TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Pública e de Entidade de Interesse Pessoal

Por:   •  29/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Ciências Contábeis

Aluno: Renan Andrade de Souza

RA: 8064385

PORTFÓLIO 1: Contabilidade Pública e de Entidade de Interesse Pessoal

Volta Redonda

2021

Contabilidade pública

A Contabilidade Pública é uma das áreas da contabilidade que permite manter e desenvolver o controle do patrimônio público. Ela diz respeito à administração direta e indireta, incluindo órgãos do governo, empresas públicas, sociedades de economia mista, agências regulamentadoras, autarquias e fundações. Tem como seus principais objetivos como, cuidar do patrimônio e das suas variações, controlar o orçamento e sua execução, como previsão e arrecadação de receita, fixação e execução da despesa, dentre outros; registrar os fatos contábeis (modificativos, permutativos, mistos); registrar os atos potenciais praticados pelo administrador, que podem alterar qualitativa e quantitativamente o patrimônio; fornecer ao gestor informações atualizadas e exatas para subsidiar a tomada de decisões; incentivar o cumprimento da legislação.

No âmbito Municipal, Estadual e Federal (União), a contabilidade também tem o objetivo de auxiliar o gestor na tomada de decisão, na prestação de contas e na responsabilização (Accountability). Na contabilidade, encontram-se os registros orçamentários aprovados em cada ano, ou seja, receitas e despesas autorizadas pela Lei Orçamentária Anual (LOA).

Também podem ser encontrados informações de bens (equipamentos, imóveis), direitos (valores a receber) e obrigações (valores a pagar) do ente. Ao assumir o controle do ente público, o Gestor precisa entender a situação financeira da entidade, cujos dados estão sintetizados nos relatórios.

Um dos principais objetivos que norteiam a contabilidade aplicada ao setor público é o fornecimento de informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio aos usuários da entidade. Diante o exposto, nota-se que a contabilidade pública oferece informações que podem evidenciar o comportamento da receita e despesa orçamentária, do patrimônio público, com mensuração de produtividade e eficácia para o contínuo aperfeiçoamento das ações governamentais e, em cumprimento as legislações vigentes, possibilita transparência e benefício direto à população. Assim, concluiu-se que a contabilidade pública auxilia o gestor na tomada de decisões, vez que oferece informações necessárias para elaborar estratégias e adoção de medidas para melhorar o gerenciamento da administração da entidade pública.

O Controle da Administração pública pode ser executado pelo próprio órgão responsável, por outras entidades e até mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com