TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Depreciação de Bens Usados

Por:   •  14/9/2018  •  Resenha  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Depreciação de bens usados

O art. 130 do RIR/99 especifica que na compra de bens usados o prazo de vida útil do bem a ser considerado é o maior entre:

a) metade do prazo de vida útil do bem quando adquirido novo;

b) restante do prazo de vida útil do bem, considerado este em relação à primeira instalação ou utilização desse bem.

O Imposto de Renda evidencia uma atenção no sentido do emprego da taxa de depreciação para bens usados até mesmo para impedir que as organizações utilizem prazos menores e consequentemente taxas de depreciação maiores para abater no seu lucro e pagar menos impostos.

  1. Reservas de Lucros e de Capital

As reservas de Capital são as reservas que não tem origem no resultado do exercício, ou seja, não são apuradas pela DRE. Elas são acrescidas ao Patrimônio Líquido e normalmente são utilizadas para aumento do Capital. São aqueles valores adquiridos pela entidade que não provém da realização da atividade de venda ou entrega de bens e serviços. Exemplos: Emissão de ações; Destinação das Reservas de Capital.

As reservas de lucros são as contas constituídas pela apropriação de lucros da entidade, tendo, portanto, origem na DRE. o Lucro Líquido do Exercício , pode ser destinado por dois caminhos, que são: partes do Lucro Líquido são distribuídas como Dividendos; e partes são retidas junto às entidades por meio das reservas de lucros.

Os requisitos exigidos pela Lei 6.404/76 é que a constituição de reservas seja feita segundo os órgãos da administração e da assembleia geral ordinária, seguindo os critérios de definição da finalidade de modo objetivo e preciso, fixando percentagem a ser apropriada do Lucro Liquido do Exercício, e também os limites mínimo e máximo (teto) das reservas constituídas.

  1. DMPL e DLPA

A DMPL é a demonstração das mutações do PL, ou seja, uma demonstração que evidencia a movimentação de todas as contas do Patrimônio Líquido durante o exercício social, entre as quais a integralização do capital, destinação de resultados do período, reservas de lucros e de capital, dividendos, etc.

 DLPA evidencia as alterações ocorridas no saldo da conta de lucros ou prejuízos acumulados, no Patrimônio Líquido.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com