TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade aplicada

Por:   •  20/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

DO

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


                                        SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1-        PLANEJAMENTO TRIBUTARIO E A CONTROLADORIA        

2-        BALANÇO PATRIMONIAL        

2.1- Balanço Patrimonial Consolidado        

2.2- Parecer Contábil        

   2.3-  Balanço apos Incorporação        

   2.4 Parecer após Incorporação        

3-        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        

 



INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por intuito descrever a importância de ter um controle interno, um dos processos essenciais para contabilidade. Analisando os balanços patrimoniais das empresas ALFA LTDA e BETA LTDA e os problemas que dificultam o processo dos controles internos, evasão fiscal e posteriormente apontarmos soluções. Diante de tal conjuntura, com objetivo de tornar claro esse documento, o trabalho está divido em duas partes.

Na primeira, encontra-se o planejamento tributário e a controladoria. Na segunda parte uma analise no balanço patrimonial, consolidação e no parecer contábil das empresas mencionadas.


  1. PLANEJAMENTO TRIBUTARIO E A CONTROLADORIA

Ao decorrer dos anos, a Controladoria transformou-se num órgão administrativo, no qual alguns indivíduos dessa área chegaram a ocupar a presidência da empresa. No entanto, de uma forma mais genérica, o escopo era mais de produtor de informações, controlador dos gastos, fiscalizador, apontador dos “fatos ruins”, das ineficiências e “derrotas” dos gestores, postura esta que não mais atende às necessidades empresariais de gestão no mundo moderno.

A controladoria é o órgão da empresa cuja missão consiste em zelar pela eficácia do seu processo de gestão, tem como objetivo principal, captar, tratar e analisar as informações econômicas, operacionais, financeiras e qualitativas da empresa, dos segmentos, negócios, produtos e fornecê-las a todos investidores. Atua para detalhar as informações e assim procurar um caminho que possibilite a melhor forma de desempenho para a tributação existente nas organizações.

Assim deverá desenvolver um controle que possibilite as projeções e simulações, para que a controladoria possa elaborar e analisar os objetivos, apurar existência de diferenças, entre os resultados operacionais econômicos, financeiros e os padrões de controle.

Desta maneira melhorando o desempenho nas organizações frente ao mercado. Avaliando diante dos contextos fiscais podendo minimizar o impacto econômico que pode sofrer uma organização.

Desta maneira o fator principal é a ação da busca de informações e resultados positivos para os investimentos, assim minimizando o custo tributário nas operações das empresas.

               A controladoria procura desenvolver uma maneira de minimizar os custos, uma das opções muito utilizada, pelos empreendedores que buscam reduzir o impacto que os impostos causam em suas empresas, é a compra de outras empresas, na maioria das vezes, as mesmas não darão lucro, mas o interesse principal é a redução dos impostos.

Assim a controladoria ira elaborar uma analise comparativa entre os resultados e os padrões de controle estabelecidos.

O conhecimento e a técnica da controladoria auxiliam em todas as decisões, no momento em que os empreendedores resolvem fazer uma cisão em sua empresa. A principal função é analisar as informações fazer comparação entre valores. Os motivos que leva uma empresa a utilizar a opção cisão é a reestruturação que pode causar em uma empresa, a separação de divisões, a redução de custos, tanto fiscal e tributário.

As vantagens da controladoria no planejamento e na indicação pela cisão é o fato de tornar a empresa especializada e proporcionar uma economia no âmbito operacional da empresa.

                


  1. BALANÇO PATRIMONIAL                        

                             

É a demonstração financeira que tem a função de mostrar a empresa sua posição financeira e seu patrimônio.

É através do balanço, que as empresas equilibram os bens e direitos com as obrigações e as participações de acionistas.

2.1 Balanço Patrimonial Consolidado

São demonstrações resultantes da agregação de duas ou mais entidades, das quais uma possua o controle, seja ela direta ou indiretamente. O nome dado a entidade que exerce o controle é denominada, controladora e a entidade comandada é a controlada.

O procedimento adotado pelo balanço após a incorporação, são duas praticas que são utilizadas: a elisão e a evasão fiscal.

Existem diferenças entre as duas. A elisão é a forma licita de planejamento tributário, que proporciona organizar os investimentos de maneira produtiva e permitida pela legislação tributaria. Evasão fiscal é considerada ilícita pelo fato de querer evitar pagamentos de taxas, impostos e outros tributos, esta pratica não deve ser orientada, pois sua forma de planejamento não é feita de maneira legalizada pela legislação tributaria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (191.6 Kb)   docx (316.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com