TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade aplicada

Por:   •  15/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.888 Palavras (8 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        Sustentabilidade no setor publico.        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

É de grande valia que a sociedade, empresas, órgãos públicos , políticos ,etc., possam se conscientizar da importância que é a sustentabilidade ambiental, pois a natureza em si é o de melhor que temos , é fundamental para nossa sobrevivência e precisamos preveni-las para que ela não se acabe, contudo foi de extrema importância o tema desse trabalho .

Falaremos um pouco sobre a contabilidade no setor público  , e veremos também sobre a sustentabilidade ambiental, que consiste na sua preservação e como isso é tratado em aspectos sociais, empresarias, políticos e seus órgãos.

Veremos também sobre incentivos fiscais , no qual eu achei excelente incentivo , pois além de incentivar as empresas e órgão a preservar o meio ambiente reduzindo assim seus impostos uma forma de incentivo que eu gostei muito.

Abordaremos cada incentivo fiscal seus nomes e de qual forma ele se torna um incentivo.


  1. SUSTENTABILIDADE NO SETOR PUBLICO.

        È de extrema importância que a contabilidade no setor público esteja extremamente organizada, planejada , orçamentada e controlada para o melhor funcionamento do público , a contabilidade publica vem como função melhorar a qualidade do gasto público por intermédio da eliminação do desperdício e da melhoria contínua da gestão dos processos, com a finalidade de otimizar a prestação de bens e serviços a nos cidadãos.

        È preciso ter  práticas estratégias e planejamento do   consumo do setor público para que não se gaste mais do que órgão publico prevê e tem como orçamento. O consumo do setor público deve estar de acordo com que o órgão produz de capital, ou recebi de beneficio.

        No entanto aplica-se a gestão ambiental como a forma de adequação de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Através da gestão ambiental as empresas públicas ou privadas, utilizam técnicas de prevenção do meio ambiente, buscando assim melhorias através de seus produtos, serviços e ambiente de trabalho, considerando a ecologia e as práticas ambientais corretas.  Sendo assim economizando também no consumo de agua e energia entre outros e sem pagar multas pelos danos materiais e colaborando com o meio ambiente o que ocorre é que as organizações convivem constantemente com os riscos e cabe a cada uma gerenciar, administrar, controlar, diagnosticar, enfim, decidir o que fará em cada situação que ocorrer.

        A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

        Contudo é o  papel  do Estado, o qual está ligado diretamente aos valores ambientais, a proteção do meio ambiente e às situações de desenvolvimento que fazem parte de um interesse comum e necessário, sendo assim a impedir que destruições ou degradações sejam efetuadas na Natureza, especialmente, no que tange ao setor público, mas não se eximindo o setor e o direito privados, sendo assim tendo a intensão de acabar e diminuir as poluições , destruições , queimadas, com a intensão de restaurar o que já foi destruído.

Sendo assim o grande desafio das políticas públicas, sejam elas voltadas à proteção ambiental ou não, é equalizar os interesses que permeiam as relações políticas, s sociedade, intervenções, etc. No entanto as decisões visam como prioridade o desenvolvimento da sociedade , mas é preciso e necessário que os poderes coloquem em pratica a proteção ambiental como um todo , para assim poder exigir da sociedade, órgão , e empresas privadas o comprimento da proteção ao meio ambiente, trazendo maior eficácia. Cabe a politica publica exigir que seja comprida a proteção ambiental para termos um ambiente saudável das gerações presentes e futuras.

Como a alteração  humana em relação ao ambiente  oferece  vantagens à natureza egoísta do homem, e os incentivos fiscais parecem alcançar esse intento. São necessárias políticas públicas dirigidas e adequadas, ações governamentais vinculadas às prioridades constitucionais relacionadas à preservação do ambiente natural.

A norma Constitucional que se extrai do artigo 225, da Constituição Federal, traz nítida a importância e a necessidade de o Estado atuar ativamente na preservação do meio ambiente para os presentes e futuras gerações por meio de políticas públicas condizentes com a exigência Constitucional. Esta a base normativa para se adotar ações governamentais alinhadas com a proteção ambiental. Desta forma, a concessão de benefícios fiscais com o intento de diminuir a degradação do meio, política que ora se defende, é ação plenamente possível e constitucional.

Contudo o Estado atua através de  órgãos ambientais para tentar evitar, ou pelo menos reduzir, a degradação do ambiente, lançando mão de todos os instrumentos possíveis.

A  economia verde corresponde a uma proposta de dinamização da economia a partir da expansão de setores de baixo impacto ambiental (YOUNG, 2001, p. 88). Para o PNUMA1 (2011), a economia verde pode ser definida como “aquela que resulta na melhoria do bem-estar humano e na equidade social, enquanto reduz significativamente os riscos ambientais e as escassezes ecológicas”. Aquilo que se está qualificando de “verde” para a economia, diz respeito ao esforço de produzir bens e serviços de forma menos perdulária e predatória. Sendo assim. a economia verde significa uma forte redução nos custos de produção, como matéria prima, água, energia, etc, sendo este um aspecto bastante atraente para o sistema produtivo. Encaminhar ações de redução de custos tendo como mote o compromisso ambiental é uma situação ideal para o setor empresarial, uma nova configuração que, além de representar prováveis aumentos de ganho, melhora a imagem institucional da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (163.3 Kb)   docx (317.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com