TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Demonstração do Fluxo de Caixa

Por:   •  28/10/2015  •  Resenha  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

A DFC – Demonstração do fluxo de caixa tornou-se um relatório obrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto ou com um patrimônio líquido superior a R$2.000.000,00, desde 01/01/2008, por força da Lei 11.638/2007, tornando-se um importante relatório para fins gerenciais.

O Pronunciamento Técnico CPC 03 foi aprovado pela Deliberação 547 CVM/2008, que trata exclusivamente da demonstração do fluxo de caixa, onde, o contador deve realizá-lo seguindo algumas exigências citadas neste pronunciamento.

O fluxo de caixa tem como finalidade levar informações para os usuários da entidade, tanto internos como os externos. Ele demostra toda a variação de caixa e equivalentes de caixa, projetando a capacidade que a empresa terá de distribuir dividendos, pagar juros e amortizar dívidas. Além desses pontos, a informação sobre o fluxo de caixa destaca-se, também, por auxiliar na determinação da liquidez e solvência empresarial e com as demais demonstrações contábeis é capaz de gerar uma decisão importante para a entidade.

A DFC deve ser dividida na sua formação em atividade operacional, financiamento e investimento, avaliando os valores de um período. Uma conta pode ter mais de uma classificação, cabe a quem irar fazer, classificá-la de forma mais apropriada ao negócio para que o usuário entenda e possa tirar as informações.

A entidade deve divulgar o seu fluxo de caixa desta maneira: do método direto ou indireto. Fazer pelo o método direto segundo o qual as principais classes de recebimentos brutos e pagamentos brutos são divulgados, utiliza-se informações na DRE, balanço patrimonial e DVA, onde, eles demostram operações que houver ou não alterações no caixa e equivalentes de caixa. Já no método indireto, utilizam-se as receitas e despesas divulgadas na demonstração do resultado, as mudanças ocorridas no período nos estoques e nas contas operacionais a receber e a pagar. O método tanto indireto, como direto, nada vai diferenciar o resultado final, entretanto nos dois métodos, devem conter informações importantes como a entrada de dinheiro de mercadorias vendidas, investimentos, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (296.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com