TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Trabalho

Por:   •  28/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.934 Palavras (24 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

DA EMPRESA HERING (2012/2013)

        

PETROLINA-PE

2020

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ESTUDO DE CASO DA EMPRESA HERING (2012/2013)

Análise da demonstração de resultado para composição de nota da disciplina de Contabilidade I, do 3º Período de Bacharelado em Administração, ministrado pelo Prof. MSc.

 

“O sucesso depende da constante reinvenção”

(Fábio Hering - Presidente da Cia Hering)

PETROLINA

2020

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

1.1.        Contextualização do tema        5

   1.2.     Tema e Problemática .............................................................................................. 9

1.3.        Objetivos        10

1.3.1.        Objetivo Geral        10

1.3.2.        Objetivos Específicos        10

1.4.        Justificativa        11

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        11

2.1.        Balanço Patrimonial        11

2.2.        Demonstração do Resultado de Exercício        11

2.3.        Análise Horizontal        13

2.4.        Análise Vertical        13

2.5.        Ìndice de Liquidez        14

2.5.1.        Índice de Liquidez Corrente        14

2.5.2.        Índice de Liquidez Imediata        15

2.5.3.        Índice de Liquidez Seca        15

2.5.4.        Índice de Liquidez Geral        15

3.        METODOLOGIA        16

3.1.        Métodos e técnicas utilizadas        16

4.        APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS        17

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

6. REFERÊNCIAS        21

  1. INTRODUÇÃO

Com a globalização econômica o mercado impôs sobre as empresas um cenário altamente competitivo exigindo delas um posicionamento flexível e, ao mesmo tempo, sistematizado para que possam desenvolver de maneira eficiente seus processos de produção e utilizando-se dos recursos tecnológicos elaborar estratégias administrativas eficazes para gerir os seus recursos financeiros. Deste modo, investir em inovação e recursos tecnológicos para aprimorar o acompanhamento do seu desempenho técnico e administrativo é essencial para as organizações.

Para que uma empresa seja rentável e possua condições de desempenhar de forma eficiente o seu papel, é importante que todas as pessoas envolvidas, principalmente, a sua gestão, tenham uma boa quantidade de informações sobre o funcionamento da empresa e sobre o mercado em que ela atua utilizando-as nos processos decisórios da organização, de modo a atingir os seus objetivos de maneira sustentável. 

Dentre essas informações, a contabilidade vem ganhando um papel cada vez mais estratégico, já que suas análises promovem uma visão da situação da organização de uma maneira mais holística e também com uma perspectiva financeira, atrelando diretamente vários aspectos importantes para uma boa gestão empresarial, como financeiro, vendas e produção. Através da análise das Demonstrações Contábeis da empresa, o gestor obtém dados importantes sobre a situação econômica e financeira da organização. Estes dados transformam-se em informações úteis para a tomada de decisões de seus diversos usuários sejam eles funcionários ou investidores/acionistas para as companhias de capital aberto. 

Avaliar o desempenho da empresa elaborando um comparativo entre os aspectos positivos e negativos em determinado período possibilita ao analista enxergar onde a empresa está evoluindo ou regredindo e, a partir daí compreender quais estratégias devem ser mantidas e quais decisões tomadas precisam ser revistas, tornando maior a possibilidade do negócio prosperar.

Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo analisar os resultados financeiros da Cia Hering a partir do estudo dos dados contidos no Balanço Patrimonial (BP) e Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) da empresa referente ao período de 2012 e 2013 disponíveis no site da Comissão de Valores Imobiliários (CVM). Após a análise será formulado um relatório onde estará evidenciado em quais aspectos houve ou não progresso e as principais causas e impactos, auxiliando no processo de tomada de decisão estratégica para crescimento da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (426.5 Kb)   docx (280.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com