importância da Contabilidade Gerencial em sua atuação profissional.

        Conceitos fundamentais dos Custos e seu comportamento, relevância dos processos e das atividades nas empresas, atributos necessários à tomada de decisão, custos das empresas e suas projeções. Estão dentre os temas que também serão abordados neste estudo.

        A gestão de entidades é um procedimento complexo, inesgotável, mas pode ser facilitada quando se tem uma apropriada contabilidade.

1 – ETAPA I – RELEVÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL EM SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL.

        Qual o objetivo principal da Contabilidade Gerencial?

        Auxiliar a gerência na tomada de decisões é objetivo principal da Contabilidade Gerencial, a identificação dos fatos contábeis e sua quantificação para estabelecer as diretrizes a serem adotadas pelos administradores devem acompanhar passo a passo o cotidiano empresarial. Neste particular compete ao contador gerencial evidenciar aquilo que é relevante ou irrelevante para ser objeto de análise.

        Quais os três Macro conjuntos de Informações? Explicá-los:

        Segundo a tipologia estabelecida por Padoveze (2000, p.34), existem três macro conjuntos de informações; o primeiro conjunto para satisfazer a alta administração da empresa. Essas informações são caracterizadas por se apresentarem de forma sintética em grandes agregados a fim de possibilitar ao administrador uma visão conjuntural da empresa. Trata-se de informações sobre o todo empresarial e daí denominada gerenciamento contábil global. Um segundo conjunto de informações, objetiva suprir a demanda da média administração. Neste agrupamento as informações são pouco mais detalhadas que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sintetização. Tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões, departamentos denominados de gerenciamento contábil setorial. Por último temos o gerenciamento contábil específico o qual fornece informações detalhadas relativas às atividades operacionais, neste conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.

        Quais são os objetivos dos Sistemas Contábeis em termos gerenciais?

        Segundo Atkinson et al. (2000, p.45), os objetivos dos sistemas contábeis em termos gerenciais seriam: “Controle operacional – Fornece informação (feedback) sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas. Custeio do produto e do cliente – Mensura os custos dos recursos para se produzir, vender e entregar um produto ou serviço aos clientes. Controle administrativo – Fornece informação sobre o desempenho dos gerentes e de unidades operacionais. Controle estratégico – Fornece informações sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado preferência dos clientes e inovações tecnológicas”.

        Onde termina a Contabilidade Financeira e começa a Contabilidade Gerencial?

        Conforme Indícibus (1998, p.22) onde é o ponto de ruptura? Os relatórios mais utilizados pela Contabilidade Financeira são: o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultados, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstrativo de Fluxo de Caixa, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos. A gerencial utiliza: orçamentos, relatórios de custos, relatórios de desempenho e outros facilitadores da tomada de decisão. Enquanto os primeiros possuem uma frequência regulamentada, anual, mensal, os últimos são elaborados de acordo com a necessidade da administração da entidade. (padoveze, 2000, p.31)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (224 Kb)   docx (65 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com