TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Gerencial e os Métodos Multicriteriais

Por:   •  28/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 7

Avaliação Artigos

Artigo 1: A Contabilidade Gerencial e os Métodos Multicriteriais

Aluno: Raphael Riehl Raposo

Matéria: Contabilidade Gerencial

Professor: Arlindo

Introdução:

Do que trata o artigo? O que se sabia sobre o assunto no início da investigação?

O estudo trata do apoio dos métodos multicriteriais na tomada de decisões por meio de revisões bibliográficas acerca de conceitos pertinentes, das referências históricas da necessidade de medidas não-financeiras e seu uso pela contabilidade gerencial. Sabe-se que o objetivo de as atuais informações contábeis ser o de subsidiar os gerentes, no aprimoramento da eficiência e eficácia de suas operações, algumas vezes elas têm surtido efeito exatamente oposto, como a dinâmica dos custos frequentemente não é bem retratada, as informações sobre o desempenho fornecidas pelos atuais sistemas de contabilidade gerencial, são, na melhor das hipóteses, incompletas.

O que se sabia sobre o assunto no início da investigação?

Considera que, ao se defrontar com algum problema, normalmente leva-se em conta não só um tipo de critério para a decisão, mas uma multiplicidade de fatores. Esta análise multi-atributos estabelece uma forma estruturada de julgamento acerca de diversos atributos de decisão, ou seja, ela permite ordenar as alternativas segundo certos critérios de decisão, seguindo uma ótica própria. Isto pode ser feito de diversas formas: atribuindo pesos aos atributos, estabelecendo uma relação ordinal ou cardinal entre eles, através de visualização etc.

Ou melhor, o que NÃO se sabia sobre o assunto e motivou a investigação?

        Tal deficiência se torna mais evidente no caso dos ativos intangíveis. É tentadora a intenção de criar-se um sistema de avaliação de intangíveis equivalente à contabilidade da partida dobrada, tendo o dinheiro como denominador comum. É uma estrutura consagrada com definições e padrões e, por isso, representativa do consenso geral. Mas essa é exatamente a razão pela qual deve ser eliminada, pois, se avaliarmos o novo com as ferramentas do antigo, não teremos como perceber o novo. A subjetividade mencionada tem implicações contábeis relevantes.

Método:

Como o estudo foi realizado?

O estudo demonstra diversos métodos multicriteriais no qual diversos autores mostram de forma categorizada e efetiva. Como por exemplo, Diehl menciona que existem vários métodos que podem ser agrupados e relaciona os seguintes: técnicas gráficas, ordenação de atributos, métodos de eliminação, avaliação ponderada de alternativas, modelos de utilidade para multi-atributos e programação por objetivos. Todos os métodos são bem explicados e provam como o método multi-criterial de apoio à tomada de decisão, citando conceitos e referências históricas, abordando medidas subjetivas e seu uso pela contabilidade gerencial, apresentando os principais métodos multi-atributos de apoio à tomada de decisão e alguns casos de aplicação na área contábil.

Resultados:

O que foi encontrado? Quais são os fatos revelados pela investigação?

Os métodos multicritérios agregam um valor significativo à informação contábil, na medida em que não somente permitem a abordagem de problemas considerados complexos e, por isto mesmo, não tratáveis pelos procedimentos intuitivo-empíricos usuais, mas também conferem ao processo de tomada de decisão uma clareza e consequente transparência, não disponíveis quando esses procedimentos ou outros métodos de natureza monocritério são utilizados.

Discussão:

O que significam os achados apresentados?

Significa que pode-se utilizar novas ferramentas como método multicritérios para a tomada de decisão por meio da área contábil e assim tornar eficiente e lucrativos as empresas.

Os achados estão de acordo com os resultados de outros autores ou são divergentes?

Como disse na pergunta acima, todos os métodos são demonstrados de maneira categorizada e efetiva sem fugir do assunto.

O que este estudo acrescenta ao que já se sabe sobre o assunto?

Acrescenta que podemos utilizar o método multicritérios das melhores maneiras para a tomada de decisão. Por exemplo, Diehl diz que um dos critérios, que pode ser usado, é avaliação ponderada de alternativas, no qual utiliza métodos usados para eliminar alternativas, através de regras de decisão e podem estreitar o campo de alternativas ou, eventualmente, levar a uma decisão. Eventualmente, todos os critérios são importantes e tem sua maneira de agir, mas eles sempre levam para o mesmo denominador comum.

Outras respostas:

O artigo descreveu um problema ou foi dirigido por uma pergunta claramente formulada?

Descreveu o problema quanto a utilização de métodos velhos para a tomada de decisão e resolveu com novos métodos.

Quais foram os objetivos da pesquisa e, se estes foram alcançados?

        Sim, como disse o artigo disse sobre o método demonstrado, os meios desse métodos e a conclusão dele, evidenciando o que tal metodologia podem melhor muito o trabalho diário do administrator responsável.

Quais os métodos utilizados pelo autor, e estes são descritos com detalhes, a metodologia está adequada à pesquisa?

        Métodos multicriteriais são os métodos demonstrados pelo autor para melhor conceito da relação entre administrador e tomada de decisão e assim melhorar os métodos convencionais.

O assunto abordado apresenta uma revisão sistemática?

Acredito que sim, pois mostrou como o método multicriterial pode agir e melhorar o fluxo contábil de uma empresa. 

Que conclusões foram tiradas e, elas são justificadas pelos resultados?

        Conclusão foram feitas e os métodos utilizados foram a justificativa do objetivo apresentado.

Artigo 2: Teoria das Restrições e Contabilidade Gerencial: Interligando Contabilidade a Produção.

Introdução:

Do que trata o artigo? O que se sabia sobre o assunto no início da investigação?

O artigo trata da como a teoria das restrições é importante e evolutivas como meio de rateio para os custos e despesas dentro da produção ou da área fabril. Sabia-se que os meios de rateio eram empregados desde os anos 80 e com base no rateio de atividade e na contabilidade ganhos e ainda permanecem como os mais utilizados pelas empresas para fins de evidenciação e gerência interna. Sabe-se também que depois do período indicado anteriormente foram adotados estudos, de natureza acadêmica, sobre como ficou obsoleto os métodos já usados e como novos métodos devem ser empregados para melhor adesão da posição econômica e financeiros das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com