TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definições de Ideologia

Por:   •  16/3/2020  •  Bibliografia  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

Guilherme Victor da Silva Prado N14

Trabalho de filosofia

Professora Lenita

2018

Definições de ideologia

Ciência proposta pelo filósofo francês Destutt de Tracy 1754-1836, que atribui a origem das ideias humanas às percepções sensoriais do mundo externo.

No marxismo, totalidade das formas de consciência social, o que abrange o sistema de ideias que legitima o poder econômico da classe dominante (ideologia burguesa) e o que expressa os interesses revolucionários da classe dominada (ideologia proletária ou socialista).

Sistema de ideias sustentadas por um grupo social, as quais refletem, racionalizam e defendem os próprios interesses e compromissos institucionais, sejam estes morais, religiosos, políticos ou econômicos.

A ideologia da sociedade do consumo

A sociedade contemporânea é menos uma sociedade de consumo e mais uma sociedade idealizada pelo consumo. Numa perspectiva marxista é um processo de produção capitalista, dando ao entender como um processo único, com algumas fases – produção, distribuição, circulação e consumo.

A formação da consciência social

Durkheim e Comte, diferenciam a consciência individual da consciência social, ela começa quando o homem conhece e entende as dificuldades do próximo, ajudando através de diferentes mecanismos sócias.

No pensamento marxismo a consciência social é quando um indivíduo tem a capacidade de um sujeito em saber quando membro pertence a uma classe social que mantenha relações antagônicas, eles acreditam que a consciência social manifesta através da ideologia politicam da religião , da arte e da filosofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com